Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

LinuxFx: mais detalhes sobre as versões corrente - Xtreme e BlackBeast


“Este é um texto que explica como as gerações do sistema linuxfx vão se comportar, e REFORÇO que o sistema disponível em questão é um sistema de teste (XTREME) e muitas coisas estão mudadas na versão que encerra o Level 1.

Muitos gigas do nosso sistema foi baixado do nosso servidor, por parte das notícias que nós enviamos para vocês, por parte, dos usuários que o ultilizam. Estou utilizando este formulário para esclarecer algumas questões sobre nosso sistema, como pedido em análise do mesmo por vocês.

LinuxFx Level 1: O sistema LinuxFx Level 1 Xtreme (compilação 9) é um sistema que não visa a segurança de um servidor, uma vez notado que ele é baseado em um debian instável, focando mais a maturidade dos pacotes e a compatilidade dos mais recentes hardwares como impressoras e scanners, colocando para funcionar muitos dispositivos novos. O LinuxFx é recomandado para lan houses e desktops home, onde a segurança não é o ponto principal do sistema, e sim o conforto de uso do mesmo.

LinuxFx Level 2 "Black Beast": O sistema LinuxFx Level 2 (codinome besta negra) é um sistema que está em fase de teste e proverá a interface do KDE na sua ultima geração ou seja KDE 4, e muitas funcionalidades e softwares programados para facilitar o uso do sistema como um todo.

O codnome Black Beast indentifica o LinuxFx em questão como um sistema de aspecto negro, com papéis de paredes modernos e cores escuras.

Todas as versões Xtreme do sistema serão baseadas no "unstable" do debian que proverá os pacotes mais modernos do repositório.

OBS: A versão Xtreme é sempre uma versão de testes, e pode não satisfazer alguns gostos, diferente da versão final. As versões Netparty são versões exclusivas para Lan Houses, que implementam um gerenciador e outras funcionalidades para um estabelecimento do tipo. Pode se atualizar uma versão Xtreme para netparty ou baixar uma por completo.”


Enviado por Rafael Wagner S.S. (rafaelΘlinuxfx·org) - referência (linuxfx.org)..

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de tenchi
Quem matou Odete Hoi.. Hoich (como é que se escreve mesmo?): O esclarecimento veio à calhar. Mas ainda tenho minhas dúvidas.
Esta notícia é basicamente um reforço do que foi dito na notícia anterior, classificada como "terrorismo online". Logo, o terrorista em questão conhecia todos os planos da nova versão, devendo então fazer parte do time de desenvolvimento principal. Logo, há um traidor entre vocês ;-) (Isso daria um bom enredo para filmes de ação, mas já deu ;-)).

Brincadeiras à parte, insisto em dizer que o autor deve tomar cuidados com a gramática, como em "Muitos gigas do nosso sistema foi baixado do nosso servidor". Muitos gigas foram baixados, ou quem foi baixado foi o sistema?

Outra coisa engraçada - não com relação à gramática, pois a minha também não é lá muito boa... - é definir o nome da distribuição baseando-se no papel-de-parede? Nem o Ubuntu, com seus Macaquinhos Serelepes e Viadinhos Saltitantes faz coisas assim. Um nome deve ser dado, como no caso do Ubuntu ou Debian, por características gerais do sistema.

E bato também na tecla do KDE4. O próprio time do KDE ainda não recomenda que se use o KDE-4.0 como ambiente principal, ainda mais em lugares onde vários usuários - leigos, em sua maioria - vão ter contato com o mesmo. Por mais "extreme instable" que possa ser, não é lá muito aceitável ou recomendado.

E, se a notícia for mais uma vez "terrorismo online" - acredito que o Augusto Campos não deixaria uma coisa dessas passar novamente -, tomem cuidado, pois há um traidor entre vocês.

"Quem pensa por si mesmo é livre, e ser livre é coisa muito séria." - Legião Urbana
Comentário de miguel
Diversão garantida: LAN House é sinônimo de diversão e a LinuxFx também.

Continue mandando notícias pois a leitura é sempre, no mínimo, divertida.

PS: Machado de Assis, fundador da Academia Brasileira de Letras deve estar se contorcendo dentro do caixão.
Comentário de Eduardo Mantra
Rafael, a sua iniciativa de: Rafael, a sua iniciativa de criar um sistema para lan houses e o tornar este disponível para todos é digna de admiração. Criou algo e colocou a cara a tapa, parabéns pela iniciativa.
O grande problema seu, é que não sabe se expressar adequadamente o português. Nesta noticia que você publicou agora, se esforçou para tentar "refinar" seu português, mas veja, ele continua não sendo claro para quem o lê. Sugiro que você leia mais livros, revistas, jornais... Sem querer te zoar mas só se aprende a escrever lendo... E não apenas noticias e textos técnicos (que diga-se de passagem não tem um português muito bom sempre).
Antes de postar num fórum onde vários nerds gostam de extravasar suas frustrações no primeiro que erra uma vírgula ou um número (como no caso de sua primeira notícia), atente-se ao texto que esta escrevendo, veja se o mesmo esta claro para você, envie a alguns amigos, pergunte se eles acharam o texto claro.
Quanto ao seu projeto, como disse, admiro a iniciativa de algo especifico para lan houses, mas sinceramente, não vejo o porque de abrir isso a usuários comuns, esperando que eles usem em seus desktops. Isso é a minha opinião, pois acho que já existem muitas distribuições e a sua seria mais uma das 140.001 já existentes.
As vezes participar de um projeto já existente ajude muito mais a crescer.
Variedade e quantidade de opções ajudam sempre, mas sinceramente: chega de distribuições!

E quanto ao nome dela... Eu uso Ubuntu, sempre achei horríveis os nomes dados. Porém o Ubuntu adota um nome escroto, mas em seguida o "Ano.Mês" do lançamento. Isso eu achei muito inteligente.

Eu acho que sua distribuição deveria adotar um nome mais enxuto, pois parece até produto das organizações tabajara!

Veja, talvez um linuxFx 8.05 (prevendo que o lançamento da versão seja em maio de 2008) já faz com quem baixe fique sabendo que é um versão beta, não pronta... sem necessidade de "Extreme hard Core Ultra Duo" da vida que tem utilizado.

Então vai a minha dica para você nomear sua distro:

LinuxFx AnoLancamento.MesLancamento RX

Onde R é "R" mesmo, e X é o número do release que esta.

Bom, acho que é isso... Que venham as críticas!
Comentário de Magno K
Ler se aprende lendo e: Ler se aprende lendo e escrever se aprende escrevendo :-)
---
Magno K - LinUser # 142.324
Comentário de danieldemoraisgurgel
Nomes...: Oq seus clientes acham do nome da distro?
No minimo eu levaria um susto... soltaria um sorriso bem ironico... e te mandava depois procurar um professor de portugues! ahuahuhuahuahuahuahua

Cara... melhora isso... a tua iniciativa eh ate aceitavel... mas como eh que uma empresa vende um programa com o nome de Black Beast Leve Extreme X das quantas!?!?!?!?! hauhuahuahuahua!
Comentário de mim
Hehe: Putz.. como vou confiar a minha empresa a um sistema em que o autor não sabe nem escrever???

Nossa.. ja to cansado de rir lendo as noticias dessa distribuição...

KKK hilário!!!!!
Comentário de ceti
Brasileiros do... Paraguai?: Será que esses caras dessa distro são brasileiros mesmo? Pergunto isso porque os textos deles (do "traidor" inclusive) parecem aqueles DVDs cujas legendas são feitas em Miami.

Quer dizer, a gente lê e parece Português, mas no fim não dá prá entender nada porque as palavras, apesar de mais ou menos conhecidas, foram mal escolhidas ou mal combinadas.

Já tô achando que esses caras são agentes do capitalismo internacional que estão aqui para roubar nossos empregos...

PS - Macaquinhos Serelepes? Viadinhos Saltitantes? Nossa Senhora!!! Genial!!


long live rock!
Comentário de cwars
\begin{comment}: \begin{comment}
É velho concordo com o fulano acima, já existem distros demais, e todas com focos iguais, o que sua distro tem de bom?

O nome é uma coisa engraçada, longo demais, e com pouco sentido, apesar de entender o que você escreve (caramba eu consigo ler até textos escritos em Sweedish (Chef), Latin (Pig), All of 'em!, Valley Girl, Jive, nem sei porque, conseguia até entender alguns textos escritos em alemão, olha que nunca fiz curso nenhum de alemão) e mesmo nem vendo os erros de semantica, acredito que devas parar de brincar e colocar a cabeça no lugar.

Como foi dito se estás focando Lan-Houses, então foque Lan-Houses, esqueca a facilidade do sistema para Desktop, só será perda de tempo.

Foque a simplicidade do projeto, pois essa idéia de instável, pode ter certeza de uma coisa: Eu nunca vou usar seu sistema e nem ao menos indica-lo, dessa forma é mais provável que critique e diga que é uma porcaria, pois é instável.

Olha estou isso, por sinceridade, muitos podem dizer que é uma idéia legal, boa iniciativa, mas por trás vão dizer e a tantos outros que o sistema é instavel (e que usa o repositório de coisas instáveis do Debian, que nem é ao menos recomendado) e vai dar bronca e sendo assim uma porcaria.

Se quer fazer uma coisa dessas sair do chão, então comece a repensar bem no que andas fazendo, pois com toda certeza estás pisando em um monte de minas, uma detonando após a outra.
\end{comment}

LaTeX + C + OpenGL + GNU/Linux == nirvana

A diferen\c{c}a entre o profissional e o amador \'{e} que o prossional sabe o quanto \'{e} dif\'{i}cil saber o que sabe e o amado
Comentário de Emerson Gomes
Influência do Dimmu Borgir?: Que tal começarmos um bolão para os próximos nomes da distro?

Minhas apostas:

* Linux Fx Enthrone Darkness Supreme Triumphant Ultimate
* Linux Fx Grotescal Unhallowed Grace Extreme (Plus Plus)2
* Linux Fx Blazing Monoliths Of Defiance Mega Ultra Power Plus 2000

-----------------------
http://chita.com.br
Comentário de tenchi
Espero que o autor leve na brincadeira ;-): [Off Toppic]
Minha sugestão:
- LinuxFx Ultra Mega Zord Power Blaster Turbo 3000k2 (com hastes de aço inoxidável)

Mas acho que a minha não se compara às suas.... "Grotescal Unhallowed Grace Extreme" ficou muito boa!

[/Off Toppic]

"Quem pensa por si mesmo é livre, e ser livre é coisa muito séria." - Legião Urbana
Comentário de Rafael Wagner
Você é um dos usuários mais engraçados do br-linux: Sistema de lado (em off) eu acho muito divertido o humor e as críticas dos usuários do Br-Linux, eu também me divirto muito com os posts dos leitores. Os nomes do sistema não podem ser mudados, pois já estão quase prontos.

A respeito do unstable, eu quero dizer que o sistema unstable funciona melhor em desktops, acreditem ou não, com um kernel mais moderno e pacotes de drivers cups hpjs e etc... a detecção do hardware se torna uma coisa maravilhosa. A Aparência (FX) da interface é uma das vantagens do FX para lanhouse comparando com o ubuntu.

Somos programadores jovens (em off) eu tenho 24 anos e o resto da equipe FX essa faixa etária. E eu nunca fui fan da aula de português mesmo, mais isso são coisas que nós vamos corrigindo.

A LinuxFx é uma empresa nova, que já está atendendo muitads empresas no mercado de informática, e todos que estão no forum, de uma forma ou de outra já aderiram o LinuxFx, talvez pelo suporte a hardware que o repositório Unstable fornece.

"hó! mas o kde 4 pode não ser bom, afinal a equipe do Kde falou que não se deve instalar o KDE 4 sem ser o final!" rodando nos nossos desktops e dos nossos clientes é o que importa, por isso se chama UNSTABLE, use por sua conta e risco. Nós assumimos os riscos e tivemos coragem de dispor um sistema moderno, com uma interface bonita e com um nome (em off) esquisito. Mas i da i? está funcionando bem nos nossos clientes, os usuários que fazem download do nosso alegam que funciona bem. I da I?

O que importa é que enquanto a verba entrar, iremos desenvolver o LinuxFx Mega Bost Blaster turbo Pandora BOX XPZ! Wawawhauaha também. e os usuários ainda vão fazer download, por que independente do nome o negócio funciona! e quem já usou sabe, somos livres e fazemos por que gostamos (em off) e lucramos.

O "black - beast" é só um apelidinho para o sistema.

Isso não é um desabafo, sim um comentário como qualquer outro.
E outra! quem mais tem um Kde do futuro (flash back) KDE 3.8!

Abraços a todos, e todos os comentários serão considerados para a melhora do sistema.

Comentário de icoslau
Entao aproveita e: responde meus comentarios, que deixei no outro topico:

"

Alguém, que more nas redondezas, poderia me elucidar a questão?
Não seria, dada a referencia no tela de boot, Estrada Kizaemon Takeuti?
Ok, alguns dirão que pode ter sido erro de grafia, afinal é apenas um i a menos, mas convenhamos, que empresa de fundo de quintal é essa que ainda se auto-proclama "Vanha fazer parte do Hall de clientes da LinuxFx. A melhor empresa de soluções na área de informática do Brasil." (Vanha??) Ref. LinuxFX - Lan Houses

Na questão do cedega, levantada pelos comentários, cabe uma reflexão. Considerando que a "empresa" tenha obtido o referido de maneira legal, ou seja, através de cvs, já que por meio de pacote teria que pagar licensa de uso, a compilação seria legal para uso, correto? Discordo. O fato de se obter o fonte para compilação não elege o mesmo para distribuição, ou seria muito facil outras distribuições o fazerem (solicito opiniões contrarias). A grosso modo, e em uma visão superficial, vislumbro uso indevido do cedega se o mesmo está na distribuição com nucleo já configurado, tanto se inserido por meio de pacote como se por compilação do fonte disponível no cvs, visto que a empresa obtém lucro direto, no caso de efetuar o serviço de instalação de uma Lan House por exemplo. Como justificativa, trecho de parte da licensa aplicável ao Cedega:
Distribution of the Program or any work based on the Program by a commercial organization to any third party is prohibited if any payment is made in connection with such distribution, whether directly (as in payment for a copy of the Program) or indirectly (as in payment for some service related to the Program, or payment for some product or service that includes a copy of the Program "without charge"; these are only examples, and not an exhaustive enumeration of prohibited activities). Ref. Cedega - TransGaming - Software License

Outra questão que levanto é sobre a legalidade desta dita "empresa". Todos sabemos que com o advento da LMI (Linux Mark Institute), deve-se ter relativo cuidado ao utilizar a marca Linux quando associada a sistemas ou serviços prestados. Ora, essa empresa, que cobra de seus "clientes" por adequação de software, com muita sorte pagando seus devidos impostos aqui na terra brasilis, será que um dia já pensou em obter uma licensa para uso da marca Linux?

Mais uma vez vemos o jeitinho brasileiro ofender a gramática, a idoneidade, o trabalho de gente honesta e a reputação de uma comunidade. Quer fazer, pelo menos faça direito!"

Abs

Comentário de EmanuelSan
Eu já acho que o nome do:
Eu já acho que o nome do produto deles é um chamativo válido para o público alvo. Casa muito bem com os nomes das placas de vídeo e alguns jogos.


Comentário de Emerson Gomes
Não só o Português...: Mas o inglês também saiu machucado... "System for startes" doeu.
Comentário de tenchi
Agora mais sério que nunca: Confesso que às vezes passo da conta, mas acredito que por trás das críticas que apareceram em relação ao sistema desenvolvido pela sua empresa, há várias coisas que você pode aproveitar.

Uma das críticas foi o "mais uma distribuição?". Ora, que a quantidade de distribuições Linux já passou do aceitável há tempos é fato. Uma sugestão sincera que eu daria para você ou os que fazem parte da empresa é: Já que vocês querem oferecer um produto focado para lan-houses, que tal focarem mais no desenvolvimento das ferramentas, dos sistemas de gerenciamento inclusos no LinuxFX, do que na distribuição em si? Assim vocês estariam contribuindo com a comunidade, ao fornecer algo inédito - já que ferramentas do tipo são raras no mundo GNU/Linux -, e ainda poderiam oferecer "por fora" uma distribuição que tivesse todas as ferramentas configuradas e integradas, e esta sim, teria suporte por parte da empresa, etc, etc etc.
Assim, o produto principal de vocês não seria a distribuição em si, mas o sistema de gerenciamento de lanhouses! Não sei como fica isso na prática, principalmente para uma empresa iniciante no mercado, mas foi uma sugestão sincera, sem duplas intenções ou piadinhas ;-)
Outra questão é com relação à gramática e grafia dos textos que vocês têm postado aqui no BR-Linux. Mesmo que você não tenha sido o melhor nas aulas de gramática - dizem que, quanto melhor programador você é, pior é sua gramática ;-) -, redigir um bom texto evita desconfortos, como estes que o pessoal daqui do Br-Linux têm apontado. Bons textos passam a imagem de que sua empresa é responsável. Se o texto é bom, a chance de seu produto também ser aumenta. Eu também nunca fui muito bom para escrever textos, mas isso não significa que não precise ligar para isto.

Uma dica é usar sempre, mesmo que em textos na Internet, um corretor ortográfico. Quase todos navegadores atuais navegadores apresentam estes recursos: Firefox, Konqueror, Seamonkey, .... Ou então no próprio editor de textos. Uma revisada no texto também ajuda. Evita confusões quando o leitor (!) ler. Coisas como "houveram", ou "haverão" - não estou dizendo que você escreveu isto - afastam o leitor. Fazem ele parar de ler o texto e já postar um comentário negativo.

Com relação aos nomes... me desculpe, mas são engraçados ;-) É como um cara citou num comentário anterior: parecem nomes de produtos das "Organizações Tabajara©". Nomes prontos dão a idéia de falta de originalidade.

Veja o exemplo do Debian e Ubuntu. O primeiro nomeia as versões segundo os nomes dos personagens dos filmes da série "Toy Story" (Sid, Woody, Buzz, Potato, etc).

Já no segundo, os nomes fazem referência à animais africanos, continente onde surgiu a distribuição. Além do mais, as primeiras letras dos dois nomes devem ser iguais (Feisty Fawn, Gusty Gibbon, etc). Cada nome representa a principal mudança da distro desde a versão anterior. Não mudança visual, mas estrutural. Isto é originalidade!

Os exemplos que citei foram de brincadeira, mas com um fundo de verdade, como no caso do Macaquinho Serelepe (The Gutsy Gibbon (O Macaquinho Corajoso)), Viadinho Saltitante (The Feisty Fawn (O Jovem Bravo Cervo)) são do Ubuntu.

Não é um nome que fará sua distro ser boa.
Se me parassem na rua e me falassem "Quer usar o Debian?", "Quer usar o Ubuntu?", "Quer usar o Fedora?", "Quer usar o Slackware", e eu não soubesse do que se tratava, diria: "Debian? Tá me chamando de débio?" "Ubuntu, isso tem a ver com macumba?", "Tá me chamando de fedorento?", "Slack... preguiçoso... Vai se danar!". Mas estas distros são excelentes, e eu não poderia perder a chance de zoar com o nome delas ;-) Elas não precisam se chamar Debian Utra Power Cavaleiro da Casa de Escorpião (o meu favorito). Elas mostram o que são pela qualidade. E isso começa na grafia ;-)

E isso não só nas notícias. Em um dos reviews um dos leitores fez, foi descrito vários erros nos próprios textos dos arquivos presentes na distribuição. Uma pessoa que vê aquilo não dá credibilidade ao sistema, antes mesmo de usar! Principalmente no caso do típico usuário doméstico, que sabe que "no Windows é tudo certinho".

E peço desculpa por qualquer besteira que tenta dito ou feito. Porque estou até com preguiça de revisar o texto deste comentário, de tão grande e prolixo que ficou... hauahau.

"Quem pensa por si mesmo é livre, e ser livre é coisa muito séria." - Legião Urbana
Comentário de Rafael Wagner
Nós estamos nos focando em lan houses: Pois é,nós estamos nos focando em Lan Houses, nós estamos desenvolvendo uma distro nossa, pelo fato do kurumin e as outras não satisfazerem nossos clientes, tendo assim que desenvolver uma que tivesse todos os componentes necessários para satisfazer nosso hall de clientes sem a necessidade de personalizar uma outra distro, os apelidos realmente são baseados em games e placas de vídeo sim, como o nome Fx sugere, muitos efeitos gráficas, dando mais atenção a aparência do que a segurança, tendo
que o linux já é seguro por natureza.

Nós estamos desenvolvendo um sistema de gerenciamento de Lan Houses
que é o netparty manager e virá com o LinuxFx nas proximas versões e logo a comunidade poderá testar assim como um clone do cedega, só que livre. como o cedega é baseado no wine, não se tem problemas de copiar os arquivos de configuração do wine embutidos no cedega.

Em relação ao nosso colega que diz ser ilegal cobrar pela instalação, ele está enganado, pois se a instalação for feita de maneira informal, não fere em nada os contratos de licença dos mesmos, segundo reza o contrato. O novo site do LinuxFx será corrigido, eu nem alterei o site atual por causa disso (aquele startes ta matando a Hodete mesmo).

O Black Beast já virá com muitos erros (inclusive os de português) corrigido e está a menina dos meus olhos. Outros nomes engraçados virão com as proximas revisões (cores) do LinuxFx Level 2, tava pensando no Mega Men (se não afetar os direitos autorais da capcom, claro) ou outros que vocês sugeriram.

O que quero dizer sinceramente, é que não da para trabalha em Lan Houses com as distros disponíveis, mesmo a Famelix que é a mais semelhante ao rwd$$!! mas muito antigo os pacotes e kernel, gerando uma incompatibilidade terrível com algumas maquinas e impressoras.

Como a fiscalização está pegando no pé de muitas Lan Houses, e a melhoria significativa do LinuxFx, o mercado está muito aberto para empresas como a minha e com mais dinheiro podemos chegar a um melhor produto final.

por enquanto é isso.

Rafael Wagner
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004