“Publiquei em meu blog, com um certo atraso, relato do primeiro dia do Conisli (Congresso Internacional de Software Livre) que aconteceu em São Paulo nos dias 03 á 05 de novembro de 2006. O relato foi feito de maneira bem pessoal e informal, mas acredito que possa dar uma visão legal do evento a aqueles que não puderam estar presentes.”
“Quarta edição do Congresso Internacional do Software Livre reuniu uma equipe de peso para discutir temas importantes para o movimento Linux. O diretor de tecnologia da DoctumTec, Ulisses Leitão, explicitou a parceria MEC e Muriqui Linux, que consiste no projeto de implantação do Linux Educacional
Programação diversificada, palestrantes de renome e mais de 1500 congressistas fizeram a diferença no 4° Congresso Internacional de Software Livre (Conisli), que aconteceu dos dias 03 a 05 de novembro, no Palácio de Convenções do Anhembi, em São Paulo. O evento se consolida como um importante palco de debate sobre o software livre em âmbito nacional e internacional. (Acompanhe a cobertura completa com fotos e vídeos no site www.muriquilinux.com.br)
O primeiro dia foi marcado pela abertura oficial do evento, que contou com a participação do ex-presidente do ITI, Sérgio Amadeu, que assumiu o papel de mestre de cerimônia. Os primeiros pronunciamentos chamaram a atenção para o movimento Salve a internet, com a divulgação do site www.savetheinternet.com. Na ocasião, refletiu-se sobre a polêmica em torno da discussão da internet 2.0 e o controle inapropriado de fluxo da rede.
Também estiveram presentes no cerimonial de abertura o idealizador do Conisli e presidente do IDEPES, Ralf Braga; o representante do Ministério da Ciência e Tecnologia, Antenor Cesar Corrêa; o deputado estadual, Simão Pedro; o representante da Celepar, Julian Carlo Fagotti; o representante da Segula Portugal, Marco Lima; o presidente da Serpro, Sérgio Rosa, o sócio e consultor de marketing da empresa LocaWeb, Renato Weiner.
Durante a vasta programação dividida em palestras, tutoriais e minicursos, muitos estudiosos, cientistas da computação, líderes do movimento livre e diversas comunidades puderam trocar experiências com os congressitas. Espaço para a discussão técnica, prática e mercadológica, propiciando um conteúdo diversificado e factual.
Convidados internacionais também dividiram experiências com os brasileiros do movimento livre. Destaque para David Fetter, um dos principais desenvolvedores do banco de dados PostgreSQL e Kenneth Westerback, do OpenBSD 4.0.
MURIQUI LINUX também é destaque no Conisli 2006
Em meio a tantas novidades e a um conteúdo vasto, de qualidade na abordagem dos temas envoltos por tecnologia e software livre, o Conisli 2006 também abordou o sucesso do sistema operacional Muriqui Linux e sua importante parceria na idealização do Linux Educacional do MEC.
No segundo dia de evento, o diretor de tecnologia da DoctumTec e coordenador geral do projeto Muriqui Linux, Ulisses Leitão, ministrou palestra explicitando a parceria firmada entre o Ministério da Educação e Cultura (MEC), DoctumTec Muriqui Linux e Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).
Em 60 minutos de explanação, o diretor destacou a importância do projeto para a adesão nacional ao Software Livre e sua utilização na inclusão digital, apresentando alguns dos diferenciais da distribuição e as diretrizes do projeto Muriqui.
Os inúmeros recursos e funcionalidades da distribuição despertaram a atenção dos congressistas. As metas de continuidade de desenvolvimento traçadas e objetivadas na versão 1.4 foram destaque, como o suporte a webcam, a montagem automática de mídias removíveis, facilidade de reconhecimento de hardware, implementação do CD de aplicativos adicionais Muriqui Linux, o trabalho constante de tradução de documentação e elaboração de tutoriais, como a implantação da Central de Ajuda Muriqui Linux e criação das aulas multimídia, reafirmando o foco da distro em criar um ambiente de aprendizado eficaz.
O diretor de tecnologia também adiantou os esforços atuais voltados para a documentação, tradução e adaptações aos aplicativos de editoria, em especial as ferramentas de edição de imagem, som e vídeo e para o aprimoramento do conteúdo educacional, de forma a atender satisfatoriamente o setor da educação.
4° Congresso Internacional do Software Livre - CONISLI
COBERTURA ESPECIAL CONISLI
Acompanhe as entrevistas especiais realizadas pelo diretor de tecnologia da DoctumTec e coordenador geral do projeto Muriqui Linux, Ulisses Leitão. Os depoimentos foram colhidos no dia 03 e 04 de novembro. O conteúdo completo dos vídeos será exibido em um programa da cidade de Caratinga, Minas Gerais, o TV SHOP, que possui um quadro exclusivo para abordagem do Software Livre. Acesse o site www.muriquilinux.com.br e assista aos vídeos especiais e fotos.”