“O México segue a tendência mundial de adoção de tecnologias open source. Neste País, o Linux é rodado em mais de 16.000 pequenas e médias empresas e grandes corporações como a Comissão Federal de Eletricidade, maior fornecedor local de energia elétrica. Além disso, estudos recentes mostram que cerca de 34% dos servidores no México terão base no Linux, com previsão de crescimento anual de 10%.
Atenta a esse mercado emergente, a Mandriva e sua parceira de negócios Datacomm-Genesys firmaram um acordo para estabelecer uma empresa subsidiada no País, a Mandriva México, que irá disponibilizar produtos e serviços baseados em código aberto para todo o mercado mexicano.
Para atingir esse objetivo, a Mandriva México traçou uma estratégia baseada em três principais ações: desenvolvimento de uma rede de suporte nacional; oferecimento de treinamento pessoal e para empresas; e disponibilidade de produtos da Mandriva no México por meio de OEMs e VARs. Com isso, a Mandriva espera se aproximar das empresas, órgãos governamentais e usuários domésticos mexicanos, que poderão se beneficiar de diversas ferramentas baseadas no Mandriva Linux, além de suporte especializado e treinamento qualificado.
Com este anúncio, a Mandriva e a Datacomms-Genesys reforçam seu compromisso com a comunidade de código aberto no México. "O início das operações no País é uma conseqüência do trabalho que a Mandriva vem realizando no mundo todo e atende a uma demanda crescente do mercado local", explica Gaurav Parakh,
gerente de desenvolvimento de parcerias de negócios da Mandriva.”