Quase um mês depois dos
questionamentos públicos sobre a participação da Fundação GNOME na depuração do MS OpenXML, a entidade
divulgou uma declaração a respeito. Você pode ler também uma análise interpretativa do texto no Linux.com: "
GNOME Foundation defends OOXML involvement".
O NotíciasLinux
sumariza: "O problema começou porque Jody Goldberg, mantenedor chefe do projeto Gnumeric e representante da Fundação Gnome no comitê técnico da ECMA que trabalha no padrão ECMA 376 (Microsoft Office OpenXML), vem trabalhando no padrão para aumentar suas chances de tornar-se um padrão ISO/IEC. A questão é agravada pelo fato de Miguel de Icaza, fundador do projeto GNOME, ter afirmado em setembro (quando o padrão foi rejeitado pelo comitê da ISO) de que se trata de um "padrão excelente". Além disso, Goldberg, segundo seu próprio blog, tem entrado em contato com Brian Jones da Microsoft, responsável pela promoção do formato OOXML."
Saiba mais (lwn.net).
Tudo bem que ter versões livres de softwares proprietários sempre foi parte da filosofia do Software Livre, o próprio Linux é uma versão livre do Unix, lembram? Mas acho que no momento agora, o SL tem uma estratégia um pouco diferente, isso mudou.
Nós agora somos capazes de propor e criar novos softwares e padrões e não temos mais que dar tanto foco a criar versões livres de softwares e padrões proprietários. Acho que essa é uma estratégia mais interessante no momento.
--
Silveira Neto
silveiraneto.net
eupodiatamatando.com