Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

LinuxWorld Brasil - Jon “Maddog” Hall: ameaça do Linux à MS é certa como o nascer do sol


“Uma das figuras mais conhecidas do mundo do software livre, Jon “Maddog" Hall é diretor executivo do Linux International, organização sem fins lucrativos de companhias que apóiam e promovem o uso de sistema operacional Linux.

Presença confirmada no LinuxWorld Conference & Expo, que acontece a partir desta terça-feira (23/05), em São Paulo, Maddog – como prefere ser chamado – falou com exclusividade ao IDG Now! sobre temas como a abertura do código-fonte da linguagem Java pela Sun e classificou como “tão certa como o nascer do sol” a ameaça do código aberto à supremacia da Microsoft.
” Veja o texto completo em IDG Now! - Jon “Maddog” Hall: ameaça do Linux à MS é certa como o nascer do sol. O leitor Carlos Alberto Lopes também enviou link para este texto.

Selecionei alguns trechos da entrevista:


IDG Now! - Você acredita que o código aberto ameaça a supremacia da Microsoft?

Maddog - Eu acredito que o sol vai nascer amanhã de manhã? Eu acredito que o software livre é inevitável, e venho dizendo isso desde quando me encontrei com Linus [Torvalds, criador do Linux] pela primeira vez. Observe também que o software livre e de código aberto existe desde 1969, mas o chamávamos apenas de “software” naquela época.

IDG Now! - Quais são as diferenças que existem no processo de desenvolvimento de uma aplicação de código aberto e uma aplicação proprietária?

Maddog - As aplicações proprietárias são desenvolvidas sob as restrições fiscais e de tempo de uma corporação. A companhia tem de lucrar, portanto só está disposta a investir uma certa quantidade de dinheiro nas funcionalidades que o cliente está querendo comprar. O Linux também foi portado para hardwares que grande parte dos gerentes de produtos não aprovaria, devido ao número restrito de unidades existentes no mercado.

Mas o desenvolvimento de software livre não é restrito a “termos fiscais”, e pode portanto viabilizar projetos como retirar o kernel e redesenhar o subsistema de I/O como foi feito no kernel 2.6. Aplicações proprietárias também podem ser lançadas “antes do tempo” para aproveitar lançamentos de hardware, lucros trimestrais, e outras “demandas corporativas”. Desenvolvedores de software livre lançam produtos quando eles estão “prontos”. As pessoas que precisarem do software antes disso saberão que estão usando uma versão Alpha ou Beta do código e podem atualizá-lo para as novas funções se assim precisarem. Essas são algumas das vantagens do software livre e de código aberto.

Aplicações proprietárias, em geral, são desenvolvidas atrás de portas e janelas trancadas, portanto você não pode saber como elas foram desenvolvidas. Aplicações de software livre e de código aberto são planejadas, implementadas e entregues em um ambiente onde as pessoas podem ver e opinar sobre as trocas realizadas, como também pegar códigos intermediários para testar. Isso faz com que as aplicações estejam estáveis quando lançadas.

IDG Now! - Que recursos serão exigidos nos futuros sistemas operacionais dos próximos anos – considerando aspectos como a mobilidade, a convergência e o entretenimento? Qual é o roadmap para tais recursos nos sistemas operacionais livres?

Maddog - O software livre é desenvolvido porque alguém precisa de uma funcionalidade específica. Portanto é difícil prever quando uma certa funcionalidade vai aparecer a menos que alguém esteja disposto a entrar com o trabalho para desenvolver uma determinada porção de código.

No entanto, à medida que mais e mais pessoas entram na comunidade de código aberto, essas funções aparecerão com maior rapidez. Acho que estarão prontas “nos próximos anos”.

IDG Now! - O que você acha da migração de recursos do sistema operacional para o ambiente web?

Maddog -Embora a web seja muito importante, ainda há muitos lugares no mundo em que a conexão rápida ainda é muito cara ou não está disponível. Esses locais precisam de recursos voltados a dektop (ou palmtop).

Além disso, não estou certo de que os modelos financeiros para serviços de computação via web que suportem um número amplo de usuários estejam maduros, bem como as questões de segurança. Afinal de contas, se o governo norte-americano pode fazer com que as empresas passem informações para ele em segredo, por que alguém deveria confiar em aplicações baseadas em web para aplicações de missão crítica e informações sensíveis?


Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Penetro
Discordo em alguns pontos: Concordo que o SL tem se desenvolvido sem preocupações em relação "às restrições fiscais e de tempo de uma corporação", mas à medida em que o SL vai sendo absorvido (no sentido de se tornar modelo e desenvolvimento) pelas corporações, é de se esperar que ele "sofra dos mesmos males", pois o paradigma de "prazo x qualidade" não é característica do modelo de software, e sim do modelo de administração de uma empresa. Os acionistas vão continuar a querer seus lucros, e para isso vão querer que os prazos sejam cumpridos, mesmo que isso signifique perda de funcionalidades e/ou de qualidade.

Ainda que um dia as empresas sintonizem seu modelo de gestão com o modelo de desenvolvimento do SL, vai haver um período de transição onde a grande vantagem do SL será o código aberto e uma licença permita a qualquer um modificá-lo. E tais "defeitos" oriundos de decisões corporativas poderão ser corrigidos.

importante: estou falando apenas do SL produzido por corporações!!


[]s
Penetro

BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004