Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Linux PuppyBR, uma distro em portugues para você levar literalmente no bolso

Linux PuppyBR é uma distribuição baseada na australiana Puppy Linux. Um dos conceitos básicos da missão do Puppy Linux é a possibildiade do sistema rodar inteiramente na memória RAM, tornando-o muito mais rápido.

Com apenas 75,9MB de espaço utilizado, algo que pode até mesmo assustar aqueles que usam distribuições que gastam alguns GigaBytes de espaço, o PuppyBR segue também a tendência do 'muito em pouco espaço' e agrupa em seu pacote editores de texto, planilhas, programas para leitura e envio de emails, programas gráficos e até mesmo alguns joguinhos. Ao invés de usar os pesadões Gnome e KDE, o PuppyBR usa o IceWM que é um gerenciador de janelas leve e poderoso, trazendo uma interface amigável e familiar para os usuários que trabalham com Windows XP. Embora não seja esse seu objetivo primordial, o Puppy também funciona bem em máquinas um pouco mais antigas e sem abrir mão é claro da velocidade proporcionada pelo fato de funcionar todo na memória RAM. Em nossos testes, o PuppyBR iniciou em meros 27 segundos em uma máquina de 700Mhz e 256MB de RAM. Os programas abrem também muito rapidamente, tendo o navegador FireFox aberto em 4 segundos, o processador de textos AbiWord em 3 segundos e o leitor de emails Sylpheed em 1,5 segundo. Outra vantagem do Puppy, que já é conhecida no mundo dos usuários Linux, é a possibilidade de ter seu sistema completo em um chaveirinho USB, também conhecidos por pen-drives. Dessa maneira em qualquer computador você pode iniciar seu sistema e trabalhar a vontade com seus programas, configurações e tudo mais!

O Puppy não segue uma filosofia ortodoxa do software livre, não ficando preso somente à softwares livres como os da licença GNU. Utiliza sim, quando necessário, softwares gratuitos embora não livres. O Puppy é uma distribuição Linux muito estável e pode servir tanto para o usuário corporativo quanto doméstico e embora não siga o padrão Debian, Red Hat ou Slacware de pacotes de programas, permite facilmente a instalação de novos programas usando os 'PupGets', que são pacotes especialmente desenvolvidos para o Puppy. Embora a tradução para o português esteja em pleno desenvolvimento, o Puppy ainda possui uma boa parte de sua interface e toda a documentação em inglês. Nada que assuste os que não falam 'the book is on the table', mas deve ficar registrado. Se você precisa de uma distribuição estável, pequena e que possa levar literalmente no bolso, PuppyBR é uma boa pedida!
” A nota foi enviada por Tiago Baciotti Moreira (tiagoΘrg0·net), que acrescentou este link da fonte para maiores detalhes.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Wilfredo
Programas inclusos na distro?: Há tempos que eu tenho interesse em testar a distribuição Puppy, e agora poderei tê-la em português.

Só falta listar na página brasileira os gerenciadores de janelas/ambientes gráficos e os principais programas presentes, com uma breve descrição se possível.
Comentário de baciotti
Vou acrescentar...: Oi Wilfredo,

Tudo bem?

Vou acrescentar lá na página os detalhes que você pediu!
Depois que baixar participe conosco do forum!

Um abraço,

Tiago .'.

---
Mais simples, menor e melhor
PuppyBR http://www.puppybr.1zz.org
Comentário de jchaves13
USB: Interessante, estou baixando para testar.
Uma sugestão, lá em downloads, onde você explica como gravar o CD poderia ter uma reprodução (ou um link) da mensagem do fórum sobre USB.

Para os que já estão procurando a resposta:
http://www.baciotti.com/forum/viewtopic.php?id=3
Comentário de Alessandro
Realmente impressionante: Me impressionei com esta distribuição, além de detectar o meu Hardware, som , vídeo, rede... tem bons aplicativos e sua velocidade é impressionante, clica e pronto e olha que a minha máquina só tem 256 de memória. Outra vantagem é liberar o CD.

Tem processador de texto, leitor de Email, navegador (Firefox), programa para mensagens... é um completo Desktop todo na memória rodando quase que instantaneamente.

Podemos montar terminais leves sem HD, rápidos, e sem ter um Servidor potente, além disso não sobrecarrega a rede como os terminais LTSP.

Parabéns Tiago Baciotti Moreira pelo seu trabalho de tradução e por ter mostrado esta excelente alternativa para os Desktops.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004