Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Linux.org analisa o Mandriva 2007


“Eu não sabia que o Linux.org ainda publicava conteúdo regularmente, mas hoje tive a surpresa de descobrir que eles publicaram uma análise do Mandriva 2007. Ou talvez seja melhor chamar de semi-análise, uma vez que o autor do texto se decepcionou com o produto a ponto de não descrevê-lo, dedicando-se a relatar os problemas e dificuldades encontrados no processo, e comparando o Mandriva 2007 a outros produtos. Acho que ele exagerou na mão, mas várias das situações apontadas valem o investimento de algum tempo para reflexão ou revisão.”


Enviado por Julio Pacheco - referência.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de rafaelmf
Mas ele testou com o mini-cd: Ele testou com método de instalação que pouqíssimos usam (e deu a justificativa de que "vivo no mundo do 1 Mbps", como se isso fosse pouco) e que não é muito boa, e deu problema com a placa de vídeo (mas se não me engano, a única vez que usei um mini-cd da mandriva ele era relamente sem nada, não tinha xorg, tinha que fazer na mão)... depois diz que tentou o mandriva ONE e que funcionou numa boa, mas se questionou pq usar o mandriva e não outra distribuição, e pq pagar por isso (e deu a entender que ele acha que ela só libera a distro pagando, o que não é verdade)... bom eu uso basicamente gentoo e mandriva, e vou dizer que pra quem não tem paciência de ficar catando RPM pela internet afora, os repositórios deles são uma boa alternativa pois tem um grande número de softwares, e o gerenciador de computador dessa distribuição é, na minha opinião, exepcional. No final é uma questão de gosto a distro que você vai escolher, mas vi que ele não chegou a explorar muito o sistema...

Achei que esse review acabou sendo feito com má vontade depois que ele não conseguiu que o mini-cd fizesse o boot gráfico.
Comentário de Manoel Pinho
Análises: Sempre é bom ter cuidado com essas análises porque sempre representam uma visão pessoal e muitas vezes tendenciosa até porque muitas vezes quem faz a análise não conhece a distribuição direito ou generaliza uma impressão negativa quando usa algum hardware incompatível que não funciona de primeira.

Eu estou escrevendo de uma das 3 instalações do Mandriva 2007, uma inclusive em um notebook, e não tive nenhum problema de instalação, que foi feita do zero (na realidade mantendo o /home) e com os 6 CDs do Mandriva 2007 Powerpack, usando o instalador tradicional. Falando sinceramente, quem não consegue instalar em seu desktop uma distribuição como o Mandriva, OpenSuse ou Ubuntu, que considero as que tem instaladores com melhor reconhecimento de hardware e amigabilidade, não consegue instalar linux nenhum.

Para contrabalançar a análise, cito mais duas análises (uma bem mais extensa e com screenshots) do mesmo Mandriva 2007

http://lunapark6.com/?p=2264

http://www.virtualsky.net/virtualthought/#%5B%5B6%20October%202006%5D%5D

------------------------------
Usuário Linux #100343
Participe da Comunidade de Usuários do Mandriva Linux no Brasil
Comentário de xultz
Eu acredito que a Mandriva: Eu acredito que a Mandriva cometeu dois erros.
O primeiro foi lançar a versão 2007 em 2006. Se ela tivesse adiado esse lançamento por dois meses e meio, lançado em 1.de janeiro de 2007, faria mais sentido o nome, e principalmente daria muito mais tempo para testes e polimentos. No dia seguinte ao lançamento a errata já estava grande. É bastante provável que o lançamento em outubro era prá dar um gás no fluxo de caixa, mas eu penso de uma forma mais concreta. Se eles dessem mais dois meses de testes, com a distro completamente congelada (ou seja, não entrava mais nenhum pacote novo, somente manutenções), dessem mais tempo para a comunidade testar e enviar erros (eu baixei o RC2 quando estava começando os testes, eles já lançaram a versão final), eu calculo que a Mandriva teria um produto absurdamente competitivo. Quando saiu o último SLES, algumas pessoas consideraram que esta era a primeira distro que poderia dizer que era real concorrente do Windows no desktop, e que no mercado Linux em geral era praticamente imbatível. Se a Mandriva tivesse testado mais e lançado em janeiro, eu acho que ela batia o SLES em qualidade. A aposta de lançar uma versão por ano foi a melhor coisa que a Mandriva fez. O mercado não quer viver no bleeding edge, quer estabilidade e segurança. Mas não é o que o 2007 está demonstrando, infelizmente. Sob esse ponto de vista, o lançamento prematuro foi prejuízo, e não lucro.

Outro erro são versões mais importantes e menos importantes. Qual a lógica do mini cd? Qual o sentido do One, se ele está com vários problemas, e ele não faz parte da estratégia da empresa? O que é melhor, oferecer um produto meia-boca, que diretamente não traz lucro, mas queima o filme da empresa, ou não oferecer produto algum? Se o foco da empresa são os assinantes do club e os que compram as caixas, é melhor que foquem nesses produtos apenas. A confusão que o autor sentiu ao não saber qual versão escolher, eu tenho toda vez que sai uma nova versão. E eu ainda estou usando o LE2005 porque esta versão está redonda demais, e time que tá ganhando, eu não mexo. Ainda não decidi quando vou mudar de versão na minha máquina de trabalho.

Outra coisa chata é que não tem muitas opções de assinar o club se não for por cartão de crédito. A Conectiva fica na minha cidade, mas a opção mais próxima que eu tenho para pagar o club é via cartão de crédito e Paypal! Minha neura hoje é baixar todos os custos fixos que tenho na vida, e cartão de crédito, eu passo longe. E pelo que me parece, sem ser assinante do club, não tem muita opção. Eu tenho 6 repositórios diferentes cadastrados no meu 2005. O 2007 comunity só tem dois. E o rpmdrake2, no One, não achou repositório nenhum. Uma das grandes vantagens de usar o Mandriva, que são os repositórios, cai por terra.

Difícil...
Comentário de Manoel Pinho
Comentários: Concordo que há alguns erros estratégicos na empresa mas isso não tem muito a ver com a distribuição em si. Há alguns bugs realmente mas muitos não são da distribuição, mas das novas tecnologias que foram incorporadas nessa versão. A questão de lançar em 2006 eu não acho problema até porque isso acontece com automóveis e outros produtos e se não me engano a versão 2006 saiu há mais ou menos 1 ano e portanto os próprios usuários pressionam por uma versão nova. Usuário de linux desktop sempre reclama quando uma versão nova demora para sair e também reclama quando uma versão sai prematuramente. A questão do que pode ser considerado estável é altamente relativa no software livre justamente porque também cabe as usuários relatar bugs e sugerir correçoes/melhorias. É bem diferente da visão de software proprietério, em que o usuário é um consumidor simples, e mesmo assim todos sabemos como o windows final sempre sai cheio de bugs e somente com o primeiro (ou o segundo) Service Pack é que as coisas melhoram... A diferença é que no software poprietário você paga, não pode ser indenizado por bug nenhum e nem pode participar do desenvolvimento.

Eu tenho contato com usuários da distribuição Mandriva Linux todo dia e embora tenha vezes que a culpa é algum bug da distribuição, essa não é a regra geral. A grande maioria das vezes a "culpa" é o desconhecimento dos próprios usuários. São usuários que baixam as imagens iso e não checam o md5sum, não instalam os repositórios corretamente, não lêem a documentação dos programas, etc. Isso acontece com qualquer distribuição e as distribuições mais amigáveis tendem a concentrar o maior número de usuários iniciantes que não compreendem a filosofia do software livre e tendem a querer que tudo funcione "automagicamente".

O "2007 community" foi o nome que o easyurpmi deu enquanto estava na versão beta. Pode chegar no http://easyurpmi.zarb.org que eles criaram agora uma entrada para o "2007 official", a versão final. A ferramenta ainda mostra os repositórios (mídias) main e contrib mas estão disponíveis também as duas mídias do PLF (free e nonfree) e inclusive já estou usando. Veja

http://www.mandrivabrasil.org/site/forum/index.php?topic=1141.msg5128#msg5128


A questão da necessidade do cartão já deveria ter sido equacionada há um bocado de tempo e sempre reclamei disso. Deve haver problemas fiscais na questão de remessa de dinheiro para a matriz francesa e talvez por isso ainda não implementaram um pagamento por boleto ou depósito bancário, o que acho uma pena.


------------------------------
Usuário Linux #100343
Participe da Comunidade de Usuários do Mandriva Linux no Brasil
Comentário de feraf
É por essas e outras que eu: É por essas e outras que eu não acredito em análises. Acredito que se você quer formar uma opinião deve usar o produto, nem que seja uma versão live-cd (aka One). O Mandriva 2007 é, na minha opinião uma peça de arte. É estável, atualizado, e revolucionário. Possui algumas das características do mandrake antigos como o drakxtools, um conjunto de ferramentas de configuração, mas também contém elementos novos como o desktop 3D (AIXGL e GLX) como o Compiz, um novo sistema de instalação de pacotes, um novo tema (para ambos KDE e Gnome), e uma grande comunidade. Aos que estão se perguntando sobre qual distro usar, peço que considerem o Mandriva 2007, testem o live-cd ou a versão free (que aliás é muito completa). E se vocês tiverem placas de vídeo compatíveis (intel, nvidia) deliciam-se com o desktop 3d! t+
Comentário de Manoel Pinho
E, embora o MandrivaOne: E, embora o MandrivaOne possa ser instalado no hd, recomendo FORTEMENTE a instalação tradicional usando os vários CDs do Mandriva 2007 Free ou Mandriva 2007 Powerpack (para quem puder) e formatando a partição / (fazendo uma instalação nova), o que eliminará a maior parte dos problemas que vemos oso usuários reclamando.


------------------------------
Usuário Linux #100343
Participe da Comunidade de Usuários do Mandriva Linux no Brasil
Comentário de xultz
Não há problema fiscal: Não há problema fiscal nenhum. Há só má vontade (ou falta de incentivo, visto que o mercado brasileiro de usuários do club deve ser mínimo, comparado com o restante dos negócios que eles fecham aqui) e deixaram exatamente como está. Quem tem cartão, tem, quem não tem, que se dane.

Sobre a questão dos testes, veja o que a MS está fazendo atualmente. Eu nunca tinha ouvido falar de RCs e betas de Windows. Somente alguns colaboradores escolhidos a dedo podiam testar o SO. Em compensação, a MS está há quase um ano lançando RCs e betas, com uma acessibilidade muito maior. Eu tenho a impressão (nunca cheguei perto de um Vista) que esse lançamento vai ser arrasador, porque a MS precisa retirar a imagem de produtora de produtos de má qualidade, e o Windows é o produto que tem maior visibilidade. Haja visto que adiaram o lançamento, reescreveram uma porrada de coisas, etc. Eu sinto um pouco de falta desse tipo de maturidade. A solução não é lançar produtos mais novos, com pacotes novos. Por exemplo, não vejo nexo em lançar a distro e somente liberar repositórios mais tarde. OS repositórios deveriam estar sendo contruídos e preenchidos durante o período final de testes.
Comentário de atf
Mandriva 2007: Que me desculpem os amigos pois também sou um órfão do Conectiva.
- Lançaram o 2006 em caixinha, com erros toscos, e eu comprei.
- Disponibilizaram o beta-1 do 2007, cópia descarada do Mandrake-10 com tantos erros que não consegui fazer funcionar.
- Entregaram o beta-2, também cheio de erros, não deram tempo de se testar a versão e lançam o produto final.
- Querem faturar em cima de usuários domésticos mas obrigam a ter cartão de crédito. Você fica com dois problemas: o sistema e o cartão.
Gringo por gringo, fico com os mais responsáveis e profissionais da Red Hat.
atf
LinuxUser#142898

Comentário de Manoel Pinho
Red Hat: Cópia do Mandrake 10 ?! Pelo amor de Deus... Além disso, não seria cópia porque Mandriva é o novo nome da Mandrakesoft.

Red hat ? Você quer dizer fedora ? Porque a Red Hat deixou todos os ex-usuários do red Hat 9 e anteriores de lado.

Engraçado como parece que não existem bugs nem descaso com usuários domésticos em outras distribuições. Posso citar vários bugs bem graves que ocorreram em algumas versões do Fedora (sim, eu instalei) e recentemente também houve vários problemas sérios com o gerenciamento de pacotes no Suse da Novell.

Eu não sou usuário novato em linux, instalo e uso várias outras distribuições linux também e, ao contrário de muita gente aqui, uso linux também nos meus desktops diariamente, em casa e no trabalho.

O problema do cartão de crédito eu concordo totalmente com vocês e para mostrar que não sou parcial e que já reclamei sobre isso há muito tempo eis aqui o link

http://www.mandrivabrasil.org/site/content/view/12/34/


Também fui usuário do Conectiva Linux e não me considero órfão coisa nenhuma. A empresa foi comprada e poderia ter partido para qualquer outra distribuição. Respeito quem escolhe uma distribuição por qualquer motivo de preferência pessoal ou algum critério técnico mas argumentos do tipo "xxxx sucks" ou "xxxx rulez" são de gente que normalmente não compreende o que significa software livre e a importância da participação dos usuários no destino da distribuição.



------------------------------
Usuário Linux #100343
Participe da Comunidade de Usuários do Mandriva Linux no Brasil
Comentário de feraf
Beta é sinônimo de: Beta é sinônimo de instável. Estaria mais preocupado se NÃO houvessem bugs nessas releases. E você não precisa pagar pelo Mandriva 2007, as versões One e Free são gratuitas ( Livre E gratuito ). E em relação aos BUG's, acredito que todo software com mais de 100 linhas tem BUG's. O que diferencia uma distribuição de outra é o tempo que demora para haver atualizações para esses softwares nos repositórios.

bye
Comentário de atf
mandriva 2007: Expressei-me mal. Era o próprio Mandrake-10 com mais alguns erros toscos.
"Bugs" todos têm. Descaso com o usuário só encontrei quando fiz uma consulta à Mandriva/Conectiva, via "site" em Português e me responderam em Inglês, pedindo que refizesse a consulta em Inglês ou Francês.
Como disse: gringo por gringo, fico com os mais competentes e sérios.
atf
LinuxUser#142898

Comentário de Manoel Pinho
English: Pediram que escrevesse em inglês porque quem recebeu o email foi um gringo. O site em português, como acontece com muitas firmas, é um subdiretório do site internacional. Os Brasileiros da Ex-Conectiva que trabalham na Mandriva são poucos e quase todos são desenvolvedores. A equipe da Mandriva é muito enxuta e muitas vezes menor do que a da Red Hat ou da Novell e mesmo assim está entre as 5 distribuições populares segundo o distrowatch.com.

Mande o seu email para a Red Hat e tenho certeza de que nem lhe responderão se não for um cliente corporativo que tenha pago a licença do Red Hat Advanced Server, nada barata. E nem tenho certeza se existe um serviço de atendimento em português. Se você não precisa disso, então qualquer distribuição serve, não ?

Respeito profundamente a Red Hat pelo seu pioneirismo e a grande importância que teve e tem no universo do linux, mas distribuições como a Conectiva, Mandrake e outras surgiram justamente pelo fato dela nunca ter dado muita importância ao desktop, especialmente na nossa língua.

Mas o Brasil é tradicionalmente uma terra de pessoas que sempre dão mais valor a tudo que vem de fora e a grande maioria dos linuxers daqui gostam mais do freeware do que do "free" software, a Conectiva obviamente não poderia crescer dependendo só daqui. Eu particularmente sempre achei que a empresa foi muito injustiçada na maioria das vezes, com ataques gratuitos e infundados, assim como ainda fazem com distribuições importantes no Brasil como o Kurumin.

Olha que sou usuário de linux velho de guerra, do tempo que se instalava Slackware por disquetes, e acho esses ataques a outras distribuições ridículos. Qualquer distribuição pode ser usada para qualquer finalidade, só vai variar a quantidade de trabalho de customização e por isso mesmo existem distribuições especializadas e as que são mais voltadas para determinados usos.


------------------------------
Usuário Linux #100343
Participe da Comunidade de Usuários do Mandriva Linux no Brasil
Comentário de bebeto_maya
O problema é a falta de lucro e retorno para a empresa!: __O suporte a hardware que nenhuma distro tem. Peguei o Sunna, versão RC2, pus no meu drive, o live CD, já sabendo que não teria drivers nem para o meu Scanner Microtek C3 nem para um impressora Lexmark, Z33, ambos equipamentos que nunca funcionaram no Ubuntu, ou qualquer outra distro. Legal.Após o boot, instalei a impressora com dois miseráveis cliques do mouse. Facílimo. mandei minha irmã fazer o mesmo com a Impressora Canon BJC 250, ela, windows user de carteirinha, fez!!!

__Não precisei compilar Kernel, módulos, ou fazer acrobacias para ter o Scanner funcional, chamei dois módulos, prontos, o ppscsi e o onscsi, e abri o Xsane, coisa de 10 segundos e bingo! Scanner funcionando também...

__É incrivel, o time da Mandriva compila a maior quantidade de drivers possíveis para sua distro, e dá uma compatibilidade que beira os 100% com o hardware tosco vendido no mercado. Tudo funcionou!!! Pluguei máquina digital e pronto, pluguei pendrive e pronto. DVD-vídeo etc. Tudinho...

__Não tem dificuldade, não precisa ser heavyuser para usar Mandriva, os menus são simplesmente rídiculos de simples, é só ler! O usuário se acostumou a usar computador por extinto, "pela cor", e sequer consegue usar algo que não seja Win, Word, Excel. Não é comodismo, é burrice mesmo!

__Os erros estratégicos são nojentos, é absolutamente rídiculo ter que comprar pela Internet com cartão, de uma empresa que fica ao lado de sua casa. Mas é preciso ver também, que há um abismo brutal entre os usuários de Linux, e o resto do mundo, 98% das pessoas, a Mandriva simplesmente não ganha com o usuário doméstico. Tentaram, tentaram...A Conectiva por 8 anos disponibilizou seu melhor produto para quem quisesse baixar, de graça, e ainda vendia as caixinhas. Ninguém comprava, só os entusiastas mesmo. Todo mundo ia lá e baixava de graça os CDs. Tinha picareta, ainda tem, que colocava os CDs por 20,00 para vender em seu site...Não gera receita. O usuário acomodado, quer os softwares da MIcrosoft, às vezes nem quer, os técnicos, as escolas e o meio já empurram ou estimulam. O usuário não quer só usar, ele quer usar aquilo que todo mundo usa. É díficil. E ainda tem a pirataria: O mandriva é mais caro que o WIndows Piratex, porque mesmo sendo de graça, o custo com a conexão, para baixar as ISOs, acaba sendo maior do que o preço do CD pirata.

__Não dá retorno, é preciso vender solução mesmo, solução para servidores, solução para Workstations, redes, CLUB On-line etc.

__O que quero dizer? É que hoje, para Desktops, Linux não gera fluxo de caixa, exceto para projetos sem fins lucrativos, ou movidos por comunidade, como Ubuntu e Slackware, Kurumin...Ou ainda para projetos governamentais, onde o usuário, toma, como primeiro passo, a formatação do disco para posterior instalação do Windows XP pirata.A MS está fazendo a parte dela: Chamando usuários de ladrões e obrigando-os a se regularizar, eles invadem o seu micro e dizem que você roubou uma licença...

__SIm. Quando vejo os últimos sistemas em suas últimas versões; SUSE, Mandriva, Kurumin, Ubuntu, Fedora.etc. Chego a conclusão de que Linux está pronto para Desktop, ficou pronto esse ano! Mas o usuário não quer pagar o suporte, o desenvolvimento, ele quer de graça. A maioria nem quer...Fica com Windows mesmo. Vejam o que Red Hat fez, enterrou seu produto na versão 9.0, criou uma comunidade independente, a Fedora, e focou seus negócios para servidores e workstations ou gadgets, celulares e afins. Por que? Porque o desktop não dá "grana".Principalmente devido as patentes. Que impedem distros como Ubuntu de executarem um Simples Mp3.

__Mas aí eu pergunto, onde está nosso marketing? Vamos perder a "Brecha", que o Erica Raymond apontou, por causa das picuinhas? Não sei. Mas as distros comerciais vivem na corda bamba...A excessão é Red Hat, que não "foca" mas no desktop. Nem a IBM está muito interessada no Desktop Linux...Porque é prejuízo e eles sabiam que só conseguiriam com um MS Office por detrás, assim como a Apple, que fez uns acordinhos sujos com a Redmond. A Microsoft não concordou em lançar MS Office para Linux e a IBM deu um passo para trás no desktop Linux.

__Ubuntu? Deus!!! como andam as contas da Canonical?? O Mark é um milionário excêntrico que faz porque gosta. Não sei se está tendo lucros, e nem sei se se importa com isso. Mas vejam o que ele fez: Empacotou o linux em embalagens luxuosas e mandou de graça para casa de quem se atrevesse a utilizar um Linux para Desktop. O melhor produto, sem limitações, sem despesas de envio, na quantidade que você quisesse! Só assim ele conseguiu criar uma base de usuários, passivos que não dão retorno a empresa.E eu me incluo nesse time. Eu pagaria pelo Ubuntu, pagaria R$10,00 por cada CD. Mas o Mark me deu...Isso pra mim não é estar no mundo dos negócios. É ser idealista, filantropo, amistoso é ser "Ubuntu" mesmo. Amanhã, a comunidade Ubuntu segura o sistema, mesmo que a Canonical não mande mais CDs...Não é estratégia de negócios, é a sustentabilidade de um ideal. Um ideal que a maioria das pessoas e governos ignora, porque não tem uma máquina de publicidade por trás com um Bill Gates extorquindo dinheiro em produtos super-faturados e doando meia dúzia de vacinas experimentais (versão ALFA 0), para países africanos miseráveis.

________________________________
Arte com Linux e Software Livre:
http://inteligencianatural.sites.uol.com.br
Comentário de Manoel Pinho
Brasil: E o pior é ter que ler isso

Microsoft comemora 1 milhão de cópias do Windows XP Starter Edition

http://idgnow.uol.com.br/computacao_pessoal/2006/10/11/idgnoticia.2006-10-11.0681911235/IDGNoticia_view

Conseguem arrancar R$ 100 do povo brasileiro para instalar uma cópia OEM de um windows capado e sem programa nenhum e o povo aqui reclamando quando uma distribuição comercial cobra algo para um sistema completo, livre e que pode ser instalado em quantas máquinas quiser.

Mas é bem feito mesmo. Vamos ver agora como a galera do windows piratex vai fazer com as medidas antipirataria do Vista

http://www.forumpcs.com.br/noticia.php?b=184484

http://www.infowester.com/blog/?p=257


Aproveitando o assunto, sempre é bom ler essa entrevista

http://www.linuxdailylog.com/2006/02/mandriva-club-entrevista-francois-bancilhon-ceo-da-mandriva.html

para saber como não é nada fácil manter uma distribuição linux comercial "de varejo" (isto é, com foco nos usuários domésticos e pequenas empresas).


------------------------------
Usuário Linux #100343
Participe da Comunidade de Usuários do Mandriva Linux no Brasil
Comentário de Roger de Almeida
Na página da Mandriva: Na página da Mandriva (www.mandriva.com.br), no item loja, são vendidos produtos 2006 até este momento que escrevo. Dessa forma, fica difícil de comprar e a empresa faturar!!!!

Isso é por conta da falta de uma equipe de marketing. O pessoal ainda é amador!! Muito amador.

O lançamento da versão 2007 foi feita como se fosse uma nota de rodapé. Não deram ênfase, parecendo que estão com medo!!

Uma outra coisa que me incomoda, é o fato da atualização não acompanhar na mesma linha dos progrmas como KDE, Firefox e etc.

Levou-se cerca de um ano para que fosse disponibilizado a versão 1.5.0.6 do firefox no 2006. O KDE e GNOME nem se fala.

Falta também um pessoal na área de controle de qualidade.

Eu uso Mandriva mas estou ficando descontente.

[]
Roger

BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004