“Em outubro, a capital fluminense será palco de um dos mais importantes encontros nacionais dedicados à discussão dos sistemas de código livre e aberto, o já tradicional Fórum de Software Livre do Rio de Janeiro, que chega à sua 4ª edição. Este ano, Proderj (Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio de Janeiro), UNIRIO (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro), Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), Abrasol (Associação Brasileira de Software Livre) e Rede Software Rio estão trabalhando de forma conjunta na organização das atividades do evento, que promete atrair empresários, profissionais liberais, usuários e estudantes entre os dias 16 e 20 de Outubro. ”
Enviado por Eduardo Stefani (ecsΘeduardostefani·eti·br) -
referência.
Veja abaixo a íntegra do comunicado.
Nos dias 16, 17 e 18, o campus Urca da UNIRIO sediará encontros de grupos de usuários, mini-cursos e palestras voltadas para o público técnico, passando por áreas como Sistemas Operacionais, Linguagens de Programação, Ferramentas de Infra-estrutura e Bancos de Dados.
Já nos dias 19 e 20, será a vez do Clube de Engenharia receber os participantes interessados em debater as melhores oportunidades de negócios com Software Livre, as modalidades de licenciamento viáveis e a possibilidade de se construir uma política de governo comprometida com a pesquisa científica e a geração de conhecimento próprio, como forma de desenvolver a indústria nacional de softwares e aplicativos.
Durante a palestra de abertura do Fórum, na UNIRIO, será lançada a versão 2.0 do Livre.RJ, distribuição GNU/Linux temática, inicialmente desenvolvida pelo Proderj para ser adotada nas estações de trabalho dos órgãos públicos estaduais, e que já vem ajudando a reduzir os custos com manutenção e treinamento em software para o governo fluminense. Cerca de mil CDs, produzidos através de uma parceria com a Intel, serão distribuídos aos participantes do evento. O Livre.RJ 2.0 traz diversas novas funcionalidades em multimídia, emuladores, nova suíte de escritório, mensagem instantânea, instalação de programas, telefonia IP, apostilas e virtualizadores e, em breve, estará também disponível para download. Uma nova versão temática deste pacote voltada para o cidadão, com aplicação nos laboratórios de inclusão digital, já está em fase de finalização.
As inscrições para participantes deverão ser feitas no site do Fórum (http://www.forumsoftwarelivre.org.br). Todas as palestras serão gratuitas e os mini-cursos custarão R$ 60,00 (sessenta reais), com meia-entrada para estudantes que deverão se inscrever na Escola de informática Aplicada da UNIRIO e para funcionários públicos.
A programação completa de palestras pode ser conferida também no site do evento.
Contatos comerciais poderão ser feitos com :
Max Faria - maxfaria@uniriotec.br (21)9336-4527 Eduardo Stefani - stefani@migrandoaplicacoes.com.br (21)9964-6944
Grupo de Comunicação do IV Fórum de Software Livre do Rio de Janeiro
Daniele Neiva (danielecfn@proderj.rj.gov.br) Marcela Britto (marcelabritto@proderj.rj.gov.br) Eduardo Stefani (stefani@migrandoaplicacoes.com.br)