“A Mambo Foundation Inc, administradora do projeto open source Mambo liberou hoje as novas regras para uso das marcas Mambo. "No ano passado vimos aumentar a confusão entre os usuários do CMS Mambo" comenta Ric Shreves, presidente da Mambo Foundation. Ele também comenta que alterações que estão sendo ventiladas de um fork de várias linhas de patrocinadores do Mambo estão criando uma grande confusão sobre o status do projeto Mambo.
"Existem alguns sites de fãs do Mambo que estão usando as marcas e logos do Mambo sem atender nossas licenças de marca e regras de uso de forma enganosa, levando aos usuários a pensar que estão em um site ou fórum oficial", acrescenta Shreves. "Ultimamente isto desarmoniza o projeto porque os usuários nem sempre recebem o suporte que efetivamente necessitam dos desenvolvedores e nem sempre recebem o nível de respostas que desejam", complementa.
O time do projeto Mambo juntamente com a fundação reviu a licença de uso de sua marca e também das regras de uso com a intenção de clarificar como outros sites podem usar as marcas e o logo do Mambo. Esta visão sobre as marcas é uma importante parte da promoção do Mambo e não foi criada para desencorajar o uso apropriado, mas sim reconhecer a importância da proteção do nome Mambo.
O Mambo é um próspero projeto com um forte time de programadores dentro dele. Nos últimos quatro anos ele passou por algumas tormentas mas se mantém firme em sua filosofia de prover um sistema de gerenciamento de conteúdo de qualidade, flexível, extensível, fácil de usar e livre. O time atual está caminhando no objetivo de fazer do Mambo um CMS acessível que atenda a todos os padrões do WCAG.
"Nós precisamos que os usuários saibam onde encontrar o projeto" comenta o líder do time de desenvolvimento, Chad Auld. "Como um projeto open source, a comunidade é que o dirige". Postando contribuições nos fóruns, listas de discussão e websites que não contribuem com o projeto, estas pessoas pensam que estão em um fórum do Mambo, não recebem o suporte necessário e o projeto se torna culpado por isso.
Usuários atuais das marcas do Mambo estão convidados a conhecer as novas políticas e contatar a Mambo Foundation se existirem quaisquer questões sobre elas. Esta nova política não restringe seu uso apropriado mas garante que a confusão seja minimizada e o projeto oficial do Mambo seja reconhecido. Com mais de cinco milhões de downloads do Mambo, é interesse de todo o mundo não ser enganado sobre onde obter o código ou suporte para seu software open source.”