Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

LinuxWorld: Novell não quer ser a próxima SCO

Após sua recente vitória contra a SCO na questão legal dos direitos autorais sobre o Unix, a Novell declarou que não tem interesse em se tornar semelhante à empresa que acaba de derrotar, e não vai iniciar nenhum processo relacionado a infrações de direitos autorais do Unix.

O porta-voz foi mais longe: na opinião da Novell, não há trechos do Unix no Linux, e agora que ficou estabelecido que os direitos autorais sobre o sistema pertencem a ela, e não à SCO, os distribuidores do Linux podem ficar tranqüilos quanto a acusações de violação destes direitos.

Saiba mais (linuxworld.com).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Heitor Moraes
Pelo que me consta...: Pelo que me consta, nos termos da GPL, o fato da Novell em qualquer momento da sua história ter distribuído um Linux seu (no caso o SuSE) faz com que todas as partes do Linux que em teoria poderiam pertencer ao Unix, automaticamente, código livre.
Comentário de silveira
Eu entendi bem?: Eu não entendi bem.
A Novell está dizendo que dos direitos autorais do Linux?!

A Novell depois de dar alguns tiros no pé agora quer usar uma bazuca.

--
Silveira Neto - Fortaleza-CE.
www.eupodiatamatando.com

Comentário de nemesis
é: "distribuidores do Linux podem ficar tranqüilos quanto a acusações de violação destes direitos"

preocupem-se agora apenas com violação de patentes e com FUD da M$...

--
;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de brandizzi
Não, não é o caso: A Novell afirmou que é dona dos direitos do Unix, não do Linux. Como conseqüência, a Novell provavelmente seria a única empresa capaz de fazer FUD acusando o Linux de usar patentes do Unix. Ela, porém, afirmou que não fará isso, justamente porque está investindo em Linux. Enfim, uma notícia muito boa...

--
Adam Victor Nazareth Brandizzi
Site: http://brandizzi.googlepages.com
"Real programm

Comentário de llp
Bem que a Novell poderia: Bem que a Novell poderia distribuir o UNIX por completo sob GPL, hehehe, poderia ser útil para alguma coisa.
Comentário de terramel
Isso parece mais uma forma: Isso parece mais uma forma que a novell ta procurando de melhorar um pouco sua imagem. Eu não confio na empresa que dorme sob a mesma coberta da dupla Bill e Ballmer.

Quem sabe o que pode acontecer mais para frente -.-

--
http://terramel.wordpress.com
Comentário de maiconfaria
É verdade, acho que isso é: É verdade, acho que isso é o ponto final desta história!

--
A doma de um chinelo.
http://blogdocalouro.blogspot.com

Comentário de Christian Casza
Direitos do Unix???: O mais interessante é que o Unix foi criado por pessoas que nunca nem ao menos trabalharam para a Novell, a Novell nunca se envolveu com Unix e os direitos do nome Unix hoje pertencem ao Open Group.

Fico imaginando o que o pessoal da Bell Labs, da AT&T e do MIT ficam pensando ao ficar sabendo de algo tão absurdo. O governo americano está novamente mostrando ao mundo a sua incrível capacidade de ser cretino e violando direitos de propriedade intelectual ao dar tal veredicto.

O mais perto que a Novell chegou do Unix foi o SuSE, que ainda assim está bem distante de se tornar algo a ser considerado.
Comentário de Fabricio Silva
Isso e somente uma resposta,: Isso e somente uma resposta, para os criticos sobre o acordo da Novell com a Microsoft, linux e conhecimento e nao para doentes querendo destruir a Microsoft e qualquer que faca negocios com elas???

Se a Microsoft acabar, acaba a vida do cara
Comentário de ted
A Novell pode não ter: A Novell pode não ter desenvolvido o Unix, mas comprou da AT&T todos os direitos do sistema por cerca de 300 milhões de dólares em, se não me engano, 1992-1993. Por isso é que ela detém os direitos de patente e copyright do Unix e seus derivados.

Quando a empresa decidiu vender parte desses direitos para a SCO em 1995 (cerca de 150 milhões de dólares) repassou a ela o direito de modificar o código-fonte e de vender suas modificações, mas não repassou as patentes e copyright do produto original. E nessa época também decidiu transferir a marca "UNIX" para o Open Group.
Comentário de Manoel Pinho
System V, não Unix: E mesmo assim a Novell só teria direitos sobre o Unix System V, um dos ramos do Unix que foi feito pela AT&T somente em 1983, tão logo o governo americano deixou (a AT&T era acusada de monopólio na telefonia e não podia vender software se não me engano).

http://en.wikipedia.org/wiki/System_V

http://en.wikipedia.org/wiki/Unix

Apesar do Unix ter sido criado por empregados da Bell Labs/AT&T em 1969, ele só foi explorado comercialmente pela AT&T em 1983, tanto que Berkeley já tinha o Unix BSD antes disso. Tenho minhas dúvidas se a AT&T tem algum direito sobre o código desenvolvido entre 1969 e 1983, pois os desenvolvedores do Unix fizeram-no extraoficialmente e mais a título de pesquisa e vontade pessoal. Os BSDs livres já sofreram um questionamento no passado sobre a legalidade do uso do código do Unix e todos sabemos que os *BSDs livres foram "absolvidos" e existem até hoje sem nenhum problema.

Portanto, se a Novell for criar caso com alguém sobre propriedade de código vai poder fazer somente com Unices comerciais derivados do System V. O Solaris seria a vítima provável...
Comentário de Manoel Pinho
Solaris: Respondendo a mim mesmo, olhem só esse tópico na lista de discussão do opensolaris:

http://www.opensolaris.org/jive/thread.jspa?threadID=37176&tstart=0

especialmente o que disse Jörg Schilling (nick joerg):

Conclusion:

While it is questionable whether Novell still owns any rights on SVr4, Sun
definitely owns full rights on SVr4.
Comentário de popolony2k
Eu também não confio...: ...e ainda mais nesse momento que não sei se a Novell e a M$ são a mesma empresa.

Vamos esperar as respostas às nossas perguntas.

--
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/NetBSD/Linux - My dream team

Comentário de VagnerFarias
NASDAQ - Novell Ownership Summary: Talvez ajude a matar um pouco a curiosidade: http://www.nasdaq.com/asp/Holdings.asp?symbol=NOVL&selected=NOVL&page=holdingssummary

Vagner.
Comentário de Wallacy
Poderia me explicar um pouco: Poderia me explicar um pouco melhor esses números. Me confundi um pouco!!


--
Para aquele que controla o próprio pensamento, todo o resto se torna simples jogo de criança
Comentário de Darl
Ok. Vá em frente, vai ser: Ok. Vá em frente, vai ser divertido ler a sua interpretação dos dados que vê na página que indicou.
Comentário de Marcos J.T
Oi, aqui tem o local que: Oi, aqui tem o local que explicam os dados.

http://www.nasdaq.com/asp/Holdings.asp?symbol=NOVL&selected=NOVL&page=holdingssummary
Comentário de popolony2k
Sem contar que ....: ...uma empresa que investe na M$, também pode ser um investidor da Novell e com isso "jogar" com o mercado de ações.

O mais certo é cruzar os investidores de cada uma das empresas para tentar fazer alguma suposição.

--
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/NetBSD/Linux - My dream team

Comentário de hpoyatos
Na verdade, o pessoal do FreeBSD ...: ... foi obrigado a reescrever uma parte do seu core em uma época, mas não me lembro bem por qual razão.. portanto não foram simplesmente 'absolvidos'...
Comentário de Darl
Na internet surge um: Na internet surge um especialista em tudo a cada novo comentário. Ontem eram especialistas em direito falando sobre propriedade intelectual do Unix, hoje são especialistas de mercado falando sobre ações e investimentos, só falta amanhã virem pra cá falar de software livre.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004