A votação dos
Favoritos da Comunidade 2006 ainda tem mais uma semana inteira pela frente, e não pretendo antecipar nenhum resultado. Mesmo assim, para saciar a minha curiosidade e a do pessoal que tem me procurado pra saber como estão os resultados parciais, escrevi um pequeno script que seleciona aleatoriamente 1/4 dos primeiros 3000 votos já registrados e calcula uma parcial.
Como a amostra é de 25%, não há garantia de que os resultados estejam corretos, mas dá para fazer uma série de análises sem estragar a surpresa. A maior parte dos resultados não me surpreendeu, mas alguns pontos merecem comentário (sem entregar nenhum resultado) ;-)
Vamos a eles:
- Bancos de dados: eu pensei que esta escolha ia polarizar, mas um dos favoritos está ganhando de lavada. Por que será?
- Player de áudio: ao contrário do que a amostra do primeiro final de semana parecia indicar, o ganhador aparentemente vai ser um veterano.
- Editor de textos: outra categoria em que eu achava que iria haver polarização, mas um dos pólos não está nem mesmo entre os 5 mais votados. Mas o outro vai bem, obrigado!
- Navegador: aqui o resultado talvez demonstre a resposta da comunidade à confusão sobre o licenciamento de um dos aplicativos mais conhecidos.
- Cliente de e-mail: aqui a surpresa é o bom posicionamento de uma alternativa on-line... Mas o vencedor é incontestável, com mais da metade dos votos.
- Ambiente gráfico: aqui a polarização esperada aconteceu, mas a vantagem para um dos 2 pólos é bem clara. Qual será ele?
- Ferramenta de desenvolvimento: entre as 4 mais populares, 2 são "tradicionais". Mas o primeiro lugar, com grande folga, é de uma ferramenta mais moderna...
- Linguagem de programação: nenhuma surpresa aqui, exceto a pequena diferença entre os 2 primeiros colocados. Ainda dá pra virar!
- Suíte office: Aqui a curiosidade é que uma mesma base de código ocupa os 2 primeiros lugares ;-)
- Distribuição desktop: nenhuma surpresa quanto à primeira colocada, mas o que me deixou boquiaberto foi o tamanho da diferença percentual em relação à segunda colocada.
- Distribuição para servidor: aqui a surpresa não está nos 2 primeiros colocados, mas sobre quem NÃO está na terceira colocação.
- Distribuição Live CD: aqui o primeiro colocado me surpreendeu.
- Distribuição nacional: Sem surpresas nas 2 primeiras colocações, mas aqui tenho a impressão de que até o 5o lugar vai ser comemorado pelas respectivas comunidades ;-)
- Site nacional (excetuando o BR-Linux): aqui o primeiro colocado leva uma vantagem considerável.
- Grupos de usuários: aqui a briga está boa ;-)
- Personalidade da comunidade livre internacional: aqui houve uma mudança em relação aos anos anteriores. Sinal dos tempos?
- Ponto alto do software livre em 2006: eu comemoro junto com quem votou ;-)
- Ponto baixo do software livre em 2006: o mais votado foi realmente um desapontamento. Mas o que mais me chamou a atenção foi que uma pessoa ficou entre os mais votados nesta categoria.
As demais categorias não tinham surpresas ou fatos dignos de nota neste momento.
Lembre-se que todas as observações acima se baseiam em uma análise de apenas uma pequena parte dos votos, escolhida aleatoriamente, portanto pode ser diferente do resultado final. E pode ser ainda mais diferente se considerarmos que
a votação continua aberta por mais uma semana ;-)
Claro que vão aparecer os defensores do leve e funcional XMMS, mas este programa desatualizado merecia uma desconsideração agora, tanto pelo abandono dos desenvolvedores quanto pela falta de atualizações, já que temos ótimas alternativas. Antes fosse um programa original ainda, mas só é o que é hoje graças a sua interface semelhante ao Winamp 2.x, inclusive pelo fato de ser compatível com algumas "skins" do mesmo.
Só comprova que a maioria dos leitores do BR-Linux são feito de usuários veteranos, que veneram o XMMS e não gostam de novidades "pesadas" cheio de funcionalidades interessantes =P