O Zumo publicou mais detalhes sobre a nova oferta da Dell no exterior. Trecho: "O sistema foi refinado com alguns aplicativos a mais para simplificar a experiência do usuário.
Um deles é o software LinDVD, da Corel (ex-Intervideo), que permite rodar DVDs de filme (protegidos com CSS) no Linux. Esse software, diz a Dell, não virá com o disco do Ubuntu, por ser proprietário. As máquinas com Ubuntu vão rodar os efeitos 3D do Compiz Fusion, terão uma versão do Adobe Flash Player pré-instalada e virão com drivers OpenGL da nVidia (nas máquinas com placas nVidia, claro). Além da partição de recuperação de sistema no disco rígido, a Dell facilitou a criação de discos de recuperação de sistema, para dar mais uma opção de restauração do computador em caso de pane."
"O mais interessante, por parte da Dell, foi se preocupar com o usuário e já deixar a máquina com todos seus recursos de hardware prontos para uso assim que tirar o computador da caixa - como webcams nos notebooks, as já citadas placas da nVidia e aceleradoras de vídeo da Intel, além de algumas impressoras da própria Dell. A fabricante diz querer que toda distribuição Linux (Ubuntu, Fedora, openSUSE e qualquer outra) funcione perfeitamente em seu hardware."
O texto inclui ainda um comentário do Rafael Rigues contrastando a oferta da Dell no exterior e o computador popular no Brasil. Trecho: "a estratégia da Dell, de entregar um Ubuntu totalmente configurado e pronto para uso contrasta fortemente com a da maioria dos integradores e fabricantes brasileiros que comercializam notebooks e desktops com Linux. Aqui, a regra é colocar a distribuição mais barata que encontrar, configurar apenas o necessário para o micro funcionar e rezar para o usuário colocar logo um Windows pirata e não gerar chamadas sobre Linux no suporte técnico. Afirmo que nenhuma máquina com Linux comercializada localmente passa em um teste básico de recursos e amigabilidade. O famoso teste da vovó. Reprodução de DVDs, MP3 e DiVX? Modems 56K? Webcams? Ha, boa sorte meu amigo, você comprou a máquina e agora o problema é teu. (...)"
Saiba mais (zumo.com.br).
Partição de restauração?... Bom.. muito bom....
Ubuntu... Eu não gosto.. mesmo assim, Bom.. muito bom...
Que outras distribuições também funcionem bem, ou seja, selecionar um conjunto de hardware compatível com todas as distribuições, e/ou ajudar nos projetos que compatibilizam as mesmas... Bom.. muito bom...
A unica coisa que falta é uma propaganda na TV hehe... Mais ai teriam que apelar e colocar alguem pegando virus, ou pirateando o Windows hehe...
-------
Para aquele que controla o próprio pensamento, todo o resto se torna simples jogo de crianças...
Gandhi.