Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Mandriva Conectiva participa do projeto Classmate PC da Intel


“O sistema operacional Mandriva Linux 2007 será pré-instalado no notebook voltado para a educação. Para fortalecer ainda mais o trabalho junto à Intel e contribuir para o aperfeiçoamento do processo de aprendizagem, a Mandriva Conectiva, uma das principais desenvolvedoras Linux do mundo, está participando ativamente do projeto Classmate PC da Intel, que reúne empresas de tecnologia para produzir um computador portátil direcionado aos estudantes de ensino fundamental e médio de países em desenvolvimento.



A Mandriva Conectiva já está trabalhando em conjunto com a Intel há cerca de oito meses na adaptação de seu sistema operacional para o notebook e também na integração de drivers e sistemas especialmente desenvolvidos para este projeto.

O Classmate PC será produzido no Brasil e deve ser lançado ainda no primeiro trimestre. Posteriormente, as máquinas com Mandriva Linux 2007 também devem ser disponibilizadas para outros países em desenvolvimento, como México e Índia, já que a desenvolvedora atua em mais de 150 países em todo o mundo, com um sistema operacional que suporta cerca de 70 idiomas.

O Classmate PC pesa apenas 1,3 kg e sua configuração inclui processador Celeron-M 900 Mhz, 256 MB de memória DDR2 mais 1 ou 2 GB de memória flash e duas portas USB, além de tela LCD de sete polegadas, rede wireless e teclado à prova d'água. O sistema operacional Mandriva Linux 2007 incluso na máquina já vem com diversos aplicativos de Internet, escritório e multimídia, além de outros drivers exclusivos desenvolvidos pela Intel que visam maior interação no processo educativo em sala de aula.”


Enviado por Andréa Ishii (andreaΘmandriva·com) - referência.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de xultz
A última notícia que havia: A última notícia que havia lido do Classmate era que ele iria usar Windows CE, será que a Intel pretende disponibilizar o produto com versões Windows e Linux ou será que mudaram de idéia e vão lançar somente com Linux? Alguém sabe?
Comentário de manoelpinho
XP: Segundo esta reportagem do IDGNow, esse Classmate foi inicialmente apresentado com Windows XP e agora vai também ser oferecido com o Mandriva 2007 e outras distribuições (a da empresa Metasys será uma delas, segundo a reportagem).

http://idgnow.uol.com.br/computacao_pessoal/2007/01/11/idgnoticia.2007-01-11.5287797159/IDGNoticia_view

------------------------------------------------
Usuário Linux #100343

Comentário de The Darkness*
Lí que esse notebook deve: Lí que esse notebook deve sair por cerca de US$400,00.

Pode não ser uma alternativa tão interessante do ponto de vista econômico para ser usado em ações de inclusão digital em larga escala.
Mas com certeza é um custo muito interessante para alguns projetos mais avançados, principalmente agora que eles colocaram LINUX no cardápio. Eu mesmo poderia adquirir um desses para atender algumas pequenas necessidades que não justificam a compra de um notebook normal por US$1500,00.

Talvez não atinjam o objetivo original, mas com certeza é um produto que possui muito espaço no mercado. Faço votos de que seja um sucesso.
Comentário de Marmota
Previsão de preço?: Tem?
Comentário de JohnM
ops...: já respondido
Comentário de Jaime Balbino
Não dá para comprar: Um problema trazido pela OLPC e seu XO, e que motivou a criação do Classmate e de tantos outros, é que o barateamento dos laptops não interessa a indústria de hardware e software.

A OLPC não entra nesta briga por já considerar a venda somente a governos de países em desenvolvimento. Já o Classmate atinge, na verdade, as demais escolas particulares, principalmente, que terão interesse em integrar a mesma tecnologia do XO.

Quanto ao público em geral. Este vai ficar de fora. Um computador mais potente que um palm ou PDA e no entanto mais barato não pode chegar tão rápido assim ao grande público.

Se não aqueles que compram laptops de 20.000 reais vão deixar de fazê-lo.

(Mas a OLPC pretende vender seu XO ao grande público... em 2008)
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004