“A plataforma Ubuntu está ganhando bastante força e promete expandir bem mais seus horizontes em breve com o projeto Ubuntu Mobile and Embedded. Este projeto é o resultado de uma parceria entre a Intel e a Canonical. A Intel quer popularizar os seus dispositivos ultra-móveis e o Ubuntu quer aumentar o seu alcance, uma parceria com resultados positivos para ambas as partes.
O Ubuntu Mobile and Embedded vai ser uma plataforma para rodar em UMPCs ("computadores ultra-móveis"), tablet PCs e outros dispositivos que utilizarem os chips x86 da Intel. Aparelhos serão criados especificamente para rodar o Ubuntu Mobile e serão lançados somente no próximo ano, enquanto isso os testes estão sendo feitos em aparelhos como Samsung Q1 Ultra, e HTC Shift. Mais um concorrente do Windows Mobile.
A proposta não é de criar uma plataforma para celulares e smartphones como o Android. O foco do projeto é mesmo em UMPCs e dispositivos semelhantes para funcionarem com menos gasto de energia mantendo um nível de desempenho alto. Serão enfatizados programas que utilizam acesso à internet como email, mensageiro instantâneo e navegador.
Outra notícia boa é que o usuário vai interagir com todo o sistema simplesmente tocando na tela. O Ubuntu Mobile and Embedded já começou a ser desenvolvido mas ainda está em fase alpha. Você pode conferir mais informações pelo Wiki do projeto.”
Gostaria apenas de dizer que o UME encontra-se em pré-alpha e vai passar por uma completa mudança em sua UI e aplicações nos próximos meses. As telas acima estão desatualizadas e mostram apenas mock-ups e a interface protótipada em flash. A atual é em HTML e esperamos criar uma versão usando Clutter (OpenGL).
Adilson.
___
Nullum magnum ingenium sine mixtura dementiae fuit - Seneca