Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Mandriva 2007 pretende rodar jogos de Windows


“A versão 2007 do Mandriva Linux pretende incluir em suas versões pagas o software Cedega da Transgaming Technologies para que o sistema possa executar jogos de Windows logo após sua instalação. O objetivo é que o sistema torne-se uma alternativa atraente aos usuários domésticos de Windows que ainda não consideram a migração para outras plataformas pela ausência de suporte à esse tipo de entretenimento.”


Enviado por Fabio Luiz (falcon_dark) (luiz·fabioΘgmail·com) - referência.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de vini_bill
Boa iniciativa: Legal. Acho interessante esse tipo de software ser incluido. Ao contrário de muitos usuários de linux não sou contra softwares proprietários rodando sobre software livre, acho que dá mais vigor e credibilidade à plataforma ver empresas que visam exclusivamente o lucro produzierem software para linux, sem contar que, normalmente, os software empacotados pela "criadora" da distro ( no caso a mandriva ) são melhor integrados ao sistema do que se o empacotamento fosse feito por terceiros ( no caso a Transgaming )

"Software is like sex: it's better when it's free." - Linus Torvalds
Comentário de Isaac S. Dias
A previsão de lançamento do Mandriva 2007 será em...: 02/10/06.
Porém pode ser que atrase uns 5 ou 8 dias.
Comentário de Dm7
Concordo,: Concordo,
Flexibilidade e adaptabilidade... o Linux tem esses potenciais,então por quê não desenvolvê-los?
Comentário de bebeto_maya
Quando os usuários vão se tocar...: __Ainda têm uns indíviduos que afirmam que os programadores não estão trabalhando com a usabilidade do Linux e que isso é um grande problema...Como testei o Mandriva Sunna Live CD posso atestar que, ao lado do Ubuntu, é uma distro absolutamente fácii.

__O que não alavanca o Linux no Desktop é o comodismo, o vício de uso e a questão cultural, além do pioneirismo da Microsoft nessa área que de quebra detém o monopolio da suíte de escritório.

__Não insisto na palavra "burrice", não considero que o usuário seja burro, porém mal acostumado.

__O Mandriva 2007 é mais uma tentativa corporativa de tornar o Linux amigável para o usuário de desktop, o Ubuntu 6.06 foi uma, e o OpenSuse outra...Quando os usuários vão se tocar...
________________________________
Arte com Linux e Software Livre:
http://inteligencianatural.sites.uol.com.br
Comentário de Isaac S. Dias
Já me toquei faz tempo...: Não uso o Wintendo em casa, faz uns 2 anos.
Uso só no trabalho, porque não tem como fugir dele lá.
Comentário de Daniel Hartmann
Grande coisa...: ...continua sendo pago...

Não vai mudar nada, ainda teremos que pagar para poder jogar os tais jogos de windows.
Comentário de CWagner
Software Livre != Software: Nada mais natural, afinal de contas a maioria dos títulos para Windows são programas proprietários e pagos, além disso...

Software Livre != Software Grátis

Eu pensava que isso já tivesse sido superado por quase todo mundo, mas vá lá... nunca é demais repetir.

Se quiser, existem muitos jogos que são distribuídos livremente para Linux, dê uma olhada em happypenguim.org e fresehmeat.net e verá um grande número de títulos. Mas não se engane, os grandes jogos de hoje estão mais para superproduções cinematográficas do que uma partida de gamão com a família no final do dia (alguém ainda faz isso?).

Os custos têm que ser bancados por alguém e ainda não vi muitos jogos com anunciantes, mesmo porque quase ninguém gostaria de ver sua marca sendo explodida em um jogo de computador ou videogame.

Você joga fliperama? Se sim, saiba que está pagando pelo aluguel da máquina, energia elétrica e atendimento quando recarrega seu cartão ou compra fichas (acho que tô ficando velho mesmo :P).

Outro dia vi o preço de NFSMW em uma loja aqui em SL, R$250,00 o preço de um HD, mas sabe de uma coisa? Se tivesse grana e um PS2 compraria na hora, pois é um título que me agrada muito, comprei dois títulos da série e só me arrependo porque são versões para Window$, mas isso irá acabar quando eu comprar meu PS3 :).

Não há nada de mal em pagar por softwares, o problema do software proprietário é que você não tem acesso aos fontes, não tem como estudar o programa e muito menos como melhorá-lo. Caso resolva fazê-lo terá que ser contratado pela produtora e isso pode levar anos, da sua formação como programador, designer, modelador 3D, etc. até a assinatura do contrato. Até lá o título já sumiu, provavelmente você terá outros interesses e será destacado (obrigado) para trabalhar em outros projetos.

Pesquise e veja se algum título te agrada, se não, opte por adquirir um console e alugar os títulos. Pirataria é crime (até hoje não me convenci direito disso, mas...), e não compensa ficar matando noites de sono procurando crackers, e outras artimanhas para jogar "de graça".

Quando comprar algum jogo original, faça logo uma ou duas cópias das mídias e guarde as originais, um dia você pode precisar delas.
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA

Assista e divulge: documentário sobre os poderes da Rede Globo, produzido pela Channel 4, de Londres (Obrigado,jm)
http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2003/08/260618.shtml
Comentário de xultz
Pioneirismo da Microsoft?: Pioneirismo da Microsoft? Perdi alguma coisa?
Comentário de marcosalex
Sempre acreditei que incluir: Sempre acreditei que incluir alguns softwares não livres no linux ajudaria a trazar usuários novos pra plataforma. Não sei na região de voces, mas aqui em Uberlandia - Minas Gerais, muita gente está ficando com antipatia do linux por comprar na loja e se sentir "obrigado" a usar por vir nos computadores do governo, correndo depois para o Windows pirata só porque não roda jogo ou alguns softwares simples (que talves até exista pra Linux, mas não vem por default na distribuição).
Haskell developer
Comentário de Dm7
Esse problema é recorrente: Se nos "computadores do governo", existisse um cuidado direcionado para prever esse tipo de situação, a preocupação não seria apenas vender, mas "fidelizar" o usuário. []s,
Comentário de marcosalex
Bom, acho que o governo já: Bom, acho que o governo já fez a parte dele, exigindo software livre nas máquinas, financiando com juros bem abaixo do mercado e subsidiando as máquinas.
Agora, e as empresas de Linux? Cadê que procuram fidelizar os usuários ao SO para posteriormente vender serviços e treinamento? Cadê que procuram incentivar o uso do Linux? A impressão que dá é que se conformam de fornecer o SO às empresas de hardware e não estão nem aí pro usuári trocar o sistema.

Haskell developer
Comentário de rca_cap
Jogos no Linux: Acho que o problema para novos usuários no linux é de como instalar um jogo.

Muitos dos usuários tem internet discada em casa e fica impossível fazer download dos jogos.

Acredito que se os jogos livres para linux, fossem vendidos em CD, com manual, capa, e tudo mais, seria ótimo.
O OpenOffice tbm poderia ser vendido e outros programas.

Quem não quiser pagar e só pegar dos repositórios.

BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004