“Direcionado a aplicações que necessitam da mais alta confiabilidade e desempenho a Novell lança o SUSE® Linux Enterprise Real Time 10, onde disponibilidade e confiabilidade pode significar a diferença entre a vida e a morte, fazer dinheiro e perder dinheiro, diz a empresa.
A diferença entre o Linux Real Time em relação aos sistemas Linux normais é a latência. Os sistemas Linux convencionais podem responder aos eventos o tempo médio de 600 microsegundos. Com o Real Time Linux, o tempo de interrupção dos manipuladores é abaixo de 15 mircrosegundos.
O sistema foi projetado para operar em ambientes informatizados para indústrias, sistemas médicos ou sistemas eletrônicos de automóveis.
Em Wall Street há interesses pela plataforma, pois com seu uso haveria mais velocidade em reunir e calcular os dados de mercado, gerando assim vantagens em relação aos concorrentes que não usam computadores de tempo real.”
Na verdade, sistemas de tempo real se caracterizam por ter um tempo de resposta FIXO (deadlines), e não por responder rapidamente.
A confusão é comum mesmo pq sistemas de tempo real NORMALMENTE sao projetados para responderem rapidamente. É Real Time um Linux que responda acima de 600us, desde que ele responda sempre no mesmo período (porem, é util??). O kernel 'cru' não tem um tempo de resposta fixo sobre diferentes cargas de processamento.
Porem, vc esta certo ao falar da latência.
"An RTOS does not necessarily have high throughput; rather, an RTOS provides facilities which, if used properly, guarantee deadlines can be met generally (soft real-time) or deterministically (hard real-time)."
(http://en.wikipedia.org/wiki/Real-time_operating_system)