Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Mais sobre o KVM, virtualização no kernel Linux


“O recém-lançado kernel linux 2.6.20 Introduziu um novo framework de virtualização denominado KVM (Kernel-based Virtual Machine), baseada no kernel e que explora as tecnologias de virtualização VT (Intel) e AMD-V (AMD) presente nos processadores mais recentes.

O artigo citado tenta explicar como ele funciona na teoria e na prática e dá uma idéia do desempenho com benchmarks.

O software livre KVM consegue obter um desempenho muito próximo do QEMU com o QEMU Accelerator Module, que é um software proprietário usado para acelerar o desempenho do QEMU.

Ao contrário de outras tecnologias de virtualização não totais, é possível rodar o Windows e qualquer outro sistema operacional sem necessidade de modificação especial. Cada máquina virtual é tratada como um processo linux regular e então é possível usar os comandos de manipulação de processos (ps, kill, top, nice, renice, etc) para controlá-las.”


Enviado por Manoel Pinho (pinhoΘuninet·com·br) - referência.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de lilux
2.6.20 não existe ainda, hoje é sexta feira, 29: de dezembro de 2006, 03 horas e 13 minutos.

a versão current é 2.6.19.1
Comentário de Manoel Pinho
Erro: Realmente, foi erro meu. Brain, por favor corrija o texto para "prestes a ser lançado". Esqueci de checar no kernel.org se já tinha saído.

Mas o kernel 2.6.20 já está em RC2 e por isso não deve demorar muito para sair.

------------------------------
Usuário Linux #100343
Participe da Comunidade de Usuários do Mandriva Linux no Brasil
Comentário de curioso
Linux pau pra toda obra!: Brilhante idéia essa de usar o próprio kernel linux como hypervisor.

Alguém conhece algum link que contenha comparativos com outras tecnologias semelhantes/similares (Xen, OpenVZ, UML, Vmware, etc...)?
Comentário de Audren Cezar
Dúvidas sobre Intel VT...: A intel possui processadores com suporte a VT e ao que me parece também possui chipsets, porém não estou certo se o chipset dá suporte ao VT ou ao sistema "Intel vPro". O "Intel vPro" ao que me parece, faz o mesmo trabalho que o "sistema com o KVM" faria, hospedar os sistemas "guests". (É claro que se for isso mesmo eu prefiro o KVM).

"Desktop PC platforms based on the Intel® Q965 or Q963 Express Chipsets, combined with either the Intel® Core™2 Duo processor with Intel® Virtualization Technology (Intel® VT)± or Intel® Pentium® D processor 900? sequence with Intel® VT deliver innovative capabilities..." (http://www.intel.com/products/chipsets/Q965_Q963/index.htm)



No site do KVM fala do processador com suporte a VT e não fala sobre chipsets...


"A VT capable Intel processor, or an SVM capable AMD processor" (http://kvm.sourceforge.net/howto.html)


Se isso for verdade eu só preciso do processador com suporte a VT. alguém poderia confirmar se é isso mesmo?

E sobre a AMD? alguem sabe se é só processador também?
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004