Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Mais uma não-parcial da votação dos Favoritos 2006 ;-)

A votação dos Favoritos da Comunidade 2006 ainda tem mais uma semana inteira pela frente, e não pretendo antecipar nenhum resultado. Mesmo assim, para saciar a minha curiosidade e a do pessoal que tem me procurado pra saber como estão os resultados parciais, escrevi um pequeno script que seleciona aleatoriamente 1/4 dos primeiros 3000 votos já registrados e calcula uma parcial.

Como a amostra é de 25%, não há garantia de que os resultados estejam corretos, mas dá para fazer uma série de análises sem estragar a surpresa. A maior parte dos resultados não me surpreendeu, mas alguns pontos merecem comentário (sem entregar nenhum resultado) ;-)

Vamos a eles:


  • Bancos de dados: eu pensei que esta escolha ia polarizar, mas um dos favoritos está ganhando de lavada. Por que será?
  • Player de áudio: ao contrário do que a amostra do primeiro final de semana parecia indicar, o ganhador aparentemente vai ser um veterano.
  • Editor de textos: outra categoria em que eu achava que iria haver polarização, mas um dos pólos não está nem mesmo entre os 5 mais votados. Mas o outro vai bem, obrigado!
  • Navegador: aqui o resultado talvez demonstre a resposta da comunidade à confusão sobre o licenciamento de um dos aplicativos mais conhecidos.
  • Cliente de e-mail: aqui a surpresa é o bom posicionamento de uma alternativa on-line... Mas o vencedor é incontestável, com mais da metade dos votos.
  • Ambiente gráfico: aqui a polarização esperada aconteceu, mas a vantagem para um dos 2 pólos é bem clara. Qual será ele?
  • Ferramenta de desenvolvimento: entre as 4 mais populares, 2 são "tradicionais". Mas o primeiro lugar, com grande folga, é de uma ferramenta mais moderna...
  • Linguagem de programação: nenhuma surpresa aqui, exceto a pequena diferença entre os 2 primeiros colocados. Ainda dá pra virar!
  • Suíte office: Aqui a curiosidade é que uma mesma base de código ocupa os 2 primeiros lugares ;-)
  • Distribuição desktop: nenhuma surpresa quanto à primeira colocada, mas o que me deixou boquiaberto foi o tamanho da diferença percentual em relação à segunda colocada.
  • Distribuição para servidor: aqui a surpresa não está nos 2 primeiros colocados, mas sobre quem NÃO está na terceira colocação.
  • Distribuição Live CD: aqui o primeiro colocado me surpreendeu.
  • Distribuição nacional: Sem surpresas nas 2 primeiras colocações, mas aqui tenho a impressão de que até o 5o lugar vai ser comemorado pelas respectivas comunidades ;-)
  • Site nacional (excetuando o BR-Linux): aqui o primeiro colocado leva uma vantagem considerável.
  • Grupos de usuários: aqui a briga está boa ;-)
  • Personalidade da comunidade livre internacional: aqui houve uma mudança em relação aos anos anteriores. Sinal dos tempos?
  • Ponto alto do software livre em 2006: eu comemoro junto com quem votou ;-)
  • Ponto baixo do software livre em 2006: o mais votado foi realmente um desapontamento. Mas o que mais me chamou a atenção foi que uma pessoa ficou entre os mais votados nesta categoria.


As demais categorias não tinham surpresas ou fatos dignos de nota neste momento.

Lembre-se que todas as observações acima se baseiam em uma análise de apenas uma pequena parte dos votos, escolhida aleatoriamente, portanto pode ser diferente do resultado final. E pode ser ainda mais diferente se considerarmos que a votação continua aberta por mais uma semana ;-)

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de JoãoR
XMMS x Amarok: Por que XMMS?: Triste ver um programa como o Xmms na frente do Amarok, que dá uma verdadeira de aula de como fazer um programa de aúdio que traz inveja até aos usuários de outras plataformas, sempre com novas atualizações, trazendo novos recursos sem bagunçar ou pesar o programa.

Claro que vão aparecer os defensores do leve e funcional XMMS, mas este programa desatualizado merecia uma desconsideração agora, tanto pelo abandono dos desenvolvedores quanto pela falta de atualizações, já que temos ótimas alternativas. Antes fosse um programa original ainda, mas só é o que é hoje graças a sua interface semelhante ao Winamp 2.x, inclusive pelo fato de ser compatível com algumas "skins" do mesmo.

Só comprova que a maioria dos leitores do BR-Linux são feito de usuários veteranos, que veneram o XMMS e não gostam de novidades "pesadas" cheio de funcionalidades interessantes =P
Comentário de CWagner
Acho que não há: Acho que não há surpresas.

Apesar do Amarok ser um ótimo player, com maravilhosos recursos, o XMMS ainda é muito utilizado e querido por muitos, que por sinal votaram nele. E é justamente isso que a pesquisa mostra, que os usuários que gostam do XMMS votaram mais do que aqueles que gostam do Amarok.

Se você conhece mais pessoas que usam e/ou gostam do Amarok, faça "boca de urna", envie emails e divulgue a pesquisa, talvez ainda há tempo para uma mudança.

P.S.: Mas será mesmo que é o XMMS que está na frente?
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA

Assista e divulge: documentário sobre os poderes da Rede Globo, produzido pela Channel 4, de Londres (Obrigado,jm)
http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2003/08/260618.shtml
Comentário de popolony2k
Votei no Amarok, mas .....: ...daí a dizer que o XMMS é desatualizado e ruim e não é atualizado a tempos, é demais.

Tenho certeza de que se trata de um dos melhores players de áudio existentes para Linux e foi o primeiro a trazer os conceitos visuais de interface moderna para o Linux. O XMMS tem uma interface de plugins poderosa, que o torna altamente expansível.

Por obra do acaso, uns 5 minutos atrás um amigo meu me mandou o link da rádio dele e estava lá o velho XMMS para possibilitar que eu escutasse a rádio.....observação, não consegui ouvi-la em nenhum outro player.

Amarok foi minha escolha, mas não vamos desmerecer o XMMS, que ainda é um dos grandes.....ah, o Xine tb é bom, mas aí não sei se ele entra na categoria de tocador de Player, pois ele é tocador de vídeo tb.

Leidson - Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org - Java Universal Messenger
Politics is showbiz for ugly people !
Alckmista X Mula - Debate I, II, III e Entrevistas

http://blog.planetagol.com.br/category/blog-do-leidson/charges/
Comentário de sl4vezero
Prefiro o xmms: Você falou sobre funcionalidades interessantes, mas quais são esta funcionalidades interessantes que fariam uma pessoa mudar de um que toque td direitinho não seja pesado para ele?

www.centosbr.org
Comentário de Antoine
E a curiosidade só aumenta...: Sobre banco de dados, seria o MySQL?
Acho que, nos editores de texto, é o software do Saint IGNUcius que foi esquecido...
XMMS pode até ganhar (eu votei nele!), mas será uma categoria disputada.
Obviamente que OpenOffice.org e KOffice são os que estão se pegando...
Ubuntu não precisa nem falar... com 60% será? :P
GMail é a minha escolha para gerenciar e-mails!
Será que o live CD não é o Kurumin? :P
Ah, chega! Uma semana não é nada mesmo...

Mas de que adianta liberar uma não-partial de uma não-totalidade dos votos? É golpe de marketing?
Comentário de Marcelo Ulianov
é marketing mesmo !!! Só: é marketing mesmo !!! Só pra atiçar a curiosidade da galera!
Comentário de marcus
Xine: O Xine estaria mais para engine multimídia do que para qualquer outra coisa.

--
Matanza Fórum - http://www.matanzafc.net
Comentário de popolony2k
Se o TSE ....: ...descobre que o Brain está fazendo pesquisas manipuladoras de opinião..... :.D

Leidson - Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org - Java Universal Messenger
Politics is showbiz for ugly people !
Alckmista X Mula - Debate I, II, III e Entrevistas

http://blog.planetagol.com.br/category/blog-do-leidson/charges/
Comentário de xultz
Se quiser passar raiva,: Se quiser passar raiva, basta tentar ouvir rádios online da di.fm, tem vezes que o Amarok se perde e ninguém sabe o motivo. Daí abre o mesmo link no XMMS e um ou dois segundos depois a rádio tá tocando.
E quando quero ouvir uma faixa somente, abrir o Amarok, ver splash screen, etc, até começar a tocar, no XMMS vai que é um tufo.
Existem poucos recursos que fazem falta no XMMS. E desconsiderar um programa que a maioria usa, é insano...
Comentário de xultz
A relação de prêmios e: A relação de prêmios e participantes já está perto de 1x1?
Senão, com a sorte que eu tenho, nao vou ganhar nem um muito obrigado...
Comentário de OperadorNabla
XMMS aposentando-se?: Isso tudo mesmo sabendo que, por exemplo, o XMMS vai ser removido do Gentoo (em favor de forks mais modernos, como o Audacious). Se outras distribuições fizerem o mesmo e se esta vitória na votação confirmar-se, ficará claro para nós que o XMMS será um daqueles softwares que deixarão saudades...
Comentário de Antoine
Vixi... estamos fritos!: Parece que é bastante prêmio, mas se for ver a quantidade de votantes acho que fica na média de 1 vaga para 1000 candidatos. Azarados, esqueçamos!
Comentário de JPayne
Cada qual na sua função !!!: Na minha opinião não dá pra comparar XMMS com Amarok.... são players com objetivos diferentes e cada um vem de uma geração diferente de players. O XMMS tem como objetivo tocar o maior numero de formato e streams possíveis, de maneira simples e leve. O Amarok tem muito menos idade, e nasceu com o objetivo de ser um Player de música, porém com funções extra, como Gerenciamento de Coleção de álbuns, de capas, de listas e que exibe letra das músicas.

No XMMS é possível com auxílio de plugins exibir capa, exibir a letra das músicas, mas digamos que "como ele não foi feito pra isso", essas funções se somam ao player de maneira não muito harmoniosa... uma espécie de quebra galho... o grande barato do XMMS é clicar numa música e a mesma já começar a tocar... já o Amarok nasceu justamente pra quem tem uma máquina razoável, com uma quantidade de memória extra...etc... mas não acho que se possam comparar os dois.... são duas gerações diferentes... É como comparar o Winamp 2 com o Winamp 5... um é a evolução do outro... mas o Winamp 5 não roda legal num Pentium 200 MMX...

Enfim, talvez devesse ter uma categoria "melhor player de música da antiga geração" (onde estaria XMMS e afins) e outra "melhor player de música da nova geração" (onde estariam Amarok, Listen e outros)... ou talvez devesse existir só mesmo uma categoria como é hj....rs... aí quem consegue usar o KDE com bom desempenho (ou seja, quem tem uma máquina boa) vota no amarok pq consegue tirar maior proveito dos recursos desse, sem perder desempenho... e quem tiver um computador mais ou menos que usa um XFCE com XMMS vota no XMMS.

Mas o meu maior orgulho, é ver que hoje temos 2 players de tamanha qualidade, e os dois sendo softawares livres. Melhor que liberdade, é a liberdade de escolha !!!

Vida longa ao XMMS e ao Amarok !!!

João Paulo
Linux User #345200
Debian e Ubuntu: Pai e filho !!
Pai em servidores, filho em desktops !!!!
Comentário de popolony2k
O xmms já não faz mais parte ...: ...de um monte de distribuições já faz um tempinho.

Mas mesmo assim tem sido lembrado pelos usuários Linux.

Tudo bem que a memória do povo é curta e se eles não começarem a se movimentar para atualizar o projeto, um dia cairá no esquecimento.

Leidson - Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org - Java Universal Messenger
Politics is showbiz for ugly people !
Alckmista X Mula - Debate I, II, III e Entrevistas

http://blog.planetagol.com.br/category/blog-do-leidson/charges/
Comentário de thotypous
Não acho que o XMMS deixe: Não acho que o XMMS deixe saudades, mesmo porque o Audacious é praticamente idêntico a ele. É como se fosse uma nova versão do XMMS, com o uso de bibliotecas mais modernas.

Já era mesmo hora de começar a retirar o XMMS das distribuições e substituí-lo pelo Audacious. Infelizmente, acho que as outras distribuições ainda vão demorar um pouco para fazê-lo.

É triste ver como o Audacious é pouco conhecido. Só acabei por conhecê-lo quando estava instalando o Gentoo e não estava a fim de instalar o XMMS, por ser um programa Gtk1.2, sendo que eu não possuía essa versão do Gtk, pois todos os outros programas eram em Gtk2. Aí eu encontrei o Beep Media Player, antecessor do Audacious, que era um fork do XMMS em Gtk2.

Agora a equipe do Beep Media Player está desenvolvendo o bmpx, um player mais moderno para fazer frente ao Amarok, e o projeto antigo passou para o Audacious. Mas continuo preferindo um player clássico, mais leve. Meu voto foi para o Audacious!

Comentário de Oceanos
O Audacious é um monstro: O Audacious é um monstro gordo perto do XMMS!


... Pelo menos foi aqui!
Comentário de Grand Kenion
Site nacional: Será que haverá alguma surpresa esse ano? O LinuxClube voltou pra arrebentar! Quem votou nele tb?

atenciosamente,
Marcos
Comentário de LVF
Kaffeine: vixi... só eu que gosto do Kaffeine
kkkk
Comentário de Hugo
A última vez que usei o: A última vez que usei o XMMS sequer unicode ele suportava, dai tive que usar o beep media player... e agora estou com o amarok.

--
"Precisamos de mais gênios humildes no mundo, hoje somos poucos!"
JID: hugo@jabber.org
Comentário de Cadu
Emacs?: "Acho que, nos editores de texto, é o software do Saint IGNUcius que foi esquecido..."

É, realmente seria estranho um software que se enquadra na categoria "sistema operacional completo" ganhar na categoria "editor de texto".

Sou adepto da tradição Unix: "Do one thing, do it well.".
Comentário de Henrique Vicente.
Provavelmente o mesmo com o: Provavelmente o mesmo com o KDE :/


E aí eu pergunto, a maioria diz que o KDE é parecido com o Windows.

Mas vejamos aqui pelo Brasil quem sempre é mais usado normalmente são os que possuem similares 'bem conhecidos'... Como XMMS -> Winamp. Gnome -> Windows.

O problema como eu sempre digo é que o KDE é o que o povo esperava que o Windows fosse. Já o Gnome é o que o Windows é.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004