Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Linux nos sistemas das lotéricas da CEF

Não posso deixar de relatar algo que acabei de presenciar. Fui à lotérica, fazer o pagamento da minha faculdade, e reparei que os PDVs foram trocados de ontem pra hoje. Reparei, também, que as meninas estavam quase matando os aparelhos, pois agora é digitado no touchscreen. Me chamou a atenção, e eu comecei a sapear. Um deles, ao fundo, ainda estava em processo de montagem. E, como eu tinha ainda outro bloquinho de contas para efetuar o pagamento, me distraí olhando pro lado. A máquina da atendente do meu lado estava bootando. De repente eu só vi um Sr. Tux me cumprimentando, com um BootSplash da Diebold e alguma outra coisa - que eu não identifiquei. O Splash estava em verbose mode. Com enorme alegria, vi o sistema inicializando!

O aparelho bootou, a atendente do meu lado teclou o usuario e senha dela (eu vi a senha, mas não falo qual é 8^) e o aparelho entrou em operação. A interface gráfica, em parte, lembra bastante o FluxBox. Bem intuitiva, touchscreen, cores bem nítidas... Tudo de primeira! Perguntei para a moça que sempre me atende (a que passava as minhas contas), e ela disse que todas as lotéricas estão em processo de atualização de equipamento para outros iguais à aqueles. Ou seja: Pingüim em todas elas! Mais uma vitória pra nós!
” A nota foi enviada por Lucas Tim (linuxhelperΘGmail·com).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de nemesis
fantástico!: é o tipo de aplicação perfeita para Linux.

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Luciano Antonio Costa
Mudança: São máquinas rodando o Libertas, uma customização do Debian, e a aplicação é em Java.
Este ano será trocada todas as máquinas GETCH das lotérias, o que vai dar entorno de 25.000 máquinas Linux.
Na verdade tudo isso é uma grande vitória, pois além de rodar em Linux, a retirada da multinacional GETCH dessa área, permite que não mais divisas sejam mandadas para fora, bem como o conhecimento gerado se mantenha aqui!

Comentário de Samuel Rios Carvalho
Linux é perfeito pra todas: Linux é perfeito pra todas as aplicações. Menos se vc deseja exibir uma tela azul de erro. hauahauah.
Comentário de Jedipinguim
Nem tudo ainda é perfeito: Esta implantação esta gerando grandes problemas. Muita demora e cai o sistema varias vezes.
Esta é uma grande vitoria do Linux, mas ainda há muito o evoluir nesta implantação.
Sei como é dificil uma migração, e quando ficar tudo pronto vai ficar 100%.
Comentário de Isaac S. Dias
Eu já vi o Linux numa farmácia: Eu já vi o caixa de uma farmácia aqui do RJ, chamada Drogaria Popular, usando o Linux também, mas não sei qual era a distro.
Comentário de timm
Detalhe é que o meu nome é: Detalhe é que o meu nome é com dois M... Lucas TiMM e não Lucas TiM, mas tudo bem... :D
Comentário de brain
tudo bem :): quer dizer que você digitou errado seu sobrenome quando preencheu o formulário de envio da notícia? :-)
Comentário de nemesis
segundo nosso amigo aí em cima...: "Muita demora e cai o sistema varias vezes"

...a culpa seria da aplicação escrita em java... ;)

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Vandrei
Nossa, é bom saber que o: Nossa, é bom saber que o Linux não é mais tão olhado com desconfiança e as pessoas confiam mais no sistema, esta notícia é uma prova disso :)
Comentário de Daniel_
Não nos empolguemos tanto....: Eu já sabia da troca de sistema, mas não sabia que seria linux.

Realmente tem havido muitas reclamações. O caso é que o sistema está sendo trocado meio as pressas. O nome GTech nao é lembra alguma coisa ?

Pois é, ela está no centro dos muitos escandalos que foram descobertos ano passad, se nao me engano. O sistema está sendo trocado um pouco na urgencia para retirar essa empresa do controle, pois teria ganho a concorrencia de forma ilegal.

De qualquer forma, que bom que agora é linux. Só espero que pelo sistema estar sendo posto meio as pressas, não venha algum FUD dizendo que está caindo pq é linux. É bem possível aparecer alguma notinha assim, ou mais uma reportagem na Veja :)

Abraço.
Comentário de cenoura
problemas: Eu já vi máquinas com Linux na lotérica no térreo do prédio onde trabalho, ficou legal, mas com esses problemas de instabilidade já tem muuuuita gente reclamando e eu por duas vezes não pude jogar na mega sena devido ao sistema estar fora do ar (ficar rico trabalhando está difícil, quem sabe ganhando numa loteria :).
Seria servidores mal dimensionados para o volume de dados que as lotéricas geram/trafegam ?


--
Gustavo Picoloto
http://cenoura.homelinux.com
Comentário de Manoel Pinho
Diebold Procomp: Mas quem está fazendo esse novo sistema não é a GTech, mas a Diebold Procomp

http://www.diebold.com.br/defaultproc.asp

Ela venceu a licitação em parceria com o Bradesco

http://www.procomp.com.br/pressRel.asp?id=30

A americana Diebold comprou 100% das ações da brasileira Procomp em outubro de 1999.

Essa página dá um pouco mais de detalhes sobre essas máquinas novas da loteria e tem até foto delas (Augusto, seria legal usar a foto para a notícia):

http://www1.caixa.gov.br/popup/Licita_loterias/Seguranca_Transicao/index.asp

Procurando no google achei esse trabalho

http://www.linux.ime.usp.br/~cef/mac499-04/monografias/giuliano/projeto.htm

e parece que eles usam linux e Java para outros projetos como automação bancária também.


------------------------------
Participe (finalmente inaugurado):

Comunidade de Usuários do Mandriva Linux no Brasil
http://mandrivabrasil.org

Comentário de ruivo
A GTech é a empresa que: A GTech é a empresa que cuidava dos sitemas ANTES disso tudo. Com todos os problemas que eles tiveram por escândalos, querem expurgá-lo o mais rápido possível.
Comentário de Alguem da CEF
A culpa não é da Estação: Por conhecimento de causa (sou da CEF, da tecnologia e não posso dizer mais nada), a culpa não é da estação, chamada de TFL (Terminal Financeiro Lotérico), tanto na parte do sistema quanto na parte da aplicação Java. Isso já ficou comprovado nos testes. E é o Libertas mesmo, customizado para o TFL, com drivers especiais para o touchscreen, leitor de cartelas e cupons, emissor de cupons e leitor de código de barras.

Claro, de uma hora para outra não vamos aparecer com um sistema de loterias completamente perfeito, a GTECH demorou muitos anos para aperfeiçoar o sistema dela e ainda não está nem perto de perfeito. Mas estamos muito perto de estabilizar o sistema. A cada dia está um pouco melhor, mais otimizado, com menos quedas e problemas de performance. Vai ficar perfeito? Não sei, tem algumas coisas a arrumar com a evolução do sistema mas já está bemmelhor que nos primeiros dias.

Além disso todas as unidades lotéricas estavam acostumadas com um sistema que usaram por muitos anos. Não acham que a resistência a mudança ia deixar de aparecer, certo? A maioria reclama que a máquina é diferente da outra, simplesmente. Não que é mais difícil, pior etc. É apenas porque é diferente.

Para vocês terem noção de quão difícil é fazer loterias, sabiam que existem menos de meia dúzia de empresas no mundo (incluindo a Caixa) que fazem loterias? Que a GTECH é uma delas não só no Brasil mas na Europa e um monte de outros lugares? É um mercado competitivo e acirrado. E difícil.

Mais uma vez estamos mostrando ao mundo que somos capazes. Com escolhas certas e algumas erradas mas estamos aprendendo e fazendo. o TSE também mostrou isso com a urna eletrônica que os outros países tentam copiar e não dão conta. Fazem umas urnas com a segurança mais furada que peneira e dizem que fizeram algo superior. Mas isso é uma outra história.
Comentário de ricardomoc
Alguns detalhes...: o problema conheço bem pois estou lá dentro. Na realidade, como a Caixa é uma empresa pública, não pode adquirir nada sem licitação, a tal lei 8666. E como necessita de dois procedimentos diferentes (hardware e transmissão de dados), teve que fazer duas licitações: uma para fornecimento do hardware (o software é desenvolvido em conjunto com a Caixa) e a transmissão de dados. Quem venceu a licitação para o hardware foi realmente a Diebold, antes Procomp, e a transmissão de dados foi outra empresa que não me lembro o nome agora. No momento, o que ocorre é a adequação do sistema, pois todas as transações que eram efetivadas nas máquinas da Gtech (servidores) agora se processa no grande porte da Caixa. Junto com dezenas de outras aplicações inerentes a um banco do tamanho da Caixa. Para se ter idéia, só o FGTS possui o maior banco de dados da América (se não me engano, do mundo). Porém, o problema não está no processamento, mas na transmissão. A empresa que ganhou a licitação tem prazo legal para resolver o problema, portanto, temos que aguardar.
Quanto à utilização do Linux, foi realmente exigência da Caixa, pois é do Governo Federal, e esse é um passo rumo ao controle da tecnologia dentro do Governo, onde a Caixa também tem o seu núcleo de técnicos trabalhando com o pinguim. E, podem acreditar, em uma eventual vitória do governo Lula para o próximo exercício, a tendência é se consolidar esse trabalho. Muita coisa está sendo feita dentro da Caixa, mas não esperem informações na mídia. Tudo será feito com muito critério, pois ainda dependemos (e muito) das aplicações para Windows. A mudança será feita, com certeza, e a diretora da área de tecnologia, Clarice Coppeti, está empenhada nesta tarefa.
Comentário de Alexandre Figueiredo
Legal!: Eu tive a oportunidade de participar das primeiras especificações de segurança do projeto.

O Linux realmente já seria perfeito. E olha que naquela época o Ubuntu 4.10 nem tinha saído.
Para se ter ideia, eles queriam criptografia de file system e antivírus, imagina a grana que ia ser...

A aplicação é toda Java, muito bem feita - ao menos graficamente - e estavam ajustando a performance dela.

Gosto de ver o Linux sendo usado assim...

Isso é Get the Facts!
Comentário de Manoel Pinho
Legal: Legal saber disso. O curioso é que a mesma empresa Diebold fez as urnas eletrônicas de votação nos EUA e parte das urnas brasileiras

http://br.geocities.com/hfmlacerda/softwarelivre/urnas-e.html

e usou Windows CE.

Garanto que se o PSDB estivesse no governo os terminais da Caixa estariam usando windows CE ou Windows XP starter edition e tudo seria programado em .Net :-)))


------------------------------
Participe (finalmente inaugurado):

Comunidade de Usuários do Mandriva Linux no Brasil
http://mandrivabrasil.org

Comentário de João Almeida
Linux nas lotéricas: Pessoal, tive a oportunidade tbm de ver ontem(12/06), aqui nas lotéricas no interior de Pernambuco( Belo Jardim), o funcionamento dos belos terminais com Linux. Interroguei a atendente sobre a parte operacional e ela afirmou que ficou bem mais fácil a operação.
Alguem tem dúvida se este é um caminho sem volta?

BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004