Segundo o Linux.com, o Mandriva 2008 (lançado
na semana passada) é a melhor versão desde o Mandrake 7.2, lançado em outubro de 2000. O autor testou a versão Mandriva Power Pack (um download no valor de 39 euros) e acredita que é a melhor das opções desta nova versão para novos usuários de Linux ou aqueles que podem vir a precisar de suporte.
Mas ele lembra que as outras 2 opções (Free e One) também são lindas e incluem softwares em sua base como o kernel Linux 2.6.22, KDE 3.5.7, GNOME 2.20, Xorg 7.2, e GCC 4.2.2. Os elogios vão para o processo de instalação (incluindo o particionador e o reconhecimento de hardware em um notebook HP Pavilion dv6105), a seleção de software, as ferramentas e utilitários que fazem parte da distribuição, e o suporte a hardware.
(Nota: Não encontrei o anúncio ou outras informações oficiais em português sobre o lançamento da linha 2008.0 da Mandriva para incluir o link aqui. Se alguém puder incluir nos comentários, agradeço!)
A conclusão do texto do Linux.com: "o Mandriva 2008.0 parece ser esplêndido. Desde a instalação não foram percebidos problemas. O sistema é rápido, com boa velocidade de resposta e estável. A nova arte é linda, e as fontes também são bonitas. O suporte a hardware gerou satisfação, especialmente no gerenciamento de energia. Todos os formatos multimídia testados foram exibidos, assim como foi possível assistir vídeos Flash na web. A Mandriva já foi conhecida como a melhor distribuição para novos usuários, ao mesmo tempo em que acomodava os mais experientes. Nesta encarnação, isso ainda é verdade. O 2008.0 é um lançamento excepcionalmente impressionante."
Saiba mais (linux.com).
http://wiki.mandriva.com/pt/Mandriva_Linux_2008
As notas de lançamento estão sendo traduzidas, mas se quiser conferir as primeiras notas já prontas, aqui estão: http://wiki.mandriva.com/pt/Mandriva_Linux_2008_Notes