Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Lobby pró-DRM no Brasil já atua no segmento da TV Digital


“Trecho da matéria "Estúdios querem TV digital "protegida"", publicada nesta terça-feira pela Folha de São Paulo:

Os estúdios de Hollywood estão se preparando para combater a pirataria no Brasil em uma nova frente: a TV digital. O presidente da MPAA (Motion Picture Association of America, que reúne os seis maiores estúdios dos EUA), Bob Pisano, disse que a associação está conversando com emissoras de TV, como Globo e SBT, e com possíveis fabricantes da "set-top box" (caixinha de conversão, que permitirá ver TV digital em televisores normais) para evitar que o sinal digital fique desprotegido. Pela avaliação da MPAA, os produtores de conteúdo, como os estúdios, podem até mesmo parar de vender conteúdo às TVs brasileiras se não houver codificação do sinal para evitar a pirataria. "Nós não favorecemos um ou outro padrão da TV digital. Estamos preocupados com a proteção do conteúdo. Sem a proteção, qualquer um com um computador se torna um retransmissor internacional", disse Pisano.”


Enviado por Rafael Spoladore - referência.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Bruno Laturner
"Nós não favorecemos um ou:
"Nós não favorecemos um ou outro padrão da TV digital. Estamos preocupados com a proteção do conteúdo. Sem a proteção, qualquer um com um computador se torna um retransmissor internacional", disse Pisano.


Se essa proteção continuar como ela vem sendo nesses últimos anos, trivial, estática e ineficaz, não dou muitas esperanças.

---------------
CTRL+C, CTRL+V: A melhor ferramenta de programação criada pelo homem.
AjudaLinux Wiki
Comentário de popolony2k
Verdade seja dita....: ....se querem proteger contra pirataria estão certos, pois pirataria é crime.

Leidson C.A.F (Popolon Y2k)
PlanetaMessenger.org (Java Universal Messenger)
Comentário de leonardo_lopes
Felizmente os fins não: Felizmente os fins não justificam os meios.

"Be realistic, ask for the impossible."
Leonardo Lopes Pereira
Comentário de popolony2k
Concordo....: ....com você, mas é necessário sim controlar o direito daquilo que eles produzem pois senão fica inviável a produção de qualquer produto.

Infelizmente pessoas, o brasileiro em particular pois estamos aqui e sabvemos como é, são muito propensas a piratear seja um DVD, um CD, Software ou qualquer coisa que seja copiável, mas sem dúvida isso é crime e precisa ser combatido.

Mas isso é um alerta para a indústria de maneira geral que quer lucros na estratosfera e com isso cobram valores exorbitantes por seus produtos que diga-se de passagem poderia ser bem mais em conta.

Esse tipo de revolução sempre leva a uma evolução e estamos vivenciando tudo isso em nosso tempo, ainda bem.


Leidson C.A.F (Popolon Y2k)
PlanetaMessenger.org (Java Universal Messenger)
Comentário de Roberto Valle
Aleluia !: Vão parar de vender aqueles lixos que gostam de empurrar goela abaixo ? QUe beleza, ótimo para a fomentação da produção nacional. Quem dera que nós EXPORTÁSSEMOS mais cultura ao invés de comprar os lixos que eles vendem...
Comentário de santo
Eles estão certissimos: Proteger as produções digitais propietarias contra a pirataria e a livre distribuição é um direitos de seus autores, sem falar que é um favor a "cultura livre" em geral, por que assim fica claro o que é um produto empacotado feito pra levar seu dinheiro e o que é uma contribuição para a melhoria da vida de todos, sem falar que torcer o nariz para tecnologias que proibem copias de material de é tampar o sol com peneira por que de qualquer jeitos estes materiais estão protegidos legalmente por suas patentes e direitos autorais que torna qualquer reprodução não autorizada ilegal, quem distribui este material faz um favor os autores por que faz propaganda de graça e o pior quando é pego ainda tem que pagar para os autores pelo "prejuizo", para mim pirataria é imoral e em caso nenhum se justifica
Comentário de Copernico Vespucio
Conteúdo Livre: Quem produz conteúdo tem direito de determinar como quer distribuí-lo.

Quem consome conteúdo tem o direito de determinar como quer adquirir.

Se os atuais produtores de conteúdo não estão de acordo com a forma como desejamos consumí-lo, já não é sem tempo de começar a produzir também conteúdo livre. E receptores soberanos.
Comentário de popolony2k
Clareza, meu caro.....: ...vou citar você de novo, e te fazer uma pergunta.

"Quem consome conteúdo tem o direito de determinar como quer adquirir."

Isso significa direito de comprar um CD bucaneiro de 1 real na banquinha da esquina ???

Leidson C.A.F (Popolon Y2k)
PlanetaMessenger.org (Java Universal Messenger)
Politics is showbiz for ugly people !
Comentário de vmedina
Defina...: ... "receptores soberanos"?

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de mvnascimento
O que quer dizer isso? Que: O que quer dizer isso? Que só consigo assistir ao programa se a TV ou set top box conseguir desencripta-lo?

Que se eu tiver um gravador de DVD ou VHS isso não posso gravar pra assistir depois?
Comentário de Copernico Vespucio
ok...: Isso significa direito de comprar um CD bucaneiro de 1 real na banquinha da esquina ???

Não, é claro. Até hoje adquirir um produto sempre foi diferente de receptar material roubado. Tenho certeza de que vc. entendeu onde eu quis chegar, mas vamos lá.

Se um músico, por exemplo, disponibiliza obras musicais, eu não preciso ser obrigado a comprar todo pacote de músicas que a gravadora me empurra. Da mesma forma, posso querer o direito de executá-las onde bem entender. Finalmente, não preciso deixar os atravessadores fonográficos ricos.
Comentário de Copernico Vespucio
definição: Receptores soberanos seriam pontos de acesso que estão acima de qualquer forma de censura, participantes de uma rede descentralizada, onde qualquer um pode disponibilizar conteúdo e um sistema de cobrança mais justo pode ser implantado.

A velha arquitetura cliente-servidor mantém o cliente subserviente ao servidor. Liberdade na rede significa deixar essa armadilha.

Sim, ainda há caminhos técnicos, econômicos e sociais a serem percorridos para tornar a idéia uma realidade. Mas agora mesmo pode ser um ótimo momento para começar.
Comentário de popolony2k
Não realmente....: ...eu não havia entendido onde você queria chegar, mas a sua explicação é boa e aceitável até certo ponto (segundo meu ponto de vista).

Primeiro, o autor da obra tem um contrato com a gravadora para fazer um produto (um CD), da mesma forma quando temos que desenvolver um sistema (Open Source ou não Open Source), temos que fazê-lo em sua totalidade que é o motivo de nossa contratação. Certo ??

A partir do momento que o autor assina um contrato, ele aceita esses termos, certo ?

A gravadora é quem disponibiliza o conteúdo da forma que lhe aprouver, certo ? Se quiser fazê-lo em formato CD, fitas K7, MP3, é direito dela fazê-lo, mas não do consumidor infringir leis para obter o produto de maneira ilegal.

Agora, nada impede do artista disponibilizar alguma obra em seu site ou até mesmo sob licensa Creative Commons. Certo ?

Pois é. A gravadora é o empregador, mas o autor pode criar futuras obras e disponibilizar da forma que lhe for mais interessante. E porque não o faz ?


Leidson C.A.F (Popolon Y2k)
PlanetaMessenger.org (Java Universal Messenger)
Politics is showbiz for ugly people !
Comentário de Olhovivo
Gostei da pergunta: Gostei da pergunta mvnascimento,também gostaria que alguém respondesse,to na dúvida.
Comentário de leonardo_lopes
Na verdade eu penso da: Na verdade eu penso da seguinte forma, se eles querem usar DRM nos produtos DELES, que usem (continuo sendo pró anti-DRM na GPLv3). O que devemos fazer nesses casos ó o famoso boicote, agora jamais podemos aceitar vender Software Livre sobre DRM, pois isso é, no mínimo, contraditório.

"Be realistic, ask for the impossible."
Leonardo Lopes Pereira
Comentário de leonardo_lopes
Se você tiver um conversor: Se você tiver um conversor de sinal, depois de convertido não há qualquer proteção, ou seja, você pode facilmente gravar.

"Be realistic, ask for the impossible."
Leonardo Lopes Pereira
Comentário de Copernico Vespucio
GPLv3: Acho que a questão sendo atualmente discutida não é distribuir soft livre sob DRM (isso não poderia ser feito, mesmo com a atual GPLv2), mas da compatibilidade de softwares livres com software e hardware DRM...
Comentário de CWagner
Se existem cópias de filmes: Se existem cópias de filmes que nem foram lançados nos cinemas, imagine se não irão inventar uma forma de contornar o DRM.

Acho que deveriam se preocupar em fazer com que o conteúdo chegasse ao maior número possível de usuários, baixando os preços e diluindo os custos da produção das obras nas primeiras cópias. No atual sistema, enquanto são vendidas, as cópias originais refletem os custos da época do lançamento, vide os CDs de bandas como Pink FLoyd, The Beatles, etc... Sendo que os mesmos só estão servindo para angariar mais e mais lucros aos produtores que detêm os direitos de produção das obras dos artistas, que por sua vez ganham mais com shows e apresentações do que com a venda dos CDs e DVDs.

Acho que uma forma de baixar os preços seria fazer das lojas de CDs, verdadeiros self services de conteúdo. Você iria à loja, escolheria quais músicas gostaria de "levar" para casa e receberia ou compraria um CD, DVD, Pen Drive/MP3 Player, ou então carregaria seu iPod ou telefone com iTunes com as músicas e vídeos que pudesse pagar. Exatamente como acontece com lojas virtuais, como a da Apple.

Em relação à TV Digital, acho que estamos pensando em conteúdo fechado. E quanto ao conteúdo aberto, de preferência os produzidos pelas TVs estatais? Que a meu ver são o melhor conteúdo da TV nacional atualmente, pelo menos quando me presto a assistir TV.
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA

Assista e divulge: documentário sobre os poderes da Rede Globo, produzido pela Channel 4, de Londres (Obrigado,jm)
http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2003/08/260618.shtml
Comentário de leonardo_lopes
Será que agora as: Será que agora as produtoras européias vão vender mais no Brasil?

"Be realistic, ask for the impossible."
Leonardo Lopes Pereira
Comentário de Phair
Benção: Isso será uma benção se acontecer. Lixo americano do tipo Smallvile só entrete quem não tem formação e cultura. Filhos dos imperialismo americano, geração Coca-Cola.

Vamos deslanchar a produção nacional e dane-se os americanos e suas séries que só alienam a cabeça dos jovens.
Comentário de popolony2k
Perfeita definição !!!: "Na verdade eu penso da seguinte forma, se eles querem usar DRM nos produtos DELES, que usem (continuo sendo pró anti-DRM na GPLv3)."

A melhor definição para essa questão que vi alguém citar.

DRM pode existir sim, afinal se os estúdios querem seus produtos sob sua licensa ou tecnologia de controle pouco me importa, o produto é deles eles fazem o que bem entender com os mesmos, mas na GPL não.

Boa

Leidson C.A.F (Popolon Y2k)
PlanetaMessenger.org (Java Universal Messenger)
Politics is showbiz for ugly people !
Comentário de popolony2k
E que já se pagaram faz tempo.: ...vide os CDs de bandas como Pink FLoyd, The Beatles, etc.

E que já se pagaram faz tempo. Isso é o sonho de qualquer indústria, criar produtos que você compra mais de uma vez e a preços exorbitantes.

Quem já não renovou seu estoque de LP's por CD's um dia ?

Leidson C.A.F (Popolon Y2k)
PlanetaMessenger.org (Java Universal Messenger)
Politics is showbiz for ugly people !
Comentário de EduardoCoutinho
DRM: Vejo o DRM como uma tentativa desesperada de certos grupos que não se adequaram a nova realidade pós-internet. De toda forma, acho que quem produz conteúdo de qualquer espécie deve ser remunerado por isso.

Se as grandes produtoras e distribuidoras de conteúdo não encontrarem um novo modelo de negócios, podemos apostar que o DRM irá se espalhar como uma praga, e ações truculentas como as da RIAA vão voltar com toda força.
Comentário de Copernico Vespucio
Nossa responsabilidade: As grandes gravadoras produzem conteúdo para nós, consumidores. Nós as pagamos para isso.

Somos, portanto, seus patrões.

Se as grandes gravadoras não atendem a nossas necessidades enquanto consumidores, encontrando novos mecanismos para nos lesar, nossa reação natural deve ser empregar a mais antiga técnica do mercantilismo (boicote: eliminação da procura) para eliminar definitivamente as grandes gravadoras e distribuidoras da face da Terra.

Obter o conteúdo de forma ilícita é prejudicial, pois ajuda o mesmo a continuar por aí. A melhor escolha é esquecer que ele existe.

E, talvez, encontrar formas de informar ao autor original os motivos do boicote.

Outra frente importante é incentivar a produção de conteúdo alternativo ao boicotado.

Os consumidores podem tudo. É uma pena que poucos se dêem conta disso.
Comentário de CWagner
A questão é que a maioria: A questão é que a maioria dos patrões não têm essa consciência, da mesma forma como eleitores brasileiros.

Se as produtoras conseguirem instituir o DRM, a massa de consumidores, que já é ignorante a diversos assuntos, tratará do assunto como coisa natural, evolução da espécie, como acontece com os softwares de hoje em dia, e quem tem um mínimo de discernimento já consegue vislumbrar o que acontecerá no mundo.

Por isso já lhes digo, amigos, não quebrem ou joguem fora os seus toca-fitas e filmadoras e vídeos k7 :)
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA

Assista e divulge: documentário sobre os poderes da Rede Globo, produzido pela Channel 4, de Londres (Obrigado,jm)
http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2003/08/260618.shtml
Comentário de Copernico Vespucio
Não basta se preparar para o pior futuro: Não basta aceitar o poder dos nossos oponentes e se preparar para um futuro ruim.

A "massa de consumidores" é seus pais, seus irmãos, seus tios, os alunos da sua faculdade, seus colegas de trabalho, seus amigos do "orkute"...

A "massa de consumidores" está a seu alcance e esse é um mundo "globalizado".

Se vc. (genericamente) faz parte do grupo que entende que os direitos dos consumidores estão sendo lesados, vc. tem o dever social de fazer a sua parte e conscientizar do problema quantos consumidores vc. puder.

Grandes mudanças já foram feitas no mundo dessa forma. Entre elas, o código aberto e software livre. Elas podem demorar, mas acontecem. :)
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004