“
Linux PuppyBR é uma distribuição baseada na australiana Puppy Linux. Um dos conceitos básicos da missão do Puppy Linux é a possibildiade do sistema rodar inteiramente na memória RAM, tornando-o muito mais rápido.
Com apenas 75,9MB de espaço utilizado, algo que pode até mesmo assustar aqueles que usam distribuições que gastam alguns GigaBytes de espaço, o PuppyBR segue também a tendência do 'muito em pouco espaço' e agrupa em seu pacote editores de texto, planilhas, programas para leitura e envio de emails, programas gráficos e até mesmo alguns joguinhos. Ao invés de usar os pesadões Gnome e KDE, o PuppyBR usa o IceWM que é um gerenciador de janelas leve e poderoso, trazendo uma interface amigável e familiar para os usuários que trabalham com Windows XP. Embora não seja esse seu objetivo primordial, o Puppy também funciona bem em máquinas um pouco mais antigas e sem abrir mão é claro da velocidade proporcionada pelo fato de funcionar todo na memória RAM. Em nossos testes, o PuppyBR iniciou em meros 27 segundos em uma máquina de 700Mhz e 256MB de RAM. Os programas abrem também muito rapidamente, tendo o navegador FireFox aberto em 4 segundos, o processador de textos AbiWord em 3 segundos e o leitor de emails Sylpheed em 1,5 segundo. Outra vantagem do Puppy, que já é conhecida no mundo dos usuários Linux, é a possibilidade de ter seu sistema completo em um chaveirinho USB, também conhecidos por pen-drives. Dessa maneira em qualquer computador você pode iniciar seu sistema e trabalhar a vontade com seus programas, configurações e tudo mais!
O Puppy não segue uma filosofia ortodoxa do software livre, não ficando preso somente à softwares livres como os da licença GNU. Utiliza sim, quando necessário, softwares gratuitos embora não livres. O Puppy é uma distribuição Linux muito estável e pode servir tanto para o usuário corporativo quanto doméstico e embora não siga o padrão Debian, Red Hat ou Slacware de pacotes de programas, permite facilmente a instalação de novos programas usando os 'PupGets', que são pacotes especialmente desenvolvidos para o Puppy. Embora a tradução para o português esteja em pleno desenvolvimento, o Puppy ainda possui uma boa parte de sua interface e toda a documentação em inglês. Nada que assuste os que não falam 'the book is on the table', mas deve ficar registrado. Se você precisa de uma distribuição estável, pequena e que possa levar literalmente no bolso, PuppyBR é uma boa pedida!” A nota foi enviada por Tiago Baciotti Moreira (tiagoΘrg0·net), que acrescentou este
link da fonte para maiores detalhes.
Só falta listar na página brasileira os gerenciadores de janelas/ambientes gráficos e os principais programas presentes, com uma breve descrição se possível.