IDG Now! - Você acha que o modelo open source ameaça a supremacia da Microsoft no mercado?
Hilf - O código aberto é fundamentalmente um fenômeno de desenvolvedores; criado por desenvolvedores para desenvolvedores. O modelo de desenvolvimento da Microsoft segue um processo rigoroso e coordenado que passa primeiro por entender as necessidades do usuário e agrupar suas demandas, depois arquitetar e desenhar um produto que atenda essas necessidades. Só então ocorre o desenvolvimento do núcleo, seguido por garantia de testes e qualidade, suporte e engenharia estruturada por toda a vida daquele produto. Construir softwares que constantemente oferece valor e resolve problemas reais requer análise e conhecimento profundo do cliente.
IDG Now! - Quais são as diferenças entre o processo de criação de aplicativos na Microsoft e na comunidade de código aberto?
Hilf - Em alguns aspectos, o processo de desenvolvimento da Microsoft e até os processos de comunidade internos é similar ao da comunidade de código aberto. As principais diferenças, como apontei anteriormente, estão no comprometimento da arquitetura e do suporte. A Microsoft desenvolve seus softwares com o cliente em mente. Esse modelo de desenvolvimento cria alguns requisitos no sistema e cria algumas complexidades no design - desde garantir que cada aplicação e cada recurso interajam de forma natural até assegurar compatibilidade retroativa e usabilidade de periféricos. Isto toma um tempo enorme para testar e retestar o produto diante destas variáveis. Compare isso ao processo de desenvolver com o desenvolvedor em mente, abordagem de grande parte dos projetos de código aberto, e você tem uma diferença fundamental de abordagem ao problema... e de arquitetura de desenvolvimento. Em termos de cultura, no entanto, o desenvolvedor Microsoft como o de
senvolvedor open source, mergulha de cabeça e quer conhecer a tecnologia, tentar novas abordagens e contribuir para seu projeto. Neste aspecto, as comunidades são bastante similares.
IDG Now! - Qual o propósito do seu trabalho na Microsoft?
Hilf - Sou o gerente geral de estratégia de plataformas na Microsoft Corporation e eu direciono nossos esforços de estratégia de plataformas na companhia. Um dos principais elementos do meu papel é dar à empresa uma visão clara do software de código aberto. Antes de entrar para a Microsoft, eu era arquiteto corporativo sênior na IBM onde também ajudei a liderar a estratégia de tecnologia Linux para um grupo focado em mercados emergentes. A Microsoft tinha um interesse em entender e aprender sobre software de código aberto, incluindo Linux, e eles me trouxeram justamente pra isso. Atualmente eu supervisiono um grupo que examina como as dinâmicas de mercado em transformação estão criando oportunidades tanto para nós aprendermos quanto para competir melhor com as ofertas do Linux e do código aberto.
"um grupo que examina como as dinâmicas de mercado em transformação estão criando oportunidades tanto para nós aprendermos quanto para competir melhor com as ofertas do Linux e do código aberto."