Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Mais 2 relatos do CONISLI 2006

Enquanto o relato oficial não chega, vamos ajudando a divulgar os esforços do público e dos palestrantes presentes para compartilhar com toda a comunidade as suas impressões sobre o CONISLI, realizado no final da semana passada em São Paulo.


“Publiquei em meu blog, com um certo atraso, relato do primeiro dia do Conisli (Congresso Internacional de Software Livre) que aconteceu em São Paulo nos dias 03 á 05 de novembro de 2006. O relato foi feito de maneira bem pessoal e informal, mas acredito que possa dar uma visão legal do evento a aqueles que não puderam estar presentes.”


Enviado por Denis Brandl (denisbrΘgmail·com) - referência.

Veja abaixo também a íntegra do relato enviado pela Doctumtec sobre o evento e a participação do Muriqui Linux nele.




“Quarta edição do Congresso Internacional do Software Livre reuniu uma equipe de peso para discutir temas importantes para o movimento Linux. O diretor de tecnologia da DoctumTec, Ulisses Leitão, explicitou a parceria MEC e Muriqui Linux, que consiste no projeto de implantação do Linux Educacional

Programação diversificada, palestrantes de renome e mais de 1500 congressistas fizeram a diferença no 4° Congresso Internacional de Software Livre (Conisli), que aconteceu dos dias 03 a 05 de novembro, no Palácio de Convenções do Anhembi, em São Paulo. O evento se consolida como um importante palco de debate sobre o software livre em âmbito nacional e internacional. (Acompanhe a cobertura completa com fotos e vídeos no site www.muriquilinux.com.br)

O primeiro dia foi marcado pela abertura oficial do evento, que contou com a participação do ex-presidente do ITI, Sérgio Amadeu, que assumiu o papel de mestre de cerimônia. Os primeiros pronunciamentos chamaram a atenção para o movimento “Salve a internet”, com a divulgação do site www.savetheinternet.com. Na ocasião, refletiu-se sobre a polêmica em torno da discussão da internet 2.0 e o controle inapropriado de fluxo da rede.

Também estiveram presentes no cerimonial de abertura o idealizador do Conisli e presidente do IDEPES, Ralf Braga; o representante do Ministério da Ciência e Tecnologia, Antenor Cesar Corrêa; o deputado estadual, Simão Pedro; o representante da Celepar, Julian Carlo Fagotti; o representante da Segula Portugal, Marco Lima; o presidente da Serpro, Sérgio Rosa, o sócio e consultor de marketing da empresa LocaWeb, Renato Weiner.

Durante a vasta programação dividida em palestras, tutoriais e minicursos, muitos estudiosos, cientistas da computação, líderes do movimento livre e diversas comunidades puderam trocar experiências com os congressitas. Espaço para a discussão técnica, prática e mercadológica, propiciando um conteúdo diversificado e factual.

Convidados internacionais também dividiram experiências com os brasileiros do movimento livre. Destaque para David Fetter, um dos principais desenvolvedores do banco de dados PostgreSQL e Kenneth Westerback, do OpenBSD 4.0.

MURIQUI LINUX também é destaque no Conisli 2006

Em meio a tantas novidades e a um conteúdo vasto, de qualidade na abordagem dos temas envoltos por tecnologia e software livre, o Conisli 2006 também abordou o sucesso do sistema operacional Muriqui Linux e sua importante parceria na idealização do Linux Educacional do MEC.

No segundo dia de evento, o diretor de tecnologia da DoctumTec e coordenador geral do projeto Muriqui Linux, Ulisses Leitão, ministrou palestra explicitando a parceria firmada entre o Ministério da Educação e Cultura (MEC), DoctumTec – Muriqui Linux e Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).

Em 60 minutos de explanação, o diretor destacou a importância do projeto para a adesão nacional ao Software Livre e sua utilização na inclusão digital, apresentando alguns dos diferenciais da distribuição e as diretrizes do projeto Muriqui.

Os inúmeros recursos e funcionalidades da distribuição despertaram a atenção dos congressistas. As metas de continuidade de desenvolvimento traçadas e objetivadas na versão 1.4 foram destaque, como o suporte a webcam, a montagem automática de mídias removíveis, facilidade de reconhecimento de hardware, implementação do CD de aplicativos adicionais Muriqui Linux, o trabalho constante de tradução de documentação e elaboração de tutoriais, como a implantação da Central de Ajuda Muriqui Linux e criação das aulas multimídia, reafirmando o foco da distro em criar um ambiente de aprendizado eficaz.

O diretor de tecnologia também adiantou os esforços atuais voltados para a documentação, tradução e adaptações aos aplicativos de editoria, em especial as ferramentas de edição de imagem, som e vídeo e para o aprimoramento do conteúdo educacional, de forma a atender satisfatoriamente o setor da educação.

4° Congresso Internacional do Software Livre - CONISLI
COBERTURA ESPECIAL CONISLI

Acompanhe as entrevistas especiais realizadas pelo diretor de tecnologia da DoctumTec e coordenador geral do projeto Muriqui Linux, Ulisses Leitão. Os depoimentos foram colhidos no dia 03 e 04 de novembro. O conteúdo completo dos vídeos será exibido em um programa da cidade de Caratinga, Minas Gerais, o TV SHOP, que possui um quadro exclusivo para abordagem do Software Livre. Acesse o site www.muriquilinux.com.br e assista aos vídeos especiais e fotos.”


Enviado por Raquel Borsari (decomtecΘdoctum·com·br) - referência.

BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004