Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Mais análises do openSUSE 10.3: mal-entendidos, passos para a frente e passos para trás

Li no KDEDevelopers o texto "Some openSUSE 10.3 Misconceptions", em que o autor critica algumas análises recentes do openSUSE 10.3, que segundo ele contém mal-entendidos - e ele lamenta, com ironia, que pessoas mal-informadas sejam autorizadas a blogar.

Entre os pontos que ele menciona (e refuta) estão:


  • a ausência de um Live CD (ele diz que não é verdade, o que ocorre é apenas que o Live CD ainda não foi lançado),
  • o fato de o instalador no YaST exigir mais cliques do usuário (outro mal-entendido, segundo ele - o openSUSE simplesmente oferece mais níveis de controle, e o instalador Live - que apenas ainda não foi lançado - oferecerá uma instalação com menos clicks),
  • que o CD único leva a fazer mais de 600MB de downloads durante o processo de instalação (outro erro: na verdade ele tem um desktop bem completo, mas a opção de habilitar os repositórios on-line vem ativada por default, e se você desejar uma instalação rápida ou que não seja inchada, basta desativá-la),
  • que o openSUSE 10.3 é inchado (mais uma inverdade: segundo ele, a versão 10.3 é a mais magra de todas as versões recentes do sistema.


Consta que a grande dica para quem quer instalar um conjunto maior de pacotes sem recorrer a tantos downloads dos repositórios durante o processo de instalação é usar a imagem de DVD, e não a de CD. Parece bastante claro, até mesmo óbvio, mas fica a sugestão mesmo assim, para evitar casos como o relatado abaixo.

No artigo openSUSE 10.3: one step forward, two steps back conta a saga das tentativas de instalação do openSUSE 10.3 por seu autor, que primeiro fez o download do CD único do KDE, e ao instalar percebeu que a opção de baixar software dos repositórias estava ativada por default e não pediu confirmação antes de começar a montar as listas de softwares selecionados para fazer download da Internet.

E ao final do processo de download de 2,2GB, exibiu uma mensagem de erro sobre a instalação de pacotes, motivando-o a começar de novo, mas desta vez desativando a opção dos repositórios. Segundo ele, mesmo assim houve downloads, e novamente deu erro no final.

Aí ele optou por fazer download do CD único da versão com GNOME - que foi a recomendada em outra análise publicada anteriormente aqui no BR-Linux, desativou a opção dos repositórios, e desta vez tudo funcionou. Ele deixou a análise da distribuição para fazer outro dia, mas se sentiu motivado o suficiente para escrever sobre sua experiência com o processo de instalação.

Saiba mais (kdedevelopers.org).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de edempoa
Eu instalei ele aqui com o: Eu instalei ele aqui com o CD do KDE e as unicas coisas que ele baixou foram o Java e o Flash. Duas coisas que eu considero essenciais para um desktop, mas concordo que ele poderia dar mais opções, por outro lado mais opções significam mais cliques que é uma das reclamações feitas, então só me resta acreditar que este é mais um caso em que, de qualquer maneira, não seria possível mesmo agradar todo mundo hehe

Mas quanto ao autor desta critica, não entendi qual é a dele, se as coisas ainda vão ser lançadas então é óbvio que não estão disponíveis (duh).


Comentário de Xis
Realmente o pessoal que quer: Realmente o pessoal que quer fazer uma análise do sistema operacional deveria pelo menos ler as telas de instalação, e não clicar em next-next-next.

Eu efetuei instalações do 10.3 com os dois CD's únicos (KDE e GNOME), e a instalação de ambos são iguais. Em ambos, não instalei repositórios e nenhum pacote durante a instalação, que ocorreu em 17 minutos, ocupando 1.3GB de espaço em disco, com um desktop completo. E a instalação acabou. Nada de 2,2GB de download.

E quanto ao sistema de pacotes, a libzypp está MUITO (mas MUITO mesmo) melhor.


Comentário de adilsonoc
OpenSuse 10.3: Eu instalei no meu Acer 5601 e nao tive problema nenhum. Baixei o DVD por P2P, queimei, fui clicando next-next-next, terminada instalacao procurei no google "suse 10.3 ati", cliquei mais umas 4 vezes, Ctrl + Alt + Backspace, pronto. Tudo funcionando, inclusive minha placa de video ATI.
Sou um usuario do Suse desde a versao 8 e essa me impressionou, tanto pelas opcoes de software como compatibilidde de hardwae.
Foi mais facil que instalar o Windows...
Comentário de Victor Schulz
Aqui instalei tranquilamente: Aqui instalei tranquilamente com o cd do gnome. Realmente caso sejam habilitados os repositorios ele baixa uma quantidade significativa de pacotes, mas bem longe dos 2GB citados. O curioso é que ao baixar os pacotes é informado o tamanho final do pacote rpm depois de instalado, e não o tamanho real do download. Aqui foi preciso quase 1GB, mas pelo tempo julgo que foram pouco mais de 500MB de download.
Problema só com os drivers da ATI, tive que instalar a última versão para que funcionasse adequadamente.
Comentário de Sandro Venezuela
Instalação em Português: Quem instalou em português com interface KDE também percebeu que alguns nomes no menu estão em inglês? Se sim, como eu, existe alguma solução para isto?

Obrigado,
Sandro

--
O Futuro é Aberto. Use Linux.
Comentário de Victor Schulz
boa pergunta... aqui na: boa pergunta... aqui na versão gnome tem alguns menus em inglês também... seria bom uma tradução completa mesmo
Comentário de Luiz Ribeiro
Pensar antes de falar: Estas análises apressadas são o fim da picada. Instalei o Suse 10.3 com a distribuição KDE e não tive nenhuma problema com a instalação. É claro que fiquei atento nas opções que eram apresentadas na instalação. Sempre faço isto em todas as instalações que fiz (Linux ou Windows). Agora se o sujeito faz uma cag..... a culpa não é da distribuição e sim da sua falta de atenção.

Comentário de Luiz Ribeiro
Menu em inglês: Mesmo após a instalação da tradução do kde (kde-i18...) para o brasileiro o menu principal continuou em inglês. Então eu abri o editor de menu e fiz a tradução à mão. Em seguina instalei um pacote e este foi inserido corretamente dentro da opção de menu.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004