Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Mandriva quer crescer 50% na América Latina


“A Mandriva Conectiva concluiu seu processo de reestruturação no Brasil e América Latina. Sob o comando de Álvaro Martins, que assumiu em junho a função de country manager, a empresa expandiu em 20% sua equipe na região, com a contratação de profissionais de suporte técnico, desenvolvimento e vendas. Com isso, a companhia espera crescer 50% na AL em 2007. Para 2008, a previsão é se expandir 30%.

A linha de atuação da Mandriva nos próximos anos, na AL, será focada no mercado corporativo, ofertando o Linux como ferramenta de desenvolvimento de aplicações. Dentro disso, a companhia dividiu seus trabalhos em três áreas: OEM, Centro de Treinamento e Projetos e Serviços.rdquo;


Enviado por Gustavo Melo (gustavoΘlogins·com·br) - referência (baguete.com.br).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Alexandre_Martins
Que melhore muito: Órfão da Conectiva, justamente no momento em que ela começou a dar ouvidos à comunidade (CL10), ainda insisto utilizando o MDV 2007.1 em casa. No trabalho e no laptop já migrei para outros sabores.

Fiquei um ano no Club (até mês passado), depois de uma maratona para descobrir o "Latin America" com cartão internacional, mas foi frustrante, só depois de muita reclamação o mandrivabrasil.org foi incluído nos fóruns, a tradução do Club para o nosso idioma (e até mesmo a variante lusitana) continua sofrível, recebo newsletter sempre em inglês (sim, optei pelo pt-BR), o MCC é problemático, repositórios no Brasil, só alguns, lentos (quem já usou o apt/synaptic/adept dos *ubuntu sabe do que estou falando), configurações de rede (servidor DHCP) que mal funcionam, pacotes atualizados. Ih, dá pra tecer o Manto de Penélope.

E não avalio isso contra a distro, eu gostaria muito de voltar a utiliza-la com o prazer que tinha ao utilizar o CL, mas a empresa eurocêntrica precisa melhorar o "foco" que tem em nosso país e em nosso continente.

Que venham boas notícias da Mandriva!!!

Alexandre Martins

"O homem está condenado a ser livre."
(Jean-Paul SARTRE) Visite www.nuca.org.br
Comentário de Manoel Pinho
Mandriva: Concordo com muitas coisas do que você disse e realmente torço para melhorarem a infraestrutura para os brasileiros.

A questão dos repositórios no Brasil, por incrível que pareça, foi resolvida parcialmente graças a mim, que fiz o pedido pessoalmente ao pessoal da UFPR, que gentilmente criou um mirror rapidíssimo do Mandriva Linux

http://www.mandrivabrasil.org/site/content/view/183/1/

Quando quero solicitar alguma coisa para a Mandriva eu já falo direto com o Adam Williamson, que é tremendamente prestativo e ágil, e hoje em dia faz um papel de relacionamento com os usuários e divulgação da distribuição. Podem reparar que ele mesmo normalmente envia notícias sobre o Mandriva Linux para sites como o OSNews e outros.

Quanto ao servidor DHCP eu já montei várias vezes com o Mandriva servidores DHCP/NIS/NFS para laboratórios de informática onde trabalho e nunca tive problema.

Acho que a direção da empresa pecou em não ter aproveitado o "embalo" do nome Conectiva que ainda existia na mente de muitos, embora tivessem mantido o nome da filial brasileira como Mandriva Conectiva. Muitos se sentiram órfãos e traídos (por uma empresa estrangeira ter adquirido uma empresa brasileira), mas acho também que ouve muito exagero e sobrereação à mudança. Afinal, quem está acostumado a distribuições baseadas em rpm derivadas do Red Hat muda de uma para outra com extrema facilidade. E podem acreditar que pelo menos em termos de desktop o Mandriva Linux está com certeza entre as melhores distribuições. Não digo que nenhuma distro é A melhor porque isso é muito subjetivo e pessoal.

Na época da Conectiva eu participava da lista linux-br da empresa como um dos moderadores e também de um site de comunidade de usuários que não mais existe. Como fui gostando do Mandriva e senti a falta de contato entre seus usuários, criei o site mandrivabrasil.org e venho mantendo-o e administrando-o na medida do que é possível, assim como acontece em diversos sites. Acho que muita gente reclama também de certas distribuições e softwares livres em geral também e não participa em nada, que é justamente a idéia do software livre.

Aliás, sugiro que leiam esse artigo que saiu hoje sobre o Mandriva 2008 que sairá neste final de semana (provavelmente)

http://artipc10.vub.ac.be/serendipity/archives/38-guid.html

O texto descreve bem as versões de programas, recursos, melhorias em relação a versões anteriores, etc.
Comentário de ivansb
Mais um órfão: Concordo plenamente!

A partir da compra da Conectiva, os serviços para usuário final no Brasil caíram muito!!!!

Espero que agora tenhamos um bom serviço de volta ao Brasil, pois pretendo continuar no Mandriva.
Comentário de Marcelo Ulianov
Dessa vez eu vou testar de: Dessa vez eu vou testar de verdade, e não só dar uma olhadinha como eu fiz desde 2006. E depois vou tentar escrever algo à respeito, do ponto de vista de um usuário fuçador, 100% SOHO, que não dá a mínima para servidores e/ou programação. Quero usar a Internet, Bittorrent, Amule, Vídeo, MP3, ou seja, o que é importante para o usuário doméstico. E vou testar sem pré-julgamentos.
Comentário de baza
MELHOREM, POR FAVOR.: Texto abaixo
Comentário de baza
AGUARDAMOS MELHORIAS: Usava o Mandrake 8.2, lá pelos idos de 2002/2003 e também a Conectiva 10.. Preciso muito da instalação do LAMP e nunca tive problemas com o Mandrake/Mandriva que uso até hoje, sempre atualizando anualmente e agora semestralmente até chegar no Power Pack 2007.1. O colega Pinho, que escreveu acima, realmente faz um trabalho admirável e já respondeu muitas questões minhas no forum. Mas é necessário que a Mandriva incentive estas ações e amplie o seu foco, antes de orientá-lo preferencialmente para o setor empresarial , como planejado acima, mas apoie o seu público fiel, muitos dos quais não recebem a devida atenção, especialmente os filiados do Mandriva Club. (Estão todos virando sócios categoria alumínio). Se isto não acontecer rapidamente a migração para outras distribuições será fatal, com reflexos profundos (podem anotar) no planejamento para o segmento empresarial.

Felizmente parecem boas as notícias de que algo novo e bom será feito, já a partir de Outubro!!!
Comentário de Dm7
Atualmente eu uso Mandriva,: Atualmente eu uso Mandriva, nada a reclamar! Apenas acho que antes a Conectiva tinha uma marca e presença bem fortes no Brasil, e depois q surgiu a Mandriva, isso simplesmente se perdeu, ao passo que a própria Mandriva não parecia demonstrar muito interesse em aproveitar ao máximo todo o legado que a Conectiva deixou no Brasil... apenas uma opinião,
[]s,
Comentário de João Melo
De Conectiva, a Mandriva tem muito pouco: Concordo com o Alexandre Martins, quando cita o eurocentrismo da Mandriva. Também fui sócio do clube por quase um ano, mas também desisti pelos mesmos motivos já citados.
O que mais me incomoda é que, mesmo estruturada aqui no Brasil, a Mandriva não tem cuidado muito bem dos usuários brasileiros ou de língua portuguesa. Apenas algumas páginas do portal estão em "PT_BR" e a loja, nem isso.
A Conectiva e a Mandrake foram minhas primeiras incursões no GNU/Linux. Foi quase natural eu continuar usando a Mandriva. Mas eis que apareceu o UBUNTU, disponibilizando exatamente o que a Mandriva negava.
Se eu pudesse sugerir a eles um modelo de negócios a ser seguido, para satisfazer os usuários, indicaria o modelo do UBUNTU. (leia-se CANONICAL).
Comentário de francisco caruso
conexão velox / adsl no mandriva: Sou umpouco teimoso usei o mandriva 10 e nao conseguia conexão, mas a obtinha com o Kurumim, depois comprei uma copia do MOVE que coloca o /home num pendrive - tb nao consegui conexão , testei o Mandriva ONE e ainda assim nada , agora comprei uma copia do mandriva Flash - o que vem no pendrive - melhoru muito a interface de conexão , mas ianda assim o browser nao navega, no ubuntu e no dreamlinux eu consegui rotendo apos a execução do pppoeconf.
o mandriva nao permite rotear com sudo route add default ppp0 pq diz q a placa nao esta instalada , e se vc der um lspci la está a eth0 , mas nao roteia para ppp0 e ai eu nao logo.
alguem tem uma sugestão para funcionar a conexão da internet ?
Comentário de a
e o milionário pra injetar: e o milionário pra injetar dinheiro, você sugeriria quem?
Comentário de bode
Melhorias são bem vindas mas aguardo é novidade!: Sou apenas um usuário e sempre optei pelo Mandriva / Mandrake desde a versão 8. Nunca fui usuário da Conectiva, RedHat, tampouco Suse por mais que algumas semanas apenas para poder ter certeza de que o Mandrake era tudo o que eu precisava.

Tive experiência com o Ubuntu e não consigo enxergar a "mágica" que tal distribuição pode ter a ponto de ter crescido tanto em números de usuários, senão uma divulgação maciça por parte da Canonical e seu Cosmo Milionário Mark "Space" Shuttlework distribuindo CDs mundo afora.

Será que justifica migrar para outra distribuição por causa do suporte pago?
Qual suporte oficial o Ubuntu tem para os brasileiros?
Qual treinamento oficial o Ubuntu tem para os brasileiros?

Sim, talvez o site da Mandriva com suporte em português não seja o melhor na modalidade paga, mas temos o mandrivabrasil.org que não deve nada e é gratuito. A meu ver isto não pode ser usado como parâmetro para medir a qualidade da distribuição como um todo, uma vez que o Mandriva está muito além de um mero suporte em português-br.

A favor da Mandriva ainda tem o MCC, o instalador gráfico desde o boot é impecável, repositórios com softwares extras não faltam, treinamento oficial no Brasil.

Não faz sentido dizer que a Mandriva tem que melhorar o suporte a usuário brasileiro como se isto fosse sinal de que a distribuição é fraca, sendo que as outras ditribuições sequer oferecem algum suporte pago a usuário em português.

Antes de procurar suporte oficial em qualquer distribuição procurem um forum. E se a dúvida for sobre Mandriva temos:

Em português - www.mandrivabrasil.org/site/forum/
Em inglês - www.mandrivausers.org

Estou louco para colocar as mãos no Mandriva 2008.0 !!! Só estou esperando os cozinheiros tirarem do forno!
Comentário de bode
O que exatamente o Ubuntu: O que exatamente o Ubuntu ofereceu a você que a Mandriva negava? Suporte oficial pago? E qual seria o modelo de negóios da Canonical distribuindo CDs com Ubuntu pelos quatro cantos do planeta para qualquer alma que solicitasse?

Comentário de Elias G. Amaral da Silva
A mágica é não ter mágica: Eu vou te dizer a mágica: ciclo de desenvolvimento agressivo, com metas bem definidas, e uma comunidade vibrante. O mandriva até tem um ciclo razoável (acho que anual), mas me parece que falta à mandriva se aproximar de quem está usando o sistema. O ubuntu investiu na comunidade. Acredita que com minha conta no launchpad, que eu uso basicamente pra reportar bugs, eu consigo escolher um programa aleatoriamente e começar a traduzi-lo? Ok, launchpad não é livre (prometem que vai ser), mas poxa, isso surpreende =o

Ou mesmo no IRC, os canais do ubuntu estão entre os mais fortes da freenode; não podemos dizer o mesmo da mandriva, infelizmente (Ex: #ubuntu tem 1107 pessoas no momento, contra 100 no #mandriva). Então, vc vê, isso é um pouco tostines: o ubuntu atrai pessoas pq tem uma comunidade forte, e só tem uma comunidade forte pq atrai pessoas.

Pq uma comunidade vibrante e crescendo atrai ate msm quem _não_ quer participar dela? Simples: uma comunidade forte cria uma rede de suporte pessoal e uma rede de recomendação. Para e pensa: qm não entende de pc e precisa instalar um programa, instala ou chama o vizinho que entende? O windows ganha força por ter uma rede ad-hoc de suporte, e o ubuntu também está criando sua própria rede. Mas além disso, o ubuntu está escalando fãs fiéis que o recomendariam na primeira oportunidade, seja pela qualidade que ele confia, seja por outros valores que ele encontra no ubuntu.
Comentário de Elias G. Amaral da Silva
eu ouvi dizer que bill gates: eu ouvi dizer que bill gates está com os projetos de caridade e talz, será que ele não podia contribuir? o único problema é que ele não é milionário
Comentário de Elias G. Amaral da Silva
linux for human beings: linux for human beings
Comentário de Elias G. Amaral da Silva
Aloooww: Mercado corporativo? Tsk, Mandriva. Pq não voltar a apostar no desktop doméstico? Qual o problema de competir com o Ubuntu, MEPIS, talz..? Isso é sobre lucros, né? Eu acho graça ver a Red Hat e a Novell deixando os usuários domésticos com fome apresentando versões "de comunidade" (no caso, capadas) dos seus sistemas operacionais, e a mandriva querendo se expandir pro mercado da america latina (lugar famoso por abrigar um grande número de cópias do windows pirated edition) na parte que dá mais lucros rapidamente e menos vantagem estratégica. Será que ela n vê que quem usa X em casa vai recomendar X na empresa? E que o mercado corporativo é agnóstico, pelo menos em comparação ao usuário doméstico: tanto faz o sistema, desde que seja bom e barato. Por fim, o melhor sistema é aquele que seus amigos usam. :(
Comentário de guerreiroRIO
internet adsl: Cara, sinceramente, sempre usei o Conectiva e tentei o UBUNTU após sua morte, mas não achei a maravilha que todos falam.

Migrei então para o Mandriva e desde o inicio o meu velox sempre funcionou de primeira. Sempre configurando através do MCC (MANDRIVA CONTROL CENTER) o painel de controle em rede/internet > escolha ADSL e então Velox, basta colocar o seu e-mail e senha e pronto. Não esqueça de autorizar a conexão já no boot e se quiser autorize os usuários a conectar ou desconectar.

Muito fácil mesmo.

Linux 4ever!

mais detalhes e resoluções de dúvidas em www.mandrivabrasil.org
Comentário de marcosalex
Será?: O mercado doméstico já mostrou pras empresas de software livre que não é tão lucrativo assim e que o mercado corporativo procura algo mais além de pessoas que conhecem o Linux. Inclusive se uma distribuição é voltada para usuários domésticos é ponto negativo pra se implantar em empresa (atualmente).

Como a grande maioria dos usuários domésticos não pagam suporte, é até natural que um grande número de distros foquem em empresas. E há uma demanda muito grande por distribuições linux que venham com boas ferramentas de desenvolvimento configuradas e aplicativos voltados para o mercado corporativo como padrão, bem como um kernel bem estável e disponibilidade de treinamento e materiais.

Haskell developer
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004