Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Linux, a cada dia mais comum no varejo

Recentemente foi noticiado aqui no br-linux, um relato de um colega da comunidade que presenciou na lotérica da Caixa Econômica Federal, as máquinas da agencia rodarem Linux, mas o curioso é que isto está se tornando a cada dia que passa mais comum, presenciei hoje isso na livraria Siciliano, onde o sistema deles de busca de livros era baseado num sistema linux da Red Hat. Outro dia mesmo, foi possível ver as máquinas onde o público acessa informaçoes de seu cartão de compras na loja Renner rodarem linux também, se quiser conferir mais casos de sucesso com linux, achei esse blog - no site do Debian também tem: http://www.debian.org.br/users/ ” A nota foi enviada por Matheus Santana Lima (matheusslimaΘyahoo·com·br).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Antoine
Eu já achava que os: Eu já achava que os computadores de busca da Siciliano eram Linux só pelo cursor do mouse à lá Fedora :) Agora tenho certeza!
Comentário de Fernando GNR
Bom... eu ainda não vi o: Bom... eu ainda não vi o Linux em nenhum lugar a não ser na minha casa...
Cidade do interior, sabe né??? :P
Comentário de manoel_lobo
O dia do holocausto (pra: O dia do holocausto (pra Redmond) está chegando, espero que esteja bem próximo...

Fico feliz em saber que existem empresas e colegas do ramo que utilizam o pinguim em suas soluções (independente da distro), principalmente naquelas consideradas suma importância e missão crítica (creio que seja o caso da Caixa).

Tomara que o Linux e outros sistemas livres se proliferem como uma praga, fazendo o pessoal da comunidade (e adeptos) ficarem por cima da carne seca.

É sempre bom jogar no time que está ganhando, um dia teremos essa plena sensação.

--
..Got to ride that rocking horse.
Comentário de nemesis
hehe: é pelas beiradas que se toma sopa, para não se queimar! E chega uma hora que tomamos ela toda! :D

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Francisco Edilton
Linux no Varejo: Outro dia andando em um shopping em São Paulo. Vi Linux rodando na rede de lojas Colombo. Uma loja de roupas masculinas

abraços


Comentário de flaviothunder
Vocês nem imaginam: Existem lugares onde o Linux é utilizado que vocês nem imaginam...
Comentário de Felipe Raposo
E o sistema ERP?: Era um sistema Microsiga rodando em cima do Linux, né? Eu vi também.
Felipe Raposo

Comentário de CWagner
Talvez com esses exemplos: Talvez com esses exemplos outros tomem coragem e comecem pelo menos a estudar a possibilidade de empregar Linux em sua estrutura.

Num país com cultura de imitar tudo que vem de fora, quanto mais forem divulgados os casos de sucesso, maior a possibilidade de encontrar Linux pelas ruas.
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA

P.S.: As palavras acima fazem parte da minha visão do assunto e não pretendem ser, de modo algum, a verdade absoluta sobre o mesmo.

Obrigado!
Comentário de manoel_lobo
Por falar em ERP...: ...me veio uma dúvida agora, em um cliente meu (um posto de gasolina), o pessoal responsável pelo sistema de gestão disse que não há softwares de TEF homologados para plataformas não-M$, isso é verdade ?

Apenas um "mínimo" detalhe que me impede de trocar o SO da máquina, doa a quem doer, nem que tenha de contratar outra empresa pra fornecer o sistema.

--
..Got to ride that rocking horse.
Comentário de Felipe Raposo
Tem sim: O próprio ERP da Microsiga roda em Linux. Tanto o servidor quanto o cliente. Eu nunca vi o cliente Microsiga rodando. Só essa versão da Colombo, que é bem alterada e antiga. Gostaria de ver o Protheus 8 (versão mais atual) rodando em Linux.

Agora se existe ERP livre com TEF homologado eu não sei. Será que nem o compiere.org tem essa homologação?

Felipe Raposo
Comentário de sri_canesh
Vejam a PEGN desse mês: http://empresas.globo.com/Empresasenegocios/0,19125,ESR1054-2467,00.html

"Por que o Linux não emplaca?
Entenda a razão de a maioria das empresas preferir pagar para usar o sistema operacional Windows, da Microsoft, em vez de adotar o programa gratuito que tem o pingüim como símbolo "

Cássio R. Es_kelsen

Comentário de irado furioso com tudo
por outro lado vi, em uma: por outro lado vi, em uma agência do INSS, a substituição de TODAS as máquinas por novíssimas - umas 50 - e TODAS rodando o err.. hmm.. "aquilo lá". Considerando-se que o único uso dessas máquinas é o acesso remoto (TN3270) dos mainframes da instituição, que poderia ser feito via linux sem problemas, e considerando-se (por baixo) umas 1000 agências no país, já são 50.000 licenças..
é MEU dinheiro indo pra redmond. :(
Comentário de Eliseu Espinosa Esmeraldo Ebrahim
Que besteira: O dia do holocausto (pra Redmond) está chegando, espero que esteja bem próximo

Que besteira. Espera chegar a hora do lançamento oficial do Vista. Espera pra ver o entusiasmo geral do mundo, as capas de revista, muito mais do que agora, as caixinhas expostas em todas as lojas. O mundo adora o Windows! É um caso de amor muito forte que não vai acabar assim. Esses flertes com o Linux são como casamento em crise. A pessoa começa a questionar o que tem, pula a cerca, experimenta outras, mas acaba voltando para o que tem e ficando por ali mesmo. A pessoa vê que não era exatamente o que queria, mas que foi a melhor escolha no fim das contas.

É só aguardar. Vamos ver se eu não acerto.
Comentário de manoel_lobo
Eu não estou nem aí pro: Eu não estou nem aí pro lançamento do Vista (com certeza será míope), espero que a M$ realmente seja implacável com o uso de instalações/cópias piratas de seus produtos futuros (coisa que ela não faz na íntegra; por puro medo de perder a legião de zumbís que a mantém nas empresas e instituições governamentais).

O excremento lá de Redmond só permanece nas empresas pelo simples fato da existência de "gerentes de TI" do tipo "toinho", que temem qualquer coisa que não seja do seu conhecimento.

"toinho" = "gerente de TI" que não põe a mão na massa e vive de conversa bonita e "soluções" enlatadas à lá M$, além de puxar o saco do presidente da empresa.

Nada contra Antônios, mas eu conheci um que é exatamente isso.

Será o seu caso ?

--
..Got to ride that rocking horse.
Comentário de Francisco Edilton
TEF: Exato, para TEF discado não existe nada para em Linux. Pq quando o TEF acontece eles abrem um programa desencolvivo pela software express. E esse software só existe para windows. Eu já tentei via Wine e não obtive sucesso (val lembrar que meu último teste foi em 2004). Talvez com o Wine crossover, funcione hoje. Mas um caso Linux 100% free eu nunca vi.

Comentário de nemesis
globo maldita: "Entenda a razão de a maioria das empresas preferir pagar para usar o sistema operacional Windows, da Microsoft"

eu não preciso pagar uma revista da Globo para perceber que a razão é um ciclo vicioso do tipo tostines: é o mais usado pq todo mundo usa e todo mundo usa pq é o mais usado.

mas não liga, não. tanta recursão assim eventualmente vai causar um estouro de pilha e um core dump...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Eliseu Espinosa Esmeraldo Ebrahim
Bom dia!: Tá acordado, kara? Tá lendo o que você mesmo escreve? Prestenção:

1) _Você_ não está nem aí pro lançamento do Vista, mas _o mundo_ está. Foi _isso_ que eu disse. E nem disse em grego, disse em português mesmo.

2) Procure uma lousa e escreva nela mil vezes: "nunca mais vou dizer que torço para o Windows ser impossível de piratear". Este é o argumento mais estúpido já proferado por um linuxista (na verdade, vários deles).

Veja bem. Consideremos duas hipóteses:

a) todo mundo "pirateia" o Windows, logo ele é grátis na prática;
b) todo mundo paga pelo Windows, honestamente.

A alternativa "A" seria um forte sinal de derrota do Linux. Os dois sistemas são (teoricamente) gratuitos, e o povão ainda prefere o Windows.

A alternativa "B", então, seria absolutamente arrasadora. Linux é gratuito e Windows é pago (e custa caro). E mesmo assim, quase todo mundo prefere Windows.

É claro que a única alternativa realista é a alternativa "C": muita gente paga pelo Windows e muita gente usa Windows de graça. Então Linux não sofre a derrota total e esmagadora da alternativa "B", mas certamente sofre uma derrota muito maior do que a alternativa "A".

Logo, sempre que um anencéfalo torce pro Windows ficar super protegido e não ser mais pirateado, achando que assim o Linux vai ficar um pouco mais popular, está assinando um eloqüente atestado de reconhecimento da total incapacidade do Linux de superar sua concorrência no mercado de sistemas desktop. É como torcer para todo o time adversário contrair dengue hemorrágica durante a semana para ter alguma chance de derrotá-lo na partida de domingo.

Simplesmente patético.

São respostas BURRAS assim que estragam o meu prazer de trollar...
Comentário de manoel_lobo
www.baboo.com.br : www.baboo.com.br

--
..Got to ride that rocking horse.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004