Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Mark Shuttleworth aproveita tensão na Novell

A iniciativa do fundador do Ubuntu foi mal recebida pelos participantes comunitários do OpenSUSE, e também por diversos de seus colegas desenvolvedores do Ubuntu (exemplos: 1, 2, 3). Na minha opinião, o instinto de Mark Shuttleworth falhou desta vez, e ele executou mal uma possível boa idéia - ao invés de simplesmente deixar a porta aberta, deu um passo além que foi visto como ofensivo e desnecessário. Mais detalhes no artigo do Linux.com.


“O clima anda tenso na Novell devido ao seu acordo com a Microsoft. Parece que não são apenas os usuários que estão nervosos com o acordo. Vários desenvolvedores também não gostaram muito. Aproveitando-se desta situação, Mark Shuttleworth enviou um convite aos desenvolvedores do OpenSuSE que estão “preocupados com as consequências a longo prazo”. Mais pode ser lido no meu blog: http://terramel.wordpress.com

Gostaria de deixar a pergunta aos leitores do Br-Linux: Será correto aproveitar as tensões de uma empresa para tentar “roubar” seus funcionários?”


Enviado por Leonardo Ribeiro (leonardo·saibotΘgmail·com) - referência.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Manoel Pinho
Resposta irônica: Algum engraçadinho com o pseudônimo irônico de Shark Muddleworth postou na lista do Ubuntu um email fazendo um convite para os desenvolvedores do Ubuntu irem para o OpenSuse

https://lists.ubuntu.com/archives/ubuntu-devel/2006-November/022578.html

------------------------------
Usuário Linux #100343
Participe da Comunidade de Usuários do Mandriva Linux no Brasil
Comentário de magsilva
Engraçadinho? O Ubuntu faz: Engraçadinho? O Ubuntu faz algumas coisas pouco louváveis em software livre e o dito email cita alguma delas. Nenhuma das empresas é santa. O email do Mark foi indecente e inconveniente.
Comentário de Manoel Pinho
Ubuntu: Mas eu concordo contigo que o Mark Shuttleworth foi extremamente infeliz na atitude. A resposta na forma desse email foi irônica (por isso usei o termo "engraçadinho", mas sem querer dizer que ele foi um palhaço) e tocou profundamente nas feridas do Ubuntu. Não gostei nem um pouco da atitude da Novell com esse acordo da M$ e acho que por todos os motivos que já foram levantados o projeto OpenSuse fica numa posição delicada, mas enquanto houver desenvolvedores interessados em prosseguir acho que eles têm todo o direito e acho muito deselegante alguém tentar roubar desenvolvedores, ainda mais fazendo isso numa lista de discussão do OpenSuse.

Se os desenvolvedores do OpenSuse fossem largar a distribuição, também não tenho dúvida de que o fedora seria a distribuição preferida pela meioria, até por ser um projeto mais similar com o OpenSuse e pelo parentesco maior entre as distribuições.


------------------------------
Usuário Linux #100343
Participe da Comunidade de Usuários do Mandriva Linux no Brasil
Comentário de yamane
OpenSuSE --> Debian Etch: Já usei Mandrake (quando ainda tinha esse nome), Conectiva e parei de procurar por outras distros depois de usar o OpenSuSE.

Esse acordo com a Microsoft me fez pensar em continuar a explorar novos "sabores" e a minha próxima distro será o Debian (Etch).

Um abraço,
Renato
Comentário de popolony2k
Fedora o preferido dos desenvolvedores ??: Não foram esses mesmos desenvolvedores que a crucificaram o Fedora quando a RH decidiu não mais liberar seu Linux, criando assim a Fedora ?

Durante todos esses anos de Fedora, sempre que a mesma muda uma "coisinha de nada" a comunidade toca a criticar.


Leidson - Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org - Java Universal Messenger
FreeBSD/OpenBSD user
Politics is showbiz for ugly people !
Minhas Charges

http://blog.planetagol.com.br/category/blog-do-leidson/charges/
Comentário de George Kihoma
Não vejo nada de mal nessa: Não vejo nada de mal nessa oferta. Aliás é até interessante que o Mark Ubuntu Shuttleworth tenha oferecido essa alternativa. No mundo dos negócios a coisa funciona assim. Se você é competente e um a outra empresa percebe isso, eles vão atrás de você e te oferecessem melhores salários e condições de trabalho. No caso de desenvolvedores comunitários, as melhores condições e salários se traduzem em garantias de que não terão seus códigos vampirizados pela MS via acordo com a mantenedora da distro, no caso a Novel.
Acho perfeitamente compreensível que alguns dos desenvolvedores do OpenSuse se sintam desconfortáveis após o acordo firmado entre a MS e a Novel e agora desejem buscar uma outra distro na qual possam trabalhar sem o sentimento de indiretamente estar ajudando a MS. Afinal o software só é livre se o homem que o desenvolve é livre para tomar decisões.
Comentário de sergio cunha
Bom, conforme título de um: Bom, conforme título de um livro que tomei conhecimento hoje, não recordo o nome do autor, "Enquanto alguns choram, outros vendem lenços", retrata muito bem a situação. Coisas do mercado.
Comentário de Oswaldo Derwood
Empresas são empresas...: Vamos para o óbvio
  • O cara pode estar rico, e ter ido pro espaço,

  • pode ter criado uma ótima distribuição (baseada no Debian , e que recomendo a todos os neófitos),

  • mas ele ainda é um empresário, e o bem mais precioso para uma empresa, principalmente de uma empresa de software são os desenvolvedores


Embora achemos inconveniente, impróprio, até má-caratice, ele seria um péssimo empresário se não tentasse aproveitar a oportunidade, o erro foi não ter dado uma de Microsoft ou de Novell e feito tudo por debaixo sos panos...


Comentário de JPayne
Ótima escolha !!!: Sempre fui fã do Conectiva, desde a versão 6 em diante, passando muita raiva com a 9 e ficando extremamente satisfeito com a 10... mas após a conectiva se tornar mandriva, eu decidi que ia usar uma distro que estivesse acima de empresas e join-ventures da vida... a escolha óbvia seria Debian, mas todo mundo dizia que era dificil, diferente de lidar por causa dos .deb... etc... Enfim, antes do Debian, usei Slackware após ler um texto do Morimoto que dizia que se vc conseguisse entender o funcionamento do Slackware, então seria como vc desmontar um caminhão e montá-lo novamente... aquilo me deixou feliz... tipo, seria dificil, mas depois a recompensa seria grande... então parti pro Slackware, mas o gerenciador de pacotes dele não me agradou por não tratar as dependencias... fora isso é uma distro ótima e com ótimo desempenho, então resolvi partir para o Debian e não me arrependo. Por vários motivos:

- 90% dos softwares open sources ou livres para linux, tem pacotes no formato .deb (tá certo, talvez eu esteja sendo otimista, mas eu quase sempre encontro pacotes pra ele).

- Ótimo gerenciamento de pacotes com apt-get.

- É a base da maioria de todas as distros.

Hoje uso Debian Sid (instável), há 1 ano atrás eu vivia sofrendo por causa das versões instáveis de softwares, principalmente o X vivia dando pau devido a versões instáveis... mas hj quase não tenho problema, é muito raro atualizar algo e algo para de funcionar. E melhor, aprendi a instalar somente o que preciso, sem ficar enchendo o sistema de pacotes que não me interessam. Claro que tudo isso que eu citei é possível com todas ou quase todas as distros.. mas acho que o Debian, apesar de mais trabalhoso, oferece um resultado melhor !!!

Boa Sorte com sua nova escolha !!!!

--
João Paulo
Linux User #345200
Debian e Ubuntu: Pai e filho !!
Pai em servidores, filho em desktops !!!!
Comentário de Douglas Augusto
Não vejo nada de mal nessa:
Não vejo nada de mal nessa oferta. Aliás é até interessante que o Mark Ubuntu Shuttleworth tenha oferecido essa alternativa. No mundo dos negócios a coisa funciona assim.


No mundo dos negócios seduzir funcionários de uma empresa concorrente em sua própria sede é igualmente deselegante.
Comentário de Douglas Augusto
A resposta na forma desse:
A resposta na forma desse email foi irônica (por isso usei o termo "engraçadinho", mas sem querer dizer que ele foi um palhaço) e tocou profundamente nas feridas do Ubuntu.


Exatamente, não há como negar que o autor estava inspirado, a começar pelo trocadilho do nome. :-)
Comentário de Douglas Augusto
Engraçadinho? O Ubuntu faz:
Engraçadinho? O Ubuntu faz algumas coisas pouco louváveis em software livre e o dito email cita alguma delas.


Sobre as críticas contidas na resposta --a inclusão de softwares proprietários pré-instalados no Ubuntu--, é interessante ressaltar a incoerência deste novo rumo da distribuição com a descrição do curioso "bug" n° 1:


(...) Non-free software is holding back innovation in the IT industry, restricting access to IT to a small part of the world's population and limiting the ability of software developers to reach their full potential, globally.

(...)

What happens:
2. Observe that a majority of PC's for sale have non-free software pre-installed

(...)

What should happen:
1. A majority of the PC's for sale should include only free software like Ubuntu



Comentário de Renato
Normal.: Também acho normal o que o Mark fez. Douglas, ao contrário do que você pensa, sim existe a sedução dentro da própria empresa. Já presenciei vários fornecedores contratarem funcionários das empresas para quem trabalhavam dentro da própria. É uma prática normal. Vai quem quer.
Comentário de vmedina
"Roubar" o quê? Ninguém "rouba" um colaborador... eles se vão: Pessoal, em especial quem pretende liderar pessoas, ninguém vai roubar(com ou sem aspas) colaboradores de ninguém. Eles apenas vão embora quando nada do que eles fazem interessam tanto.

Se os seus colaboradores partem, o problema não é de quem recebe eles e sim seu, pois não pode providenciar um ambiente no qual os seus colaboradores podem ser vistos como peças importantes.

Ao invés de ir responder, tinham mais é que olhar dentro da própria estrutura o que poderia desagradar colaboradores importantes.

Roubar colaboradores... essa foi boa. :)

[]s!

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de Rodrigo Cacilhas
Puritanismo: A meu ver o Shuttleworth apenas faz aquilo que os puritanos e os hipócritas não têm coragem.

O único erro dele foi se meter num meio tão pudico (e não estou falando do Software Livre, mas da Informática em si), cheio de «certos» e «errados» convenientes.

[]'s
Comentário de Jairo
Não acho que o cara errou: Não acho que o cara errou tão feio assim. Algo pode ser mais deselegante e infeliz do que o acordo entre Novell e Microsoft? O negócio agora é fazer dinheiro e o cara viu aí uma oportunidade de melhorar o produto dele. Quanto melhor o produto, mais dinheiro. Ele não está preocupado com o "sentimento" do pessoal da comunidade OpenSuse. Essa fase já passou. Tempo é dinheiro e software livre também.
Comentário de Douglas Augusto
Existência != elegância:
Douglas, ao contrário do que você pensa, sim existe a sedução dentro da própria empresa.


Não disse que não existia, disse que é deselegante.

A atitude foi ainda uma provocação, e certamente ofendeu vários desenvolvedores da OpenSuse --basta acompanhar o teor das respostas ao convite. O Mark Shuttleworth poderia ter limitado-se a fazer o convite em seu blog, que alcançaria do mesmo jeito os desenvolvedores alvo. Mas foi dar uma de ousado e troll e acabou criando esta sensação ruim, cultivando antipatia e como bônus recebeu uma bela resposta do Shark Muddleworth. :D
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004