Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Mais sobre o blog da Microsoft a respeito do código aberto

“A Microsoft está lançando um site com informações sobre Linux, o blog Port25 (http://port25.technet.com). O esforço de interação da Microsoft com aplicações de código aberto está sendo comandado por Bill Hilf. O executivo tem origem na comunidade de código aberto, e seu conhecimento do universo Linux será fundamental para o desenvolvimento da proposta.Diretor de estratégias para plataformas, Hilf tem a missão de concretizar umas das maiores necessidades da Microsoft no momento. A interoperabilidade com ferramentas open source.

Apesar de não ser recente, esse debate tem avançado a passos largos, como comprovou a presença da empresa em eventos como a Linux World e o Fórum Internacional Software Livre. Nesse último caso, a Microsoft participou de debates inéditos em mesas mediadas pelo InfomediaTV. A aproximação da empresa com o universo open source se deve primeiramente ao interesse comercial. Depois de reconhecer a existência do Linux como concorrente, nada mais natural do que a empresa buscar o contato.
” Veja o texto completo em Microsoft cria blog sobre código aberto.

Me chamou especialmente a atenção o último parágrafo, e aguardo para ver: “A comunidade parece disposta a ajudar. Vai depender de como a Microsoft lidar com o ônus do desenvolvimento colaborativo, ou seja, a retribuição do auxílio recebido, o sucesso da empreitada.

Os capítulos da entrevista online com representantes da Microsoft voltam a ser publicados pelo BR-Linux na semana que vem.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Gustavo André - gutZ
Nos eventos Microsoft: Nos eventos Microsoft (Directions 2006 por exemplo) o Linux e o software de código aberto é execrado, inclusive com piadinhas de mal gosto.

A Microsoft tem duas caras, uma para a comunidade e outra para seus clientes...
Comentário de joaoemanuel
A Microsoft, mesmo com suas: A Microsoft, mesmo com suas piadinhas, esta começando a tratar o assunto SL/CA com mais seriedade. Tudo bem que ela irá continuar ridicularizar, não é da noite para o dia que as coisas irão mudar, mas esta começando a levar as coisas um pouco mais a sério. Agora a comunidade também tem que levar a sério, pois mesmo querendo destruir a Microsoft e todas as empresas de CP tá na hora de amadurecer e perceber que queira ou não as empresas de CP vão ainda existir por um bom tempo antes de serem aniquiladas pela galera que as odeiam. Por causa disso a interoperabilidade é a chave atualmente no mundo dos softwares, queiram Microsoft e galera que odeia Microsoft ou não.
Comentário de nemesis
piada: "um site com informações sobre Linux"

ou seria "desinformações"? :P

Autômatos M$ nunca perdem a chance para fazer uma gracinha em cima do Linux, como "carinhosamente" chamá-lo "Lixux"...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de brandizzi
Eu preferiria quando nós éramos os chatos...: A comunidade de software livre era conhecida por ser chata, chata, chata... Entretanto (e mesmo se desconsiderarmos nossa maior abertura para o diálogo) tá para nascer bicho mais chato que xiita de software proprietário. O que, aliás, não faz o menor sentido :)

PS: o emprego dos sonhos de muita gente é trabalhar na Microsoft, mas quem gostaria de trabalhar numa empresa que, ao mesmo tempo, *é* a Microsoft e manda um funcionário seu para o FISL? Isto devia ser crime :D

--
Adam Victor Nazareth Brandizzi
Estudante de Ciência da Computação - UnB
Jabber: brandizzi@jabber.org
"Real programmers don't use Pascal; just integer ones can do it."
Comentário de brandizzi
Não seja por isto: Nós fazemos a mesma coisa :) Aliás, pense como seria sem graça a sua vida se você não pudesse fazer piadas como "M$" ou Rwindows :D

Ademais, seja piedoso: eles usam SO chato, limitado, pesado, inseguro e mal projetado com ferramentas inflexíveis, exageradas, deselegantes[1] e caras - deixe que eles tenham algum alívio pelo menos com piadinhas internas ;)

[1] Bem, dizem que isto não inclui Halo. Eu não sei, é o que dizem :)

--
Adam Victor Nazareth Brandizzi
Estudante de Ciência da Computação - UnB
Jabber: brandizzi@jabber.org
"Real programmers don't use Pascal; just integer ones can do it."
Comentário de fcima
Na verdade foi até bom: Ir a Porto Alegre é sempre legal, e o FISL foi bem divertido - realmente ninguém pode acusar a comunidade de software livre de ser chata! Ruim mesmo foi só ter que trabalhar no feriado.

btw trabalho na Microsoft faz 8 anos e nunca ouvi aqui uma piada de Linux. "Lixux"? Isso nem eu acharia graça.
Comentário de Copernico Vespucio
Para acreditar: Eu vou acreditar que a M$ pretende começar a levar o SL a sério quando eu ler a notícia:

Microsoft exonera e substitui Steve Balmer

Até lá, enquanto o foco deles for bajular clientes e desenvolvedores ao mesmo tempo enquanto, na verdade, seus dirigentes nem sabem do que estão falando (Balmer deve achar que SL é uma pizzaria e ele foi treinado para responder a qualquer coisa que não venha da Microsoft com a frase "Eu mato!"), qualquer iniciativa vai soar vazia pra mim.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004