Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

LinuxNaRede: Nova versão do Flash player livre Gnash

A quarta versão alfa do Gnash, o reprodutor livre do Flash do projeto GNU, foi lançada em 29 de agosto. A nova versão, provavelmente o último alfa, incorpora mudanças bastante importantes e resulta consideravelmente mais estável que as anteriores. O Gnash suporta a maioria de opcodes do Flash até a versão 7, assim como uma grande quantidade de classes de ActionScript 2 para a versão 8.5. Já estão trabalhando para dar suporte a versão 9 do Flash e ActionScript3.

Saiba mais (linuxnarede.com.br).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de tenchi
OpenGL?: Gosto da idéia do gnash, mas só não me conformo com o fato de ele renderizar as animações utilizando openGL. Isso o deixa extremamente pesado em máquinas sem vídeo com esse suporte... Podiam maneirar né ;-)

Isso nas primeiras versões. Não sei agora. Mas apoio totalmente a iniciativa.
--
"Quem pensa por si mesmo é livre, e ser livre é coisa muito séria." - Legião Urbana
Comentário de Douglas Augusto
Simples, opte então pela: Simples, opte então pela renderização pelo Anti-Grain:

./configure --enable-renderer=agg ...

Suspeito até que o Anti-Grain seja default nesta versão e portanto não seja necessário explicitar o renderizador.
Comentário de nospam
Será que ele acaba com: Será que ele acaba com aquele bug irritante das transparencias do flash no X.org?

Comentário de Darth Vader
Mas a vantagem de ser: Mas a vantagem de ser renderizado sobre a OpenGL é fato de ganhar desempenho e não pesa tanto no processador (já que vai usar de sua placa de video para isso), podendo até melhorar o nível da animação sem contar que isso faz com que sua execução se torner mais rápida.

Compare um video flash usando o Gnash e o plugin do flash pelo firefox para notar a diferença de performance em torno de computadores menos potentes (mas que possuam uma placa de video é claro).
Comentário de Douglas Augusto
Perceba que a pergunta do: Perceba que a pergunta do colega se referia às máquinas com placa de vídeo *sem* suporte a OpenGL (por limitação do hardware ou driver), ou seja, o OpenGL seria invariavelmente emulado pelo processador, e neste caso usar o AGG acaba sendo mais eficiente.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004