“Do jeito que a coisa anda, daqui a pouco o BR-Linux vai ter de abrir uma filial só para tratar do assunto Microsoft+Novell. Mas o mundo gira, a Lusitana roda, e mais notícias sobre esse assunto vão chegando. Lembram da manifestação dos desenvolvedores do Samba no início da semana pedindo à Novell que reconsiderasse o seu acordo com a MS? O Newsforge publicou uma notícia com detalhes adicionais após contato com Andrew Tridgell e com Eben Moglen.
Segundo Tridgell, uma razão do desapontamento é que a Novell negociou secretamente por meses com a Microsoft sem consultar outras entidades e mesmo pessoas que teriam algo a dizer a respeito - e vimos na recente manifestação do Miguel de Icaza - ele próprio um funcionário da Novell, além de criador do GNOME e do Mono - que ele só soube do acordo pouco antes da divulgação pública, o que serve como uma amostra da forma como as coisas foram conduzidas.
Eben Moglen acrescentou que sua análise das preocupações da equipe do Samba demonstrou que há questões relacionadas a aspectos específicos do acordo, que não foram divulgados, mas ele não tem liberdade de comentar. Da mesma forma, ele não comentou se o Software Freedom Law Center está mantendo contatos com a Microsoft, mas afirmou que os contatos com a Novell progridem com amplo acesso a todos os documentos necessários para a sua análise da compatibilidade entre a GPLv2 e o acordo Novell+Microsoft.
A Novell foi consultada e informou que tem grande respeito pelos desenvolvedores do Samba e está preparando uma resposta consolidada para o apelo encaminhado no início da semana, mas não pretende cancelar seu acordo com a Microsoft.”