Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

"Linux do ponto de vista de um usuário final"

Há algum tempo venho ensaiando escrever meu depoimento sobre o uso do Linux pelo tal 'usuário final', pois é assim que me considero, pelo menos no campo do software livre. Muito embora sempre tenha convivido com computadores, uso Linux apenas desde setembro do ano passado. Vou relatar minha experiência desde o princípio.” A nota foi enviada por David Ortenzi (dortenziΘgmail·com).



Minha primeira tentativa com Linux foi com o Conectiva 7. Comprei a caixa. Consegui instalar inteiro, sozinho, fazendo a configuração das partições e do dual-boot. Mesmo assim, na hora de usar, não tinha muito o que fazer com o sistema, não insisti o suficiente. Lembro que tentei usar o gerenciador de pacotes para atualizar o Conectiva, e como achei que, aparentemente, não tinha dado certo, desisti do Linux. Cheguei ainda a tentar Red Hat em seguida, mas aí veio a falta de suporte nativo a mp3 e outras coisas. Mais uma desistência. Nessas tentativas, fui sempre movido pela curiosidade de conhecer uma alternativa, mas desisti nos primeiros obstáculos.

Passou um tempo sem que eu fizesse outras tentativas com Linux. De vez em quando lia notícias aqui e ali. Com a notícia do lançamento do projeto OpenSUSE, resolvi me aventurar novamente. Devo dizer que fiquei impressionado com a evolução do Linux desde o Conectiva 7 que eu havia experimentado, coisa que me ajudou a insistir nessa nova investida.

Os aspectos positivos que me fazem gostar cada vez mais de Linux são, entre outros, a facilidade de instalação das distribuições de hoje em dia (já experimentei Fedora Core, SUSE, Ubuntu), a detecção de hardware (mesmo com uma placa-mãe ASUS, o Windows nunca detectou tudo automaticamente, mas o Linux sim), os gerenciadores de pacotes (a forma mais fácil que já vi de se adicionar e atualizar software no sistema), os aplicativos em SL que são, no mínimo, iguais aos seus 'colegas' de software proprietário (dentre os que uso no dia-a-dia, OpenOffice, K3B, Amarok, Kaffeine, Digikam, Gimp), a variedade de softwares que é oferecida nos repositórios das principais distribuições, a comunidade que sempre é muito prestativa nos fóruns e nas publicações de tutoriais e a vontade que o Linux desenvolve na pessoa que quer aprender a mexer nele (quanto mais se aprende, mais se quer aprender). Hoje em dia, uso meu desktop com dual-boot, mas não é com Windows não, é com SUSE e Fedora (meu gosto pessoal, não quero causar flamewar).

Claro que existem aspectos negativos, os quais faço questão de também citar. São eles: a dificuldade em caçar repositórios não-oficiais por causa dos problemas de patentes, a falta de compatibilidade de pacotes (entre SUSE e Fedora, dificilmente o RPM pra um serve pro outro), a tradução dos programas para o português brasileiro (no geral, é boa, mas infelizmente ainda contém alguns erros de ortografia, isso quando não encontro pedaços de software ainda não traduzidos. Sempre dá a sensação de trabalho incompleto), a dificuldade em visualizar algumas páginas da internet com aqueles anúncios que dizem 'passe o mouse aqui' e expandem a janela para baixo (sei que não é defeito do Linux ou dos navegadores web disponíveis, mas das pessoas que cuidam da compatibilidade dos sites na internet, mas ainda assim é incômodo, às vezes deixo de ler algumas notícias porque ficam tapadas por um quadrado branco que cobre metade do texto. O site do Terra é um péssimo exemplo de como isso pode ser incômodo).

Existem também aspectos que, ao meu ver, são neutros, ou seja, o usuário que quer usar Linux tem que se acostumar com eles e simplesmente aprender. Destaco dois: o uso do terminal é fundamental e prático para algumas tarefas de configuração, não acho que seja questão de ser fácil ou difícil, feio ou bonito, de gostar ou não gostar. É algo necessário. Até pouco tempo atrás muita gente que lidava com Windows usava algumas coisas no Prompt do MS-DOS (inclusive lembro que os jogos pesados para computador rodavam em DOS, não em Windows, e eu apanhava para configurar o CD-ROM em modo MS-DOS), então me surpreendo que alguns usuários critiquem tanto o uso do terminal. O outro aspecto neutro que destaco são os ambientes gráficos. Uso KDE e GNOME hoje em dia, cada um tem suas vantagens, mas a questão principal é que eles não precisam ser parecidos com Windows, mas sim ser funcionais. É questão de se acostumar com os locais onde se encontram as coisas.

Para finalizar, deixo algumas opiniões a respeito de assuntos que freqüentemente são discutidos:

- O Linux, pelo menos para minhas necessidades, está pronto para o desktop.

- Quem precisa urgentemente de jogos para Linux, pode pesquisar várias opções nos repositórios, bem como tentar instalar seus jogos de Windows via Wine ou, mais eficiente ainda, via Cedega, que apesar de pago, serve muito bem ao seu propósito. Não é por causa de jogos que o Linux não vai pra frente.

- Qualquer pessoa que se dedique a ler alguns tutoriais e pesquisar suas dúvidas em fóruns é capaz de aprender a mexer no Linux pelo menos nas suas tarefas do dia-a-dia. Se o governo se esforçasse para exigir a elaboração de tutoriais que acompanhassem o Computador Para Todos, acredito que menos pessoas voltariam para o Windows. Falta estrutura para os leigos, mas o Linux não é o culpado. A culpa é da forma com que se lida com essa situação.

Espero ter contribuído com um ponto de vista diferente para a comunidade. Deixo claro que tudo o que escrevi é minha opinião pessoal baseada na minha experiência de cerca de 8 meses de convívio diário com Linux, e aceito críticas e debates a respeito de qualquer um dos assuntos aqui tratados.

Obrigado pela oportunidade,

David M. Ortenzi



Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de lucmult
Sobre as propogandas em sites: Olá David,

Semana passada instalei no Firefox uma extensão que se chama AdBlock. Ela bloqueia propagandas e vários tipos de objetos (Flash por exemplo).

É bem legal e facilita muito,por exemplo o site do terra fica bem mais limpo com essa extensão. ;)

Fica ai a dica.

Até mais,

Luciano Pacheco
Comentário de David Ortenzi
Luciano,: Luciano,
Obrigado pela dica. Pra ser sincero, só comecei a explorar as possibilidades das extensões do Firefox após o anúncio do Google Browser Sync, que me facilitou bastante a vida pra sincronizar favoritos e histórico entre as distribuições que eu uso.
Vou procurar pelo AdBlock com certeza.

Até mais,

David Ortenzi
Comentário de Muriel Arneiro
Ótimo...: David, parabéns...
achei sua explanação mto 10...parabéns...
tenho esse tempo também de usuário Linux...
e sofri com algumas coisas parecidas...hehehe...
mas o q vale é a PERSISTÊNCIA...

forte abraço.
Comentário de boi
Depoimento interessante: Achei bastante interessante esse depoimento por dois pontos:

O primeiro é que ele fala de uma característica atual do Linux que muitos insistem em não ver, que é a facilidade de instalação. Hoje em dia é muito mais fácil e rápido instalar o Linux num computador do que o Windows. É claro que ainda existe o problema da falta de suporte, ou de suporte precário a uma boa parte do hardware do mercado, mas isso é algo que só pode ser resolvido com um apoio maior dos fabricantes.

O segundo ponto é dos aspectos que ele chama de neutros. Para muita gente, qualquer coisa do Linux que seja diferente do Windows é vista como defeito. Felizmente parece que nem todos tem essa visão.
Comentário de Damarinho
Cibernética: ""
Existem também aspectos que, ao meu ver, são neutros, .... Destaco dois: o uso do terminal é fundamental e prático para algumas tarefas de configuração, não acho que seja questão de ser fácil ou difícil, feio ou bonito, de gostar ou não gostar. É algo necessário.
..., então me surpreendo que alguns usuários critiquem tanto o uso do terminal. O outro aspecto neutro que destaco são os ambientes gráficos. Uso KDE e GNOME hoje em dia, cada um tem suas vantagens, mas a questão principal é que eles não precisam ser parecidos com Windows, mas sim ser funcionais. É questão de se acostumar com os locais onde se encontram as coisas.
""

(*_*) Davi,
O abordagem da questão cibernética está bem focada. Parabenizo pela panorâmica do assunto.

(*_*)
1 - Imitação x Criatividade. Na transição de sistema cibernético (informatização) há que considerar a adaptabilidade do usuário à sua comodidade e interação com o sistema. O fundamento primário é imitar e polarizar o que se deseja lançar como inovação. O intuito de revolucionar o Linux foi sobre uma abordagem ampla pelo tradicionalismo do uso de outros sistemas (MSWindows, Mac, OS2, etc.), quanto a navegação e obtenção de dados e funções pelo uso de Menus.

a) Porém, não se concebe mais trilhar a mesma via de informação, e seu acesso, baseando-se somente na interação por Menus. É exaustivo e passivo de traumas, usar e manipular informação com base no Mouse. Principalmente: no setor produtivo e para aqueles usuários que utilizam horas a fio o computador.

b) A criatividade evolui na aplicação de recursos disponíveis. Mas falta informação adicional ao usuário e as facilidades que lhe possam ser oferecidas e disponibilizadas para um amplo e pleno efeito no uso de recursos alternativos.

2. Menus - Uso o Linux desde 1998. Trilhei a mesma via de pesquisa que o Davi percorreu na busca na distribuição mais conveniente (!). Optei pelo Suse e Fedora. De todas as distros descarto o uso do Menu tradicional, porque acho enervante a navegação por Menus com o Mouse.
a) Assim, com o uso do Shell-Bash, construi Menus para as transações executivo-operacionais, fundamentando o uso da digitação codificada e mnemônica, sem uso do Mouse. Intitulei: Tres-transação executivo-operacional em shell.

b) Operando. Para executar o firefox, digito, em terminal: 33 -ff
Para acessar o Menu Primário e selecionar seus descendents, digito: tres (ou 33 3)

c) Nenhum Menu tradicional de qualquer sistema de informação (e seu acesso), permite pesquisar em que sub-Menu está uma função. No 'tres', posso digitar qualquer argumento e pesquisar em que sub-menu está programada a função ou transação. Assim: digito 'mail' e
os códigos de trasação sobre este argumento serão mostrados em cada sub-menu, pre-programado.

d) Os Menus tradicionais não permitem operações em background (plano secundário). Mais uma vantagem para o uso de Terminais e fluxos-shell (scripts).

e) E, nesse conceito produtivo de transação, diversas tarefas e sua cibernética foram planejadas e implementadas para dinamizar o acesso confortável às informações, dados e funções genéricas.

3 - Organização e Métodos - Pelo explanado, há que verificar a disponibilidade de recursos que não abusem do uso excessivo de memória e múltiplos agentes de controle que locupletam o uso da CPU.
a) Cada ícone no Desktop custa 16K (+/-) de memoria
b) O gnome-open (nautilus) dá-me opção de configurar Menus para diversos uso: URL, LOCAL-file, aaplications
Ex: gnome-opoen /usr/share/applications &
gera um Menu com todas as aplicações (*.desktop), em órgem alfabética.

c) Gerenciador de arquivos - Considero o MC-Midnight Commander o campeoníssimo na categoria.

d) Terminais: Considero: rxvt, urxvt, mrxvt (multitab terminal).

4 - E, pondo-me na condição de bandeirante e colaborador do Linux, produzi diversas aplicações em Shell-Bash, que estão disponíveis em:
http://br.geocities.com/omlinux/

a) No capítulo 3.1-Programas, há uma visão iconográfica
de alguns recursos programados.

b) E no cap. 5.9-Destino3 - uma visão dos Menus e seus descendentes disponíveis.

http://br.geocities.com/omlinux/30menuind-fr1.html#mifr2ini

4 - Espero ter adicionado elementos ao tema. E sempre aguardo manifestação crítica, sob qualquer ângulo de visão.







(*_*) //damarinho ::
# Organização e Método executivo-operacional em Linux
==> http://geocities.yahoo.com.br/omlinux
Comentário de Damarinho
Firefox - extensions: (*_*)

Veja-se também o excelente recursos: Web Developer - extensão para o firefox com 13 Menus de transação.



(*_*) //damarinho ::
# Organização e Método executivo-operacional em Linux
==> http://geocities.yahoo.com.br/omlinux
Comentário de nemesis
bons argumentos: mas

* aspectos negativos:

"a dificuldade em caçar repositórios não-oficiais por causa dos problemas de patentes,"

hmm, pelo menos no Ubuntu, a "dificuldade" envolve apenas habilitar os repositórios Universe ou Multiverse na ferramenta gráfica de gerenciamento de pacotes...

ademais, depois do Google alguém ainda tem alguma dificuldade em encontrar qualquer coisa?

"a falta de compatibilidade de pacotes (entre SUSE e Fedora, dificilmente o RPM pra um serve pro outro),"

e no que isso vai te incomodar se vc estiver usando uma só distribuição?

"a tradução dos programas para o português brasileiro (no geral, é boa, mas infelizmente ainda contém alguns erros de ortografia, isso quando não encontro pedaços de software ainda não traduzidos. Sempre dá a sensação de trabalho incompleto),"

cara, meu maior problema com a tradução é que aparentemente os tradutores gostam de traduzir nomes de comandos. Outro dia eu encontrei "fazer", querendo dizer "make". É o problema de se ter tradutores não-técnicos. A bem da verdade, não é um problema específico de distribuições localizadas: livros técnicos traduzidos para o português frequentemente vêm com o mesmo problema.

"a dificuldade em visualizar algumas páginas da internet"

eu não tenho esse problema: simplesmente não visito sítios IE-only.

* aspectos neutros:

"o uso do terminal é fundamental"

me arrisco a dizer que um usuário doméstico usando Linux hoje não tem qualquer necessidade de usar a linha-de-comandos *nix. É como eu disse em outro post: ele teria necessidade se tivesse que realizar alguma tarefa mais técnica como, digamos, instalar o Velox. Mas como observei, um usuário comum é tão incapaz de instalar Velox no Windows quanto no Linux: ele precisa de um técnico para fazê-lo.

"Quem precisa urgentemente de jogos para Linux, pode pesquisar várias opções nos repositórios, bem como tentar instalar seus jogos de Windows via Wine ou, mais eficiente ainda, via Cedega, que apesar de pago, serve muito bem ao seu propósito."

Ainda pode contar com alguns excelentes emuladores dos hardwares originais de consoles de videogame ou micros antigos. Emuladores são, basicamente, VMs e por isso facilmente portáveis para várias plataformas...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Damarinho
Correção:
Ex: gnome-open /usr/share/applications &
gera um Menu com todas as aplicações (*.desktop), em órgem alfabética



(*_*) //damarinho ::
# Organização e Método executivo-operacional em Linux
==> http://geocities.yahoo.com.br/omlinux
Comentário de Damarinho
(*_*) Nemesis: (*_*) Nemesis

###
o uso do terminal é fundamental"

me arrisco a dizer que um usuário doméstico usando Linux hoje não tem qualquer necessidade de usar a linha-de-comandos *nix.
###

- Permita-me discordar. Vejamos sob outro ângulo de visão e operacional.
? Quantos comandos (shell) estão disponíveis no Linux, mas não programados seu acesso via ícone em Menus ?

:: Comandos ::
df, du, grep, find, wget, smart (shell)
e o uso do PIPE

? Quantas perguntas são questionadas em FORUMs, porque o usuário desconhece a disponibilidade de recursos via Terminais ?

2 - Help-Desk
Para aqueles que dispôe seu tempo para divulgar o revolucionário Linux, há que abrir o foco de visão do sistema, demonstrando o pleno-potenciário de seu uso.









(*_*) //damarinho ::
# Organização e Método executivo-operacional em Linux
==> http://geocities.yahoo.com.br/omlinux
Comentário de nemesis
sumido, hein?: mas continua um doido-varrido... :P

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de nemesis
usuário comum: "Quantos comandos (shell) estão disponíveis no Linux, mas não programados seu acesso via ícone em Menus ?"

e de quantos desses comandos o usuário comum vai sentir falta? usuário comum, não geek como nós...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Damarinho
(*_*) Nemesis,: (*_*) Nemesis,

Grato pela lembrança *;)
"Andei" volatizando pelo arquivo akásico, buscando energias para implementar e divulgar mais o uso do WIKIs, na Net, este inovador e inédito uso de interação cibernética.



(*_*) //damarinho ::
# Organização e Método executivo-operacional em Linux
==> http://geocities.yahoo.com.br/omlinux
Comentário de Damarinho
(*_*): (*_*)

Lí, não sei onde:

### Porque não me disseram, antes, que existia tal recurso?
### É até melhor que no windows !!!
### E até mais fácil e de obter informações ...
### Há alguma cartilha sobre o uso desses recursos ?




(*_*) //damarinho ::
# Organização e Método executivo-operacional em Linux
==> http://geocities.yahoo.com.br/omlinux
Comentário de David Ortenzi
Debatendo...: Nemesis,

Quanto aos repositórios não-oficiais, concordo contigo que a "dificuldade" está mais em habilitar os repositórios do que no resto, mas tenho dois exemplos. Primeiro, no Ubuntu, quanto ao libdvdcss. Não basta apenas habilitar Universe e Multiverse. Ou se instala via terminal, com o libdvdread, ou se a pessoa pesquisar, vai descobrir o repositório do PLF, aprender a adicionar e baixar o libdvdcss direto de lá. De uma forma ou de outra, há uma dificuldade um pouquinho maior do que a de instalar a grande maioria dos pacotes.

O outro exemplo foi uma situação pela qual acabei de passar ao instalar o Fedora Core 5, o w32codecs. Sei que tu dirás, e concordarei, que não devemos utilizar codecs proprietários, mas ainda é um mal necessário. Me deparo com freqüência com arquivos que, apesar da extensão 'avi', tiveram seu áudio ou seu vídeo compactados em algum formato Microsoft. Prefiro instalar os codecs a perder todo o trabalho de ter baixado 2, 4, 6 gigabytes. Felizmente existe um site que disponibiliza os pacotes, e já acostumei a usar esse recurso. Mas e quanto a quem não conhece, sabe apenas o be-a-bá, instalou tudo pelos repositórios oficiais? Vai apanhar durante um tempo pra conseguir. E se a pessoa não for um pouco persistente, pode acabar desistindo.

Quanto à falta de compatibilidade entre pacotes, muitas vezes isso atrapalha mesmo quem usa uma só distribuição. Às vezes, buscando por um pacote, não se encontra uma versão específica para a distribuição. A primeira coisa que se pensa é 'bem, vamos tentar utilizar um RPM para a distribuição X', mas isso quase nunca dá certo. A segunda coisa que se pode pensar é 'então eu baixo um pacote DEB e converto com alien', mas isso dificilmente dará certo. E, mais uma vez, quem não tem persistência para aprender a compilar do código-fonte (eu mesmo não domino isso, só busco quando é a última alternativa que resta), acaba por desistir.

Quanto à tradução, concordo contigo, não é exclusividade de distribuições localizadas.

Quanto aos sites IE-only, não há muito o que fazer, a culpa é dos sites e não dos usuários de outros navegadores. É questão de necessidade de cada um de visitar ou não esses sites.

Quanto ao uso do terminal, discordo contigo. Creio que o terminal é necessário para algumas tarefas básicas, sim. Tomemos como exemplo o Ubuntu. Para se instalar e configurar corretamente o Java, teremos que utilizar o terminal, único meio viável de se configurar o update-alternatives e escolher a versão correta a ser usada pelo sistema. E isso não é uma tarefa técnica, é apenas a instalação de um aplicativo. Por isso acho que o usuário final de Linux deve se acostumar, sim, com o terminal.

E quanto aos jogos, realmente esqueci de comentar a respeito dos emuladores, que somam às outras alternativas. Também temos alguns jogos MMORPG que já estão sendo disponibilizados pra Linux. Acredito já termos uma base sólida para gamers. Podem não ser os jogos mais populares, mas são boas alternativas.

Te agradeço pela atenção e pelo debate!

Até mais,

David Ortenzi
Comentário de Metatron
Memória da natureza ?: Boa noite,

Você acessa os registros astrais ? De que modo ?
E eu que pensava ser o último moicano a saber da existência do akhasa...

yozora wo miage hitori houki boshi wo mita no
isshun de hajikete wa kiete shimatta kedo
anata no koto omou to mune ga itaku naru no
ima sugu aitai yo dakedo sora wa tobenai kara
Comentário de Tango
Bendito seja o Adblock: Já uso o Adblock faz muito tempo. Tanto que quando navego em outro navegador que não o meu (em algum computador da empresa, por exemplo) estranho como a Internet se parece com a carroceria de um carro de F-1.

Minha lista de bloqueios já vai quilométrica e lida com, diria eu, 80% dos advertisements da Internet, de Doubleclick.net até Fotolog.net. (Eu também bloqueei alguns anúncios do Google, mas não digam isso a ele, por favor...) ;)

Qualquer dia eu publico ela em algum lugar.

--
Este espaço está disponível para publicidade.
Comentário de nemesis
ainda terminal: achei estranho o seu exemplo da instalação do java, já que é um binário completamente autocontido. Por motivos de força-maior, tive que instalar o java, mas a instalação foi realmente notável: o instalador é um pequeno programa C++ que boota a VM Java e daí em diante, é uma instalação completamente gráfica, com uma interface em Swing.

Repetindo, vc clica sobre o arquivo de instalação para executá-lo e daí todas as opções de instalação estão disponíveis graficamente. Sem necessidade de configuração... se bem que eu instalei o J2EE, não sei se o J2SE é sofisticado assim, mas nada leva a crer que não...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de lucmult
Alguns pontos...: David,

"""
De uma forma ou de outra, há uma dificuldade um pouquinho maior do que a de instalar a grande maioria dos pacotes.
"""

Quando começamos a usar o Windows também tivemos essas dificuldades. Hoje não temos dificuldade pois já estamos acostumados com o Windows.

"""
... o w32codecs ...
... Prefiro instalar os codecs a perder...
... Vai apanhar durante um tempo pra conseguir. ...
"""

Por exemplo, eu trabalho no Windows e em casa uso praticamente só o Linux (Ubuntu). Eu não sei instalar codecs e coisas do gênero no Windows. No Linux eu sei, que qualquer dificuldade, basta seguir a pequena ordem: Google, IRC, listas. 90% dos casos eu consigo resolver desta forma.

No Windows me vejo cada vez pior, por exemplo em casa no meu Windows (genérico) XP sp1 meu driver do monitor (LG 19'') é um driver genérico, ou seja, a configuração é horrível, e não consegui arrumar. No Linux (Ubuntu e Debian) reconheceram automaticamente e tudo fica beleza.

"""
'então eu baixo um pacote DEB e converto com alien', mas isso dificilmente dará certo.
"""

Eu utilizava o Debian (Sarge) e agora o Ubuntu (Dapper 6.06) e as poucas vezes que utilizei o alien para converter de RPM para DEB funcionou. Mas foram poucas vezes (menos de 10 vezes).

----------------------------------

Ao 'boi'...

"""
É claro que ainda existe o problema da falta de suporte, ou de suporte precário a uma boa parte do hardware do mercado
"""

Eu discordo um pouco, normalmente eu tenho problema de falta de suporte no Windows também, vide exemplo acima com o meu monitor.

O problema maior hoje são os soft-modens, de resto tudo que eu usei funcionou. Bom não sei com relação a dispositivos wireless e bluetooth.

Lembro ainda que sempre que preciso de usar uns soft-modens genéricos desse no Windows também é meia boca.

----------------------------------

Essas são minhas opniões posso estar errado ou com a visão limitada mas acho que pode acrestar algo.

Até mais,

Luciano Pacheco
Comentário de nemesis
imbecilização: "Eu não sei instalar codecs e coisas do gênero no Windows."

Pois é, imbecilização é um dos side-effects que instaladores gráficos e GUIs em geral promovem: o cara fica achando que instalar software é algo mágico e incompreensível, quando na realidade é basicamente copiar os arquivos da mídia de instalação para os lugares certos no sistema de arquivos e ter permissão pra isso, claro. Vc pode sempre copiá-los pro seu diretório de usuário...

Para instalar plugins do winamp, por exemplo, é só copiar a dll para o diretório Plugins no diretório de instalação do mesmo...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Damarinho
Arquivo akásico: (*_*) Metatron


1 - Retribuo a gentileza de seu soneto, com a última estrofe de um poema:

Ano koro no mirai ni
Bokura wa tatteiru no kana
Subete ga omou hodo
Umaku wa ikanaimitai da
Kono mama dokomademo hibi wa
Tsuzuiteiku no kana
Kumono nai hoshizoro ga
Mado no mukou ni tsuzuiteru
Are kara bokutachi wa
Nanika wo shinjite koreta kana
Yozora no mukou ni wa mou asu ga matteiru

2 - É um prazer saber que, neste Fórum, transita outro
ET. Seu pseudônimo foi bem escolhido. Meu pseudônimo esotérico é Dharmaduc.

3 - Akasha. Este arquivo cósmico pode ser acessado por:
a) iniciados
b) praticantes de meditação yogue (tibetana ou budista)
c) Yoga: Laya Yoga ou Raja Yoga.
d) Alguns paranormais, conduzidos por um Mentor.
e) A humanidade tem evoluido por indução de conhecimentos extraidos daquele arquivo. Está escrito que o computador deveria vir a humanidade no século IV.
Mas as hierarquias cósmicas viram que não havia ambiente moral suficiente, pois grassaria a criminalidade.

4 - Como acesso informações.
a) Fase preparatória
b) Meditação yogue
c) Na fase preparatória envio mensagem (corpo mental e espiritual) para meu mentor (H...uel).
d) Há muitas bibliotecas espalhadas pelo cosmo, algumas delas dirigidas por monges. Nelas (como também é de conhecimento dos monges tibetanos) há registros cientificos da cosmologia que demonstram sobre a energia utilizada pelos marcianos e jupiterianos e não somente para transito interplanetário.
e) Como no akasha não há conotação temporária (não há medidas nem sentido para o tempo), tudo lá é presente.
Muitas vezes escrevemos ou dizemos algo que não está no nosso EU, pois vem de lá.
f) No dia seguinte a uma viagem astral, devemos ficar isolados para sedimentar o conhecimento e publicar o que nos for permitido.

5 - Espero que, em 2007, seja realmente iniciado o expurgo terrestre, iniciado em 1984. A costa oeste dos EUA sofrerá hecatombes semelhantes ao Tsumnmi.
Este expurgo é necessário e o Brasil receberá uma "lavagem" no meio político.
Após este período, muitas terresters começarão a sentir mais dores de cabeça e tonturas, pois estamos sendo conduzidos para um gráu a mais de evolução. É o ponto de equilíbrio inicial.

6 - Quanto a computadores. Veremos em breve mais comunicação cibernética cósmica através deste instrumento; semelhante a uma psicografia. Mas há também uma nova doença surgindo pelo uso abusivo do computador, afetando o cérebro, na região do hipófise.
Como uso muito computador, equilibro o excesso com cristais, no chakra coronário e frontal (ajna).

Aos dois Metraton, nossa saudação:
AUM !!! OM !!!

Post scriptum: Peço desculpas aos demais por incluir assunto fora do tema.

### Tradução do poema acima: ### (parte)
Será que estamos
No futuro daquela época?
Nada vai tão bem
Como eu pensava
Desse jeito como será
Que os nossos dias continuarão?
Um céu estrelado sem estrelas
Continua além da janela

Depois daquilo
No que será que nós viemos acreditando?
Além do céu estrelado
O amanhã já nos espera




(*_*) //damarinho ::
# Organização e Método executivo-operacional em Linux
==> http://geocities.yahoo.com.br/omlinux
Comentário de Damarinho
Correção: itam 5: Tsumnmi = Tsunami
Metraton = Metatron



(*_*) //damarinho ::
# Organização e Método executivo-operacional em Linux
==> http://geocities.yahoo.com.br/omlinux
Comentário de nemesis
putz!: "É um prazer saber que, neste Fórum, transita outro ET."

putz!! sério?!? olha que vou chamar os Homens de Preto, hein? por aqui só podem transitar geeks e bots... :P

"Este arquivo cósmico pode ser acessado por: a) iniciados b) praticantes de meditação yogue (tibetana ou budista) c) Yoga: Laya Yoga ou Raja Yoga. d) Alguns paranormais, conduzidos por um Mentor."

dá pra acessar por ftp? é um binário ou dá pra editar com vi?

"e) A humanidade tem evoluido por indução de conhecimentos extraidos daquele arquivo. Está escrito que o computador deveria vir a humanidade no século IV. Mas as hierarquias cósmicas viram que não havia ambiente moral suficiente, pois grassaria a criminalidade."

há! existiam computadores naquela época, eles só demoraram a atingir o poder de processamento dos chips modernos! Embora nenhum chip moderno tenha ainda atingido a velocidade de certos computadores humanos...

"d) Há muitas bibliotecas espalhadas pelo cosmo, algumas delas dirigidas por monges. Nelas (como também é de conhecimento dos monges tibetanos) há registros cientificos da cosmologia que demonstram sobre a energia utilizada pelos marcianos e jupiterianos e não somente para transito interplanetário."

anda lendo muito o Poeira Cósmica, hein?

"Muitas vezes escrevemos ou dizemos algo que não está no nosso EU, pois vem de lá."

eu mesmo frequentemente não entendo o que digo por aqui. é como se outro ser se apossasse de mim e começasse a escrever imbecilidades. céus, está acontecendo de novo!...

"5 - Espero que, em 2007, seja realmente iniciado o expurgo terrestre, iniciado em 1984."

ótimo, podiam começar pela sede em Redmond...

"A costa oeste dos EUA sofrerá hecatombes semelhantes ao Tsumnmi."

espero que o Stallman e a FSF se mudem para o Brasil. :)

"Este expurgo é necessário e o Brasil receberá uma 'lavagem' no meio político."

mas lavagem é o que mais tem no meio político brasileiro! de dinheiro, claro!

"Após este período, muitas terresters começarão a sentir mais dores de cabeça e tonturas, pois estamos sendo conduzidos para um gráu a mais de evolução."

oh, que bom! já começo a me sentir mais evoluído! e eu pensando que era stress de trabalho e filha pequena, haha! espero que a evolução seja acompanhada de uma evolução no salário tmb... :)

"nossa saudação:
AUM !!! OM !!!"

yo, man!

"Post scriptum: Peço desculpas aos demais por incluir assunto fora do tema."

sem problemas! rendeu um bom papo de botequim pra uma sexta... :)

;; ((lambda (x) x) "Isto é uma viagem astral e não será compreendida nunca")

Comentário de Damarinho
(*_*) Caro Nemesis: (*_*) Caro Nemesis


### dá pra acessar por ftp? é um binário ou dá pra editar com vi?
@@@
"" A mensagem abaixo foi passada por Ashtar Sheran, comandante de uma equipe de extraterrestres cuja missão é de proteger o nosso planeta. Seu contingente está forte e solidamente baseado em algum lugar ao alcance da Terra, que eles chamam de planeta SHAN. As mensagens vindas de Ashtar eram feitas por meios telepáticos, mas esta em especial veio por um outro método, conhecido por transcomunicação. Muito conhecido no meio espírita, a transcomunicação parte do princípio de que seres em outras dimensões podem se comunicar conosco usando equipamentos eletrônicos, tais como aparelhos de TV, rádios, computadores e gravadores K7.
+++ No caso específico desta mensagem, recebida em várias datas e locais diferentes, as informações foram captadas, de uma forma "ocasional", por gravadores de fita K7 quando se tentava gravar uma música. Uma das datas foi 4/12/1989. Há informações de que também foi psicografada.
""
in: http://www.caminhosdeluz.org/10.htm

### ...atingir o poder de processamento dos chips modernos!
@@@ Energia semelhante àquela usada nas pirâmides do Egito (construção extraterrestre) e na destruição da Atlântida, redimensionada a sua milionésima densidade para circuitos construidos com diamantes e ouro, muito abundate naquela região e época. E não haveria uso de eletricidade nem de fios.

### ...não entendo o que digo por aqui. é como se outro ser se apossasse de mim e começasse a escrever imbecilidades....
@@@ hilariante. Não é imbecilidade: é poluição mental, pois algumas vezes, por osmose, somos atingidos pela aura do consciente coletivo.

### ...ótimo, podiam começar pela sede em Redmond...
@@@ O declínio e crepúsculo já começou. O Bill Gates pediu afastamento da presidência da Micfosoft.

### spero que o Stallman e a FSF se mudem para o Brasil. :)
@@@ Cada um seu habitat. Não menosprezemos nossas inteligências. Eles mostra a via, nós escolhemos os trajetos.

### stress + ...espero que a evolução seja acompanhada de uma evolução no salário tmb... :)
""
Reflitam, pois, por alguns instantes e pensem em tudo o que os torna ansiosos, apavorados, infelizes e preocupados. O tempo, as marés do oceano, o ar que vocês respiram, o alimento que absorvem, a própria terra sobre a qual vocês andam, afetaram as relações humanas, os negócios, os governos, o comércio, a sociedade em geral, pois o seu magnetismo está carregado de nocividade. Todas essas coisas serão renovadas.""
(a) Asthar (extraterrestre)
















(*_*) //damarinho ::
# Organização e Método executivo-operacional em Linux
==> http://geocities.yahoo.com.br/omlinux
De Ashtar Sheran: http://www.caminhosdeluz.org/10.htm
Comentário de Metatron
Vou resumir: Boa noite,

Não sou erudito, vou resumir o que penso a respeito: já sabemos demais e só destruímos, ou há intervenção ou a vida no planeta será destruída...o que disse aqui possui amparo científico (um pouco de bom senso também ajuda): água, ar, comida...contaminados, parasitismo de todo tipo...gostaria de viver o suficiente para ver o expurgo em massa...
O "inimigo invencível" pode fazer piada, mas se o necessário não acontecer, ele pode esquecer Haskell e se preparar para o "O sobrevivente" global...

yozora wo miage hitori houki boshi wo mita no
isshun de hajikete wa kiete shimatta kedo
anata no koto omou to mune ga itaku naru no
ima sugu aitai yo dakedo sora wa tobenai kara
Comentário de CWagner
Penso mais ou menos como: Penso mais ou menos como você, Metatron.

O homem é um ser muito egoísta e soberbo, a maioria da raça humana pensa ser invencível e que o glória da vida é o seu próprio bem estar, esquecendo que compartilha com outros homens e outros seres o mesmo mísero globo que vaga em uma imensidão que é o universo.

Quando todos perceberem a grande burrada que o homem fez em esquecer da tarefa deixada por Deus, que é a de cuidar das suas criações, será tarde demais, isso se já não for tarde.

Mas com certeza já não estaremos mais por aqui, ou talvez estejamos, de acordo com a crença de muitos, mas de nada adiantará se não lembrarmos das lições aprendidas no passado.
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA

P.S.: As palavras acima fazem parte da minha visão do assunto e não pretendem ser, de modo algum, a verdade absoluta sobre o mesmo.

Obrigado!
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004