Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Mais sobre o Ubuntu Mobile and Embedded

Leia também: Ubuntu terá edição especial para dispositivos móveis.


“A plataforma Ubuntu está ganhando bastante força e promete expandir bem mais seus horizontes em breve com o projeto Ubuntu Mobile and Embedded. Este projeto é o resultado de uma parceria entre a Intel e a Canonical. A Intel quer popularizar os seus dispositivos ultra-móveis e o Ubuntu quer aumentar o seu alcance, uma parceria com resultados positivos para ambas as partes.



O Ubuntu Mobile and Embedded vai ser uma plataforma para rodar em UMPCs ("computadores ultra-móveis"), tablet PCs e outros dispositivos que utilizarem os chips x86 da Intel. Aparelhos serão criados especificamente para rodar o Ubuntu Mobile e serão lançados somente no próximo ano, enquanto isso os testes estão sendo feitos em aparelhos como Samsung Q1 Ultra, e HTC Shift. Mais um concorrente do Windows Mobile.

A proposta não é de criar uma plataforma para celulares e smartphones como o Android. O foco do projeto é mesmo em UMPCs e dispositivos semelhantes para funcionarem com menos gasto de energia mantendo um nível de desempenho alto. Serão enfatizados programas que utilizam acesso à internet como email, mensageiro instantâneo e navegador.

Outra notícia boa é que o usuário vai interagir com todo o sistema simplesmente tocando na tela. O Ubuntu Mobile and Embedded já começou a ser desenvolvido mas ainda está em fase alpha. Você pode conferir mais informações pelo Wiki do projeto.”


Enviado por Danilo da Silva (daniloΘsolutio360·com) - referência (solutio360.com)..

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de adilson
Algumas atualizações: Olá.

Gostaria apenas de dizer que o UME encontra-se em pré-alpha e vai passar por uma completa mudança em sua UI e aplicações nos próximos meses. As telas acima estão desatualizadas e mostram apenas mock-ups e a interface protótipada em flash. A atual é em HTML e esperamos criar uma versão usando Clutter (OpenGL).

Adilson.
___
Nullum magnum ingenium sine mixtura dementiae fuit - Seneca
Comentário de hardware
vamos ver: A ASUS fez um excelente trabalho no sistema que já vem embarcado nos EEE PC's, com navegação por abas e tópicos bem definidos (Internet, Trabalho, Multimidia, Educacao e Favoritos). Espero que o Ubuntu Mobile and Embedded vá por este caminho e acrescente mais funcionalidades e simplicidades.

Quanto ao mercado de smartphones, depois do anuncio do Android que conta com o apoio de nada mais de 30 empresas diferentes, realmente não faz mais sentido tentar concorrer, pois ao que parece o Android será uma plataforma a ser batida. Até a iniciativa LiMo (https://www.limofoundation.org/sf/sfmain/do/home), que visava criar um padrão para o Linux em dispositivos celulares já anunciou seu apoio ao projeto do Google - ver na página principal do site o anuncio.
Comentário de Filipe Cardoso Lana
Epa...: Epa...
O alvo do Ubuntu Mobile será esses umpcs rodando debaixo da arquitetura x86.
O Embedded será usado em pdas e smartphones.
Há 2 forks bem claros nisso.
Comentário de Rodrigo
Parceria deveras: Parceria deveras inusitada......
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004