“Professor Pedro Rezende, matemático, professor de Ciência da Computação na Universidade de Brasília (UnB) e defensor do Software Livre faz uma análise sobre o projeto de Lei, que visa controlar a internet.”
Enviado por Thiago (tocvieiraΘyahoo·com·br) - referência.
Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
O artigo é interessante,: O artigo é interessante, pena que está escrito com um vocabulário rebuscado, indigesto para muitas pessoas. Seria interessante ter uma outra versão, com menos "frescura" para a massa. Creio que seria melhor aproveitado.
O artigo diz tudo. A: O artigo diz tudo. A canalhice e ma fe do projeto do mineiro que envergonha Minas (Azeredo - amigo do Marcus Valerio) fica evidente:
"Para um leigo em Direito, mas nem tanto em segurança na informática e em teoria realista do Direito, isso significa que, sob tal regime, qualquer usuário cadastrado em um provedor sediado no Brasil estará sujeito a pena de seis meses a um ano de reclusão, e multa, por qualquer acesso indevido que um vírus, um programa malicioso ou espião venha a fazer, a partir do computador que ele estiver usando, enquanto o estiver usando.
E não se iluda quem pensar que a condenação só viria se o programa que acessou indevidamente tenha com isso causado dano a terceiros. O crime é de mera conduta: basta que o programa pratique "acesso indevido", independente do resultado, mesmo sem seu conhecimento, para que seja enquadrado. Em crime cuja autoria será rastreável a você, graças à identificação positiva que seu provedor jurisdicionado fornecerá à polícia, se solicitado."
Eu destaco:
"ESTAR? SUJEITO A PENA DE SEIS MESES A UM ANO DE RECLUS?O, E MULTA, POR QUALQUER ACESSO INDEVIDO QUE UM V?RUS, UM PROGRAMA MALICIOSO OU ESPI?O VENHA A FAZER, A PARTIR DO COMPUTADOR QUE ELE ESTIVER USANDO, ENQUANTO O ESTIVER USANDO."
Tem que ser um usuario muito burro de Windows para criar uma lei destas ou eh mah feh com certeza!!!!!
Quem mudou do Windows para o Linux sabe como eh que eh facil um e-mail "batizado" espalhar um virus que envia milhares de e-mails sem que o dono do PC se quer venha a saber. Pior para o usuario de banda-larga que fica com PC conectado o tempo todo.
Tem gente dizendo que o projeto do senador Azeredo eh so burrice de quem nao entende nada de Internet, mas eu estou vendo uma bruta mah feh! ELE QUER DAR O PRIMEIRO PASSO NA DIRECAO DE UMA CENSURA DA INTERNET!
Talvez ele tenha barganhado um "salvo conduto" no caso da CPI do mensalao em troca de (usando a carinha de bonzinho que ele tem) passar esta lei de censura no nome dele. A Internet esta incomodando alguem, e este alguem quer censurar e prender quem se aventure a pensar que existe Liberdade de expressao no Brasil.
A Verdade Está Lá Fora...: O que os eleitores de tão nobre parlamentar acham desta lei?
Se a briga da justica brasileira com a Google rendeu boa discussão de modo que esta acabou por ceder os dados requeridos sem choro nem bela, penso que esta lei apenas sancionará algo que é feito há muito de forma velada.
Facilitará os serviços de espionagem de forma a "terceirizar", melhor ainda, "privatizar" os recursos de controle à informação. A informação chegará mastigada à mão de quem oprime.
Teóricos da conspiração de plantão sabem como a palavra "privacidade" possui um peso relativo.
Pensem: Sem esta lei, qual o trabalho demandado para uma investigação de rastreamento na internet, seja lá qual for o motivo? A lei facilitará e muito qualquer xeretagem de um Estado pseudodemocrático.
Uma das versões que li é de que o lobby da lei é do sistema bancário. Bem, a verdade é que pode ser de qualquer interessado: donos de supermercados, redes atacadistas, varejistas etc. bem como dos velhos arapongas.
Por favor, o regime stalinista não era comunista / socialista, mas apenas uma distorção da teoria clássica. Hitler também veio pela esquerda, se é que vocês me entendem.
Alguem me indica um bom provedor no exterior?: Alguem me indica um bom provedor no exterior? Eu já não acho os serviços de banda larga aqui do pais grande coisa. O preço do dolar está lá embaixo. E agora esses políticos de M!@#$ se metendo em assuntos dos quais não entende nada, como sempre... Parece que eu estou sendo forçado a buscar uma solução alternativa.
NAT!: Não li o projeto... mas e o que acontece com NAT? O provedor tem o cadastro, tem o IP de conexão (10.0.1.100), mas sai todo mundo através de um pool de IPs aleatórios... como é que fica? Não pode usar NAT?
E sistemas de acesso anonimo (através de redes de proxy no exterior) fica proibido também?
Essa lei é só para facilitar a vida de alguém, os verdadeiros culpados não são pegos hoje, e não serão pegos no futuro! Não através de um "cadastro". Cadastro todo mundo tem hoje, mas vai ver se estelionatário usa o CPF dele quando está aprontando :)