“Você está procurando compulsivamente por bibliografias que abordem JAVA, PHP, ou Perl? Não consegue encontrar nada muito específico na biblioteca da sua universidade ou escola técnica e, os exemplares impressos estão pela hora da morte, certo?
Então que tal baixar gratuitamente alguns títulos que cercam estas temáticas? Não, isso não é trote não! A APRESS liberou alguns títulos, em formato PDF, na íntegra e de graça. Os livros disponíveis para download não são exatamente atuais (por volta de 2004), é verdade, mas isso não significa baixá-los não se justifica; muito pelo contrário!”
O avaliador, que determina o significado das expressões em uma linguagem de programação, é só mais um programa.
Estamos prestes a estudar a idéia de um processo computacional. Processos computacionais são seres abstratos que habitam os computadores. Conforme evoluem, processos manipulam outras coisas abstratas chamadas dados. A evolução de um processo é dirigida por um padrão de regras chamado um programa. Pessoas criam programas para direcionar processos. De fato, conjuramos os espíritos do computador com nossas fórmulas de encantamento.
Um processo computacional é realmente bastante parecido com a idéia que um feiticeiro faz sobre um espírito. Ele não pode ser visto ou tocado. Não é composto de matéria, absolutamente. No entanto, é bastante real. Ele é capaz de realizar trabalho intelectual. Ele pode responder a perguntas. Ele pode afetar o mundo ao debitar dinheiro em um banco ou controlando um braço robótico em uma fábrica. Os programas que usamos para conjurar processos são como os feitiços de um feiticeiro. Eles são cuidadosamente compostos de expressões simbólicas em arcanas e esotéricas linguagens de programação que prescrevem as tarefas que queremos que nossos processos realizem.
Nós vamos estudar esse assunto durante esse semestre. É uma área que tem um nome estranho. Não é sobre computadores (risca o computer) e não é uma ciência (risca o science). É talvez uma arte, ou engenharia, mas não uma ciência. Na verdade, como vamos ver ao longo do curso, é muito mais parecido com mágica. E não é realmente sobre computadores no mesmo sentido que a astronomia não realmente é sobre telescópios; ou no mesmo sentido que a biologia não é realmente sobre microscópios.
Existe uma área que, nesse aspecto, é muito parecida com a computação: a geometria. Geometria tem esse nome, "medição da terra", porque os egípcios antigos a usavam exatamente para isso. Para eles, a geometria era só a técnica de usar instrumentos de medição de terra. Hoje nós sabemos que é uma área muito mais geral do que isso. E o curioso é que, em certo sentido, eles provavelmente entendiam mais sobre a essência da geometria do que entendemos, hoje, sobre a essência da computação.
vou compartilhar aqui alguns links.
a o'reilly tem uma pagina semelhante: http://www.oreilly.com/openbook
o practical common lisp tem versao em html: http://www.gigamonkeys.com/book/
ainda sobre common lisp:
on lisp: http://www.paulgraham.com/onlisptext.html
alguns livros sobre scheme:
TY-Scheme in Fixnum Days:
http://www.ccs.neu.edu/home/dorai/t-y-scheme/t-y-scheme.html
SCIP: http://mitpress.mit.edu/sicp/ (a bíblia, heh)
HTDP: http://www.htdp.org/
Sketchy lisp: http://t3x.org/sketchy/vol1
sobre ocaml:
http://caml.inria.fr/pub/docs/oreilly-book/html/index.html
todos excelentes livros pra ler online. (alguns tem versão em .pdf também). pra falar a verdade, é difícil achar assunto que não tenha boa cobertura na internet :)