Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Mascote do Firefox está ameaçado

E não é por nenhuma disputa de licenciamento ou direitos autorais.


“Meio off-topic, mas não deixa de ser uma notícia digna de atenção. O mascote do Firefox, o panda vermelho (apesar de muitos com certeza pensarem ser uma raposa...) é mais uma espécie que está ameaçada de extinção. Talvez por isso muitos, como eu, desconheçam o bichinho e o confundam com uma raposa.



"Segundo o zôo, os pandas vermelhos têm o tamanho de um cachorro pequeno e são encontrados nas montanhas do Himalaia do norte da Índia, na China, no Nepal e no Butão. Eles são ameaçados pela caça ilegal e pela destruição das florestas."”


Enviado por Márcio Sancho (marciosanchoΘgmail·com) - referência (folha.uol.com.br).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Gabriel C.
Panda? Quem diria hein...: Panda? Quem diria hein...
Comentário de Oéslei
O mascote é uma raposa!: Acredito que ocorreu um equivoco nesse post. Pois o mascote do firefox é sim uma raposa! Acessei o site do Mozila Brasil para pesquisar sobre o assunto e no site constava um link para um artigo da wikipedia (http://pt.wikipedia.org/wiki/Mozilla_Firefox).
E segundo o que consta no artigo:

"O nome "Firefox", que por incrível que pareça, se refere ao Panda vermelho, foi escolhido por ser parecido com "Firebird" e também por ser único na indústria da computação."


E mais embaixo temos a seguinte informação:

"O animal mostrado no ícone é uma raposa estilizada, por mais que "firefox" ("raposa de fogo") seja o nome utilizado para designar o Panda vermelho. Este ícone foi escolhido por não ser extremamente chamativo".

Comentário de brain
O animal do ícone é uma raposa: Sem dúvida o animal do ícone é uma raposa, por escolha do artista que o desenhou, que sabia da diferença. Veja o relato dele em http://www.hicksdesign.co.uk/journal/branding-firefox
Comentário de Knux
é lamentável, mas muitos: é lamentável, mas muitos animais chineses estão ameaçados de extinção devido a "excentricidade" da culinária japonesa.

acho ridículo, mas esses ignorantes comem coisas como bagos de tigre, raspa de chifre de rinoceronte, entre outras coisas, achando que são afrodisíacos.

sem discriminação, mas esse hábitos medonhos da cultura chinesa, multiplicados pelo tamanho da população, são uma praga para o mundo.
--
"Remember there is a big difference between kneeling down and bending over"
Comentário de Knux
negativo? negativo?!: negativo? negativo?!

os usuários votam negativo, mas covardemente fogem do debate.

todos acham a china muito boa, linda... é o comunismo dando certo, não é?

mas quando chega a hora de discutir as atrocidades do governo chinês contra o meio-ambiente, todo mundo se cala e apenas vota negativo.

"vamos falar que ele está errado, mas vamos fazer isso bem quietos, pois não temos argumentos"
--
"Remember there is a big difference between kneeling down and bending over"
Comentário de Morvan
Ameaçados pelo homem: "Eles são ameaçados pela caça ilegal e pela destruição das florestas"...
I. E., por nós! A propósito, a escolha dos mascotes do FF e do Linux não poderia ser mais feliz. São belos, estilosos e intuitivos.
Morvan - Usuário Linux #433640
Comentário de Xisberto
Panda não é urso: Ninguém até agora falou em "ursos panda", mas já que estamos off-topic, vale esclarecer para quem não sabe. Pandas não são ursos como muitos pensam, eles são mais parecidos com quatis.
---
?u vi ?atas liberan softvaron? Do uzu liberan lingvon!!! Aprenda esperanto: http://www.lernu.net/pt
Comentário de tenchi
Zoológico sem grades. Livre!: Concordo, mas pensar num pinguim finlandês é algo difícil de acretitar .. rsrs
Uma coisa que tenho reparado, é que o simbolo de muitos softwares livres tem as formas de animais, ou coisas do tipo, o que ocorre pouco em softwares proprietários:
tipo:
"Raposa" (firefox) X E (internet exploder) X O (opera)
Pássaros (Openoffice) X W ( M$ Word)
Passaro (Thunderbird) X (qual é o simbolo do outkook?)
Pinguin X Uma Janela?
Dragão (Konqueror)
Pé de um gnomo (Gnome)
Rato (Xfce)
Golfinho (MySQL)
Demonio (Freebsd)
Gnu (GNU!?)
Bichinho que não identifico (Gimp) X Photoshop,
Lobo (Amarok) X Bolinha com um play no meio (WMP)
Cobra (python)
Camelo (perl)


Será uma conspiração, ou só coincidencia? KKKKK

Pra vcs verem, não fui o primeiro a chegar a essa conclusão. Pesquisei um pouco, e olha o que achei:
A fauna do Software Livre!!!!

Animal! E vamos tomar mais conta dos nossos mascotes! (A não ser o FreeBSD, que fica lá pelo inferno mesmo! ;-))

--
"Quem pensa por si mesmo é livre, e ser livre é coisa muito séria." - Legião Urbana
Comentário de tango
Eu ainda espero pela escolha: Eu ainda espero pela escolha do Ornintorrinco como mascote de algum software. Taí um mascote simpático.


--
--
Este espaço está disponível para publicidade.

Comentário de tango
"Passaro (Thunderbird) X: "Passaro (Thunderbird) X (qual é o simbolo do outkook?)"

Um relógio.


--
--
Este espaço está disponível para publicidade.

Comentário de Sugiru Mifune
Tá braba a menina...: Deve estar naqueles dias. afffffff!



Comentário de Knux
natural... acho que é pq o: natural... acho que é pq o SL tem um clima mais universitário entre os desenvolvedores e são eles que escolhem o mascote e o símbolo... universitários adoram mascotes.

já a MS tem símbolos escolhidos por marketeiros de meia-idade =P

meu curso por exemplo, adotou como mascote uma barata bêbada, meu centro acadêmico (caaso) escolheu um porco, enquanto engenharia de computação na unicamp escolheu um rinoceronte, a ufscar um dragão e por aí vai....

vai por mim, os mascotes do SL tem tudo a ver com universidades ;)

--
"Remember there is a big difference between kneeling down and bending over"
Comentário de tenchi
Acho que vc esperou: Acho que vc esperou demais... ;-)
http://www.gnu-darwin.org/

--
"Quem pensa por si mesmo é livre, e ser livre é coisa muito séria." - Legião Urbana
Comentário de brain
Culinária japonesa: Me parece que você não insultou a culinária chinesa, e sim a japonesa.

De qualquer forma, também compartilho da visão de que a sua mensagem não está relacionada ao tema de um site sobre código aberto. Apontar isto não é fugir da discussão. E acredito que você encontrará pessoas dispostas a debater este assunto em sites sobre cultura oriental ou sobre preservacionismo, por exemplo.
Comentário de Joluca
Panda vermelho x Firefox: Nunca entendi o porque do nome "Firefox" (raposa de fogo" se o símbolo é um Panda Vermelho.Alguém pode me explicar?
Comentário de maiconfaria
essa questão é verdadeira,: essa questão é verdadeira, e a meu ver adequado em uma discussão sobre extinção, realmente espécies são exterminadas por este comportamento !
Comentário de brain
Panda Vermelho é Raposa de Fogo, em chinês: O animal que nós conhecemos como Panda Vermelho, em chinês é chamado de Raposa de Fogo. Veja mais detalhes sobre a tradução do nome a partir dos ideogramas consultando http://en.wikipedia.org/wiki/Red_panda#In_Culture
Comentário de Henrique Vicente.
Konqueror rules!: Enquanto isso o KDE substitui um animal que nem existe mais, Konqi... O dragão... :P
Comentário de kronuz
Que por 'coincidência' tem: Que por 'coincidência' tem o mesmo nome e aparência do panda, né? Com certeza eles se basearam no panda.
Comentário de MARCELO2007
Pesos e medidas: Que resposta estranha, Augusto. Então, anunciar com o destaque de uma página inteira (não en passant dentro de outro assunto) o risco de extinção de um animal que quase não tem nada a ver com software livre "está relacionado ao tema de um site sobre código aberto". Mas pegar o gancho e queixar-se de um dos motivos da extinção "NÃO está relacionado ao tema de um site sobre código aberto". Difícil esse seu critério, hein?

E desde quando faz sentido reprovar o comentário de alguém que enveredou por um assunto diverso mas ainda relacionado com o centro da discussão? Já vi muita coisa aqui muito mais fora do tópico que isso.

Esquisitíssimo.
Comentário de jamelao
mascote bicha: mascote bicha
Comentário de Fred Banionis
Vamos contribuir: Então acho que todos deveriamos contribuir e soltar nossos pandas vermelhos!
Passem a usar o ícone "genérico" do prejeto iceweasel, assim nós libertaremos os pandas vermelhos que prentedemos em nossos desktops...

Ok, piada horrivel ¬¬
Comentário de brain
Culinária japonesa, chifres de renoceronte e afrodisíacos: Eu não acho ruim você achar que críticas à culinária japonesa, chifres de renoceronte e afrodisíacos, e avaliações sobre a evolução da cultura oriental estejam diretamente relacionados ao assunto, que era o animal que dá nome ao mais popular browser livre e a sua preservação.

Mas eu concordo com a moderação que foi dada pelos leitores, uma vez que na minha opinião trata-se de assunto off-topic, e discordo que isto seja uma fuga da discussão, como foi afirmado. Esta seria uma discussão importante sim, e sugiro que os interessados debatam-na em algum fórum sobre preservacionismo ou sobre cultura oriental, ou ainda sobre culinária.

E de fato, eu também já vi muitas discussões off-topic prosperarem. Fiquei feliz que desta vez a visão de que era off-topic prevaleceu.
Comentário de Morvan
Aqui para nós: ... e o resto da turma: mas que o Konqi é cativante, o Raposa_de_Fogo idem e o Tux arrebenta, ah, isso lá é verdade. Foi felicíssima a escolha destes mascotes.
Morvan - Usuário Linux #433640
Comentário de Helvécio Guimarães
Porque não escolheram um mascote mais simples ?: --
Helvécio
Porque não escolheram um mascote mais simples ?
Podia ser uma mosca !

Mosca na sopa da Microsoft !

kkkkkkk
Comentário de wrbraga
pra terminar com esse assunto ....: Já estou em contato com o pessoal da milícia aqui do Rio para se encontrarem qualquer bicho vermelho (fazendo apologia ao Comando Vermelho), rabudo (fazendo apologia ao Satan) e peludo (fazendo apologia ao prestobarba) para não terem pena ... mandarem bala no infeliz!

Agora sim! podem ficar tranquilo ... o problema das raposas/iguanas/gatos/seilá que bicho é esse está resolvio!

Agradecimentos ao "grimpiquicios"!
Comentário de Joel
ué, mas o ornitorrinco não: ué, mas o ornitorrinco não é o mascote do slackware?
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004