“Eu e minha namorada fomos pra Brasilia aproveitando a promoção de uma empresa aérea onde você pagava a passagem de ida, e não pagava a volta :-)
Essa promoção poderia ter sido explorado pela organização do evento, pra atrair pessoas de fora de Brasília pra participar do Encontro e ainda fazer turismo na cidade (como nós fizemos).
Na verdade, ficamos do dia 01 a 06 de setembro na cidade de Pirenópolis aproveitando as belas cachoeiras da região (fica aí a dica para quem quiser conhecer) e aproveitamos pra participar do evento nos dias 07 e 08.
Infelizmente perdemos as duas primeiras palestras do dia 07 porque fomos assistir o desfile da independência. Não pelo desfile em sí, mas queríamos ter a oportunidade de encontrar uma multidão reunida na capital federal. Foi legal essa experiência.
Minha namorada queria muito assistir a palestra de Geoprocessamento, mas não conseguimos, pelo motivo já citado.
Quando chegamos na IESB encontramos alguns amigos e fizemos o credenciamento. Tudo normal e bem organizado.
Assistimos a palestra "Segurança de software em ambientes livres". Eu esperava uma palestra bastante técnica, mas fiquei surpreso positivamente com o enfoque dado pelo palestrante, que preferiu abortar os métodos de desenvolvimento e conseguiu incentivar a platéia a contribuir com SL, tanto que minha namorada saiu de lá pensando numa idéia que ela tinha desistido por um tempo que é contribuir com projetos de SL.
Almoçamos lá por perto da IESB e a tarde assistimos a segunda palestra que minha namorada estava interessada que era a de "Sistema de Webmapping em plataforma livre". Outra boa palestra, onde o palestrante mostrou na prática o uso de softwares para o desenvolvimento de georreferenciamento.
Depois assistimos a palestra "Aumentando a segurança na autenticação do squid com ldap". Essa sim uma palestra técnica e que me interessou bastante, já que na empresa onde trabalho um problema de autenticação parecido com o do "case" apresentado pelo palestrante, a tal da "unificação de senhas" :-)
Após o coffee break fomos embora porque não achamos os temas das outras palestras interessantes.
Como o nosso vôo era no dia 08 no final da tarde, resolvemos não ir ao Encontro pra fazer outras coisas na cidade e arrumar as malas. De qualquer forma, tenho certeza que as palestras foram ótimas, pena que não pudemos ir.
Uma dúvida que eu sempre tive era se valia a pena organizar eventos em feriados prolongados para aproveitar o dia folga do pessoal. Infelizmente parece que esse Encontro em Brasília não aproveitou muito essa oportunidade, porque "aparentemente" o público foi pequeno. Também não sei como foi a divulgação local, se realmente houve uma grande divulgação não despertou interesse, ou se as pessoas não ficaram sabendo mesmo do evento.
De qualquer forma, acho que quem foi aproveitou bastante a qualidade das palestras.
O único ponto negativo que eu ví foi a total falta de jogo de cintura de uma das organizadoras para avisar que o tempo do palestrante estava se encerrado. Presenciei a garota interromper a palestra sobre Segurança em SL pra combinar com o palestrante o tempo que ele tinha pra acabar. Ele ficou meio sem graça e falou que terminaria em 10 minutos, ela virou as costas e disse pra ele terminar em 5. Achei uma tremenda falta de educação, por mais que o tempo estivesse estourando, ela publicamente dar a ordem pro palestrante. O constrangimento foi tanto que ele levou na brincadeira e comentou que já tinha visto ela dar bronca piores em outros palestrantes.
Parabenizo as organizadoras pelo empenho e determinação em organizar o Encontro, e ano que vem estaremos aqui em Curitiba esperando a próxima edição :-)”
“Participei do evento Linuxchix! Tinha uma grade de palestras extraordinária, mas infelizmente Brasília não deu o valor digno o suficiente.
Oh galera vamos dar nossa contribuição para as meninas também, não sei o que aconteceu, o pessoal realmente não comparecei em peso. Eu tenho participado de praticamente de todos os eventos no distrito federal e este foi um dos que tinham os melhores assuntos, mas nem por isso foi um dos mais visitados.
O grupo Linuxchix esta de parabéns pela motivação, pela garra de fazer o evento, não é fácil organizar este tipo de coisa... e contem comigo para os próximos encontros!!!”
“Achei muito bem organizado mesmo, o local (IESB) é uma ótima faculdade oferecendo uma infra-estrutura muito boa.
As palestras estavam de alto nível, com palestrantes internacionais e grandes figuras do cenário nacional, com julio, piter, cabelo... Realmente não estava lotado , mas quem curti estava lá.
Entrando em outro mérito, quanto a escolha de Brasília achei muito interessante principalmente pela estratégia do governo em relação ao Software Livre. Sim, existiam pessoas ligadas a diversos minstérios circulando por laaaaa, acho isso positivo não?
Parabens as chiX, evento show de bola mesmo!”
Fui com alguns amigos, um deles pagou antecipado para entrar no evento, porém não recebeu nenhuma confirmação, não sabia sequer se poderia entrar, como não tinha pago cheguei lá e entrei, para meu espanto acabei não tendo que pagar nada, apenas não ganhei camiseta, deviam especificar no site que a entrada é liberada e teria camisetas para vender.
Como a primeira impressão é a que fica a tenda da entrada era da empresa X25, não existia sequer um computador com Linux, tinha apenas um Playstation2 e um microondas, eles davam pipoca e jogavam video-game.
No primeiro dia tinha uma quantidade pequena de pessoas, mas em alguns locais como o curso do Júlio Neves tinha a lotação máxima da sala, em geral as palestras parecem ter sido bem ministradas, mas me pergunto até agora de quem foi a idéia de apresentar a de geologia utilizando Internet Explorer dentro do Windows.
As chix foram um show a parte, ficam em um grupinho isolado e pronto, nem nas poucas coisas interessantes que tinham no evento elas apareciam e por mais incrível que pareça dizem que o evento foi um sucesso, eventos como Install Fest que são feitos apenas com o pessoal aqui do DF costumam ser bem melhores, se é para trazer tanta gente de fora, poderiam ter um mínimo de organização e interesse em fazer um evento de verdade.
Vi que tinha patrocínio do Google, Serpro, Intel, entre outros, mas não vi representantes deles por lá, será que sabem o real fiasco que foi o evento patrocinado por eles ou irão apenas confiar na palavra de quem foi responsável?
Torço para que esse evento tenha sido um fato isolado, que as chix não sejam tão desinteressadas no assunto quanto aparentaram e que por problemas ocultos e que não se repetirão o evento foi o que foi.
Creio que esse post será moderado como Troll, pois aqui no Br-linux as chix são consideradas deusas e acima dos erros, assim fica mais fácil como nos posts em destaque na notícia culpar quem foi no evento e não a organização.