Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Linux Daily Log: X.org, distribuidores e módulos proprietários


“O LWN.Net postou um artigo, por enquanto disponível apenas para assinantes, analisando os problemas na adoção do X.org 7.1, lançado em maio passado, decorrentes da falta de suporte dos fabricantes que disponibilizam módulos proprietários para suas placas de vídeo.

O artigo faz um breve resumo das novidades deste release do X.org, dentre eles a incorporação do AIGLX, até então parte do projeto Fedora, à árvore principal do X.org 7.1. Com isso, os usuários do Fedora que desejassem ter a versão mais recente do AIGLX deveriam passar a usar a versão 7.1. Entretanto, a versão 5 da distribuição foi liberada com a versão 7.0 do X.org e sem previsão de disponibilização de atualização para a versão 7.1.

Ainda de acordo com as informações citadas no LWN.Net, o estopim para esta decisão foi a falta de suporte dos módulos proprietários ao X.org 7.1 à época (mês de julho). Alguns usuários chegaram a sugerir que a atualização do X.org fosse adiada até que os fabricantes de drivers proprietários lançassem versões compatíveis, o que foi extremamente criticado nas listas de discussão. (...)

Li o artigo em questão com uma ponta de perplexidade: considero que a decisão do projeto Fedora foi madura, tanto ao considerar a estabilidade do software instalado por seus usuários quanto ao ponderar o desvio dos recursos alocados para a nova versão, mas não consegui evitar a sensação de estar sofrendo um lock-in (aprisionamento) por parte dos fornecedores de hardware de vídeo.”


Veja o texto completo em Linux Daily Log » LWN.Net: X.org, distribuidores e módulos proprietários.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Bruno Laturner
O estado do Gentoo: No fórum do Gentoo existe uma discussão bem longa sobre se os drivers proprietários para as placas de vídeo(ati e nvidia, mas só falta a nvidia agora) é que estão impedindo os pacotes do xorg-x11-7.1 de irem para estável nas plataformas amd64 e x86, já que muitas outras arquiteturas menos populares já estão estáveis na mesma versão.

Eu particularmente acredito que sim, a versão é bem estável, mas infelizmente tenho que me contentar com o driver nv do próprio X.Org.

----------------
CTRL+C, CTRL+V: A melhor ferramenta de programação criada pelo homem.
AjudaLinux Wiki
Comentário de hamacker
Desde quando os drivers: Desde quando os drivers proprietários estavam sendo incorporados como parte do Xorg ?
Sempre tive a impressão que o usuario teria de fazer algo na sua distro para instalar esses drives proprietários, seja incorporando novos repositorios, baixando um binario do fabricante, etc...
Comentário de brain
não estão: Eles não estavam e não estão. Assim como também não são incorporados ao Fedora.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004