Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Mandrivabrasil.org está no ar

A Mandriva Conectiva, uma das principais desenvolvedoras Linux do mundo, acaba de anunciar que os usuários do seu sistema operacional podem contar agora com mais uma ferramenta de ajuda, o www.mandrivabrasil.org, desenvolvido para reunir o máximo de informações sobre a distribuição Mandriva Linux e ser um ponto de encontro e troca de experiências entre seus usuários.

A idéia de montar o site surgiu a partir de conversas em listas de discussão, já existentes na Internet, e para permitir também troca de informações em português, o que, até então, dificilmente ocorria. Com o novo portal, os usuários menos experientes podem se sentir à vontade nos fóruns, além de encontrar notícias, dicas, artigos, informações gerais e perguntas freq??entes.

'A intenção foi criar um espaço democrático especializado no Mandriva Linux para a comunidade de usuários brasileiros e, talvez, para outros países de língua portuguesa também', explica Manoel Pinho, engenheiro eletrônico e criador e administrador do site. A iniciativa foi bem aceita também pelos executivos da Mandriva Conectiva. 'Apoiamos totalmente a criação desse site, pois sabemos a importância desses canais para que os usuários estejam sempre informados e atualizados sobre o mundo Linux', afirma Jaques Rosenzvaig, presidente da Mandriva Conectiva.
” A nota foi enviada por Andréa Ishii (andreaΘmandriva·com), que acrescentou este link da fonte para maiores detalhes.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de ricarab
O que me entristece no Mandriva: O que me entristece no Mandriva, o motivo pelo qual não o uso, são alguns pacotes importantes como OpenOffice e Gnome muito desatualizados.

Instalei o Mandriva 2006 aqui no meu PC, e ADOREI a velocidade de instalação e as opções do instalador, porém sou fã do Gnome, e como usuário doméstico desejo ter aplicativos mais atualizados ao meu dispor.

Não é questão de "viver na crista da onda" como muitos dizem pois uso Ubuntu, e usaria sem problemas SuSE + KDE, que são sistemas relativamente estáveis ao que se propôem, mas ainda assim trazem aplicativos um pouco mais atualizados.

----------------------------------------------------------------------------------
A Física é tão subjetiva quanto qualquer outra empresa humana.
Albert Einstein
Comentário de bode
Seus problemas acabaram!: Então, se é programa mais atualizado que você quer, adicione as mídias do PLF ou outras disponíveis e e mãos a obra! Qualquer distribuição gravada num CD, por mais nova que seja, já se torna "desatualizada" em poucos meses.
Se não sabes como adicionar as mídias, o http://easyurpmi.zarb.org/ te ajuda! :-)
Comentário de Manoel Pinho
mandrivabrasil.org: Já estamos com o site no ar há uns 2 meses e inclusive tínhamos anunciado aqui e em outros sites o seu lançamento mas o importante é que essa notícia é oficial da Mandriva Conectiva.

Eu era usuário do Conectiva Linux antes e me lembro bem que umas das críticas que alguns faziam ao antigo Mandrake linux era o pequeno espaçamento entre o lançamento das versões. O Mandriva 2006 é o primeiro a ser lançado com a idéia de aumentar esse espaçamento de tempo entre as versões para aumentar a estabilidade e torná-lo mais fácil de ser adotado em empresas por isso.

Usuário doméstico tende a querer muitas versões e usuário corporativo prefere uma maior estabilidade e mudanças conceituais mais lentas para melhorar o suporte. Quem gosta de viver na crista da onda ainda pode usar o Mandriva Cooker, que é a versão em desenvolvimento.

O OpenOffice 2.0.2 está disponível para o Mandriva 2006, mas somente nos repositórios exclusivos dos membros do Mandriva Club. Contudo isso não impede nada usar os pacotes officiais do broffice, que possui inclusive um rpm de integração com o Mandriva.

Para instalar (como root) basta:

wget http://www.openoffice.org.br/downloads/stable/2.0.1/broffice.org.2.0.1.rpm.tar.bz2

tar xvjf broffice.org.2.0.1.rpm.tar.bz2

cd RPMS/
urpmi *.rpm desktop-integration/broffice.org-mandriva-menus-2.0.1-1.noarch.rpm


Só isso. Os atalhos aparecerão corretamente no menu e inclusive é possível ficar com o OpenOffice.org 1.1.5 que veio na distribuição e o BrOffice.org 2.0.1.

------------------------------
Participe (finalmente inaugurado):

Comunidade de Usuários do Mandriva Linux no Brasil
http://mandrivabrasil.org
Comentário de ricarab
Agradeço a boa vontade! :-D: Agradeço a boa vontade amigo, mas não gosto de fazer gambiarras ou usar algo extra-oficial, pior ainda se sobreescreve pacotes legítimos do sistema.

Sei da existência de muitos repositórios, mas só uso quando falta algo nos repositórios oficiais.

De qualquer maneira, obrigado. :-)

----------------------------------------------------------------------------------
A Física é tão subjetiva quanto qualquer outra empresa humana.
Albert Einstein
Comentário de Imperador
Gambiarras?: Não sei se instalar/atualizar programas pode ser classificado como gambiarra.

Mas sei que utilizo o Mandriva 2006 Free, com os últimas versões de vários programas: KDE, Gnome, BrOffice, Firefox, Thunderbird... Instalei todos usando o urpmi e seguindo o tutorial que tem no site em questão.

Mas gosto é gosto, opção é opção e jacaré é um bicho.

Resumindo, dá-lhe subjetivismo.

____________________________________
http://pt.wikipedia.org/wiki/Adriano
Comentário de Pierre
Saudades e mudanças: Acho que fiquei meio decepcionado com a venda da conectiva, talvez um sentimento nacionalista. Eu usei o conectiva bastante tempo desde a versao 4.0 e uma pena achei o 10 excelente.
Com a venda da Conectiva para Mandriva, eu nao tive vontade de testar a nova distribuição e migrei para o UBUNTU, estou bastante satisfeito.
Mas quem sabe qualquer dia testo este MANDRIVA, para matar um pouco a saudade da Conectiva.
Este site é um ótima iniciativa.

BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004