Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Mais sobre o SUSE Linux Enterprise Real Time 10


“A Novell anunciou o lançamento do SUSE Linux Enterprise Real Time 10, a mais nova versão de seu sistema operacional corporativo em código aberto para rodar aplicações de alta performance e missão crítica em tempo real. Com o SUSE Linux Enterprise Real Time 10, as organizações financeiras podem reagir mais rapidamente a mudanças de mercado e novas informações, obter maior confiabilidade e previsibilidade nas aplicações e identificar e eliminar obstáculos de desempenho. Isso permitirá que aumentem as oportunidades de gerar receita e melhorem os serviços a seus clientes, ao mesmo tempo em que reduzem os custos da infra-estrutura de TI.

“As empresas, para serem vencedoras no atual mercado mundial, cada vez mais competitivo, precisam estar capacitadas para reagir rapidamente e, ao mesmo tempo, suprir produtos e serviços de alta qualidade," afirma Roger Levy, vice-presidente e gerente geral da área de Soluções em Plataforma Aberta da Novell. “Empresas que utilizarem tecnologias como o SUSE Linux Enterprise Real Time 10 para melhorar a receptividade e a disponibilidade de serviços corporativos serão mais eficientes para competir e aumentar suas receitas.”

Com a tecnologia em tempo real da Novell, os clientes podem segmentar áreas de seus processadores para tarefas de alta prioridade, além de assegurar que outros processos e tarefas do sistema não os interrompam. Isso significa que essas rotinas de trabalho oferecem desempenho previsível em ambientes onde o tempo é fator primordial. O SUSE Linux Enterprise Real Time 10, com suporte completo da Novell, é o único sistema operacional corporativo em código aberto e em tempo real disponível no mercado atualmente.”


Enviado por Thiago Rocha Kiwi (thiagoΘgrupocasa·com·br) - referência (novell.com)..

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de info
Baixei o Novell Linux: Baixei o Novell Linux Enterprise Server 10 SP1 e seu "add-on" o Novell Linux Enterprise RealTime 10 e sinceramente, não senti diferença de desempenho relevante entre os dois kernels. O SLES 10-SP1 usa o kernel da série 2.16.x enquanto que o RealTime usa um mais atual, 2.6.22.

Eu pensei que a otimização para a versão real-time incluiria o kernel e os demais programas do userland mas não é isso que ocorre, já que apenas o kernel e programas como o apparmor foram otimizados. Não sei não, mas isso está me cheirando a uma 'fake' promessa de desempenho escalar de tempo real. Enquanto isso a RedHat prepara seu Enterprise MRG, que parece possuir um sistema melhor otimizado. É só ficar pronto para vermos quem é melhor.
Comentário de Lyx
E desde quando tempo real: E desde quando tempo real implica melhor desempenho?


Comentário de Bruno Laturner
Exatamente.: Exatamente.

RTOSs são para aplicações que necessitam de interrupção de origem externa/hardware e respostas imediatas.

É o caso da pessoa estar no meio de uma montadora de automóveis, cheia de robôs, e acontecer um acidente. Alguém aperta o botão de emergência que desativa todos os robôs imediatamente, sem um segundo algum de atraso.

Isso de "as organizações financeiras podem reagir mais rapidamente a mudanças de mercado e novas informações, obter maior confiabilidade e previsibilidade nas aplicações e identificar e eliminar obstáculos de desempenho" é lorota, só se o servidor deles parar de repente.

O maior usos disso é em sistemas embarcados: forno microondas, TVs, marcapassos, sistema de controle de temperatura...
Comentário de flaviothunder
Lorota: Acho que o Linux é bem maior que isso e não precisa deste M.O.L. (Marketing Orientado a Lorotas) da Novell bem ao estilo da sua Mai$ nova parceira, trabalhei por algum tempo com o RTAI (https://www.rtai.org/) num projeto de sistema embarcado e cheguei a rodar só de brincadeira no meu desktop e posso afirmar sem sombra de dúvidas : NÃO FAZ A MENOR DIFERENÇA PARA O DESKTOP/SERVIDOR LINUX, MUITO PELO CONTRÁRIO, uma aplicação rodando em tempo real mal dimensionada pode até DETONAR o desempenho global do sistema, tempo real é para aplicações com tempo FIXO de resposta e não SERVIDOR DE MISSÃO CRÍTICA, que é outra coisa.
Isto está cheirando aquela desculpa de marketeiro apressado feita de última hora apostando atingir em cheio gerente de TI imbecil que só quer saber de hype/modinha.

Sucesso a todos
Comentário de LyX
A redhat, ao que parece, vai: A redhat, ao que parece, vai vender um produto bastante semelhante ao da novell. O código base é igual: http://br-linux.org/linux/red-hat-diz-que-novell-esta-revendendo-o-codigo-aberto-dela


Comentário de Igor Henrique da Cruz
Um sistema de tempo real: Um sistema de tempo real não significa em melhor desempenho.
O sistema terá prioridade e prazo para realização de tarefas críticas.
Essa prioridade e prazo serem obedecidas é que diferencia um sistema normal de um tempo real.
Ah, não precisa usar distro X ou Y para ter tempo real, como o colega citou acima existem Patchs para o kernel do Linux para criar uma camada (HAL) entre kernel e hardware, que exercem muito bem o papel de tempo real.
Rtai e RT.

Abraços!
Comentário de VagnerFarias
Rapidez e/ou previsibilidade: RTOSs são para aplicações que necessitam de respostas rápidas e/ou tempos de resposta previsíveis a determinados eventos.

É bem verdade que o uso mais comum deste tipo de OS é em sistemas embarcados, mas ele tem tido uso crescente em outros mercados, como o financeiro. Quem executar uma operação de mercado (compra ou venda de ações, por exemplo) mais rapidamente pode ter vantagem sobre quem ficar esperado o sistema operacional ficar livre para processar e analisar uma determinada alteração das variáveis monitoradas.

Sistemas operacionais de uso geral são projetados de forma que certos processos não podem ser interrompidos após iniciados. Com isso, não é possível evitar que uma aplicação crítica seja interrompida por um destes processos. Já um RTOS permite que sejam definidas quais aplicações ou threads terão maior prioridade, tornando possível a interrupção desses processos que anteriormente não poderiam ser interrompidos. Recursos computacionais serão reservados para estes processos de alta prioridade, evitando que estes sejam interrompidos por outros. Desta forma, o RTOS vai permitir que seja possível prever e garantir que um determinado processo (ou thread) irá sempre levar o mesmo tempo para ser executado.

Com isto, um processo de menor prioridade não poderá, por exemplo, interromper ou consumir recursos de um processo que está executando um algoritmo crítico que vai definir se uma administradora de fundos irá comprar ou vender ações num determinado momento.

Vagner.
Comentário de VagnerFarias
E no universo de: E no universo de aplicações de missão crítica, não estão inclusas aplicações que necessitam de tempo de resposta previsível (ou fixo, como você diz)? Talvez não se você pensar num webmail ou num file server, mas possivelmente se você pensar num sistema de reserva de passagens aéreas.

A propósito, se isto for considerado lorota, a Novell não está sozinha no mercado: http://www.internetnews.com/dev-news/article.php/3673546

Vagner.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004