Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Linux.com traz mais detalhes sobre o apelo do Samba para que a Novell reconsidere seu acordo com a MS


“Do jeito que a coisa anda, daqui a pouco o BR-Linux vai ter de abrir uma filial só para tratar do assunto Microsoft+Novell. Mas o mundo gira, a Lusitana roda, e mais notícias sobre esse assunto vão chegando. Lembram da manifestação dos desenvolvedores do Samba no início da semana pedindo à Novell que reconsiderasse o seu acordo com a MS? O Newsforge publicou uma notícia com detalhes adicionais após contato com Andrew Tridgell e com Eben Moglen.

Segundo Tridgell, uma razão do desapontamento é que a Novell negociou secretamente por meses com a Microsoft sem consultar outras entidades e mesmo pessoas que teriam algo a dizer a respeito - e vimos na recente manifestação do Miguel de Icaza - ele próprio um funcionário da Novell, além de criador do GNOME e do Mono - que ele só soube do acordo pouco antes da divulgação pública, o que serve como uma amostra da forma como as coisas foram conduzidas.

Eben Moglen acrescentou que sua análise das preocupações da equipe do Samba demonstrou que há questões relacionadas a aspectos específicos do acordo, que não foram divulgados, mas ele não tem liberdade de comentar. Da mesma forma, ele não comentou se o Software Freedom Law Center está mantendo contatos com a Microsoft, mas afirmou que os contatos com a Novell progridem com amplo acesso a todos os documentos necessários para a sua análise da compatibilidade entre a GPLv2 e o acordo Novell+Microsoft.

A Novell foi consultada e informou que tem grande respeito pelos desenvolvedores do Samba e está preparando uma resposta consolidada para o apelo encaminhado no início da semana, mas não pretende cancelar seu acordo com a Microsoft.”


Enviado por André Cruz - referência.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Mim
Com alguns...: Sao empresas e vivem de $$ . Com alguns milhoes rodando por ae, a Novell nao vai nem pensar em cancelar esse acordo, eu nao iria.
Comentário de Duvida singela
Gostaria de saber quanto recebe ?: Gostaria de saber quanto André Cruz e Tatiana T recebem $$$ para buscarem notícias nas mais variadas fontes internacionais, tendo o trabalho de traduzí-las, e ainda emitirem uma opinião fundamentada sobre os assuntos, como dignos conhecedores do assunto, a ex do Sr Augusto.

Muito estranho, estranho mesmo que isso seja voluntário, dado o volume de indicações dos mesmos né ahahahahha
Comentário de Manoel Pinho
Uso comercial do linux: Diferentemente dos outros sistemas opracionais livres, o linux consegue ser ao mesmo tempo um projeto conduzido por voluntários sem fins comerciais e que também, por causa principalmente da engenhosidade da GPL, conseguiu reunir diversas grandes empresas de informática rivais da Microsoft. POr isso ela nunca se preocupou com os BSDs ou qualquer sistema operacional livre que ela considere como hobby.

Com o aumento do profissionalismo das distribuições comerciais de linux e os sucessos de projetos como o Firefox e OpenOffice.org, que diminuíram muito o gap entre o linux e o windows na área de desktop, acendeu o sinal vermelho em Redmond e ela teria que tomar alguma atitude. Depois que as tentativas de rotular o linux como coisa de comunistas, câncer e sistema amador e sem suporte e a tentativa de dizer que o linux é uma cópia ilegal do Unix da SCO, ela agora tenta pelo menos manter o linux como um sistema amador, feito por hobbistas e usado por alguns poucos geeks.

Ela tenta então com esse jogo sujo de patentes ameaçar as distribuições comerciais, que têm maior capacidade de convencer os grandes clientes corporativos e governos a usar linux. O nome Novell ainda é lembrado e respeitado nas grandes empresas e nada mais óbvio de que seria a primeira empresa alvo de suas táticas.


------------------------------
Usuário Linux #100343
Participe da Comunidade de Usuários do Mandriva Linux no Brasil
Comentário de Adilson Bonan
Novell+Mico$oft: Pessoal, na mimnha opinião a Novell vai se ferrar e bem bonitinho... pois a MS sempre traiu os seus parceiros de negócios e a Novell vai ser mais um deles, é esperar para ver...

Quem conhece a história da MS sabe do que to falando...

Ela vai "sugar" o máximo que puder e depois como uma "mosca do boi"
vai embora saciada...e deixa o "buraco" pros "bernes", a verdade é essa...

Mas nós podemos fazer alguma coisa (graças a Deus), alias, podemos faze MUITA coisa... vamos começar a falar NAO, nao pra MS, vamos falar NAO pra Novell,.... vamos fazer isso e vcs vão ver se a coisa nao muda...

Sou a favor do NAO NOVELL....juntem-se nesse pensamento e vamos salvar a liberdade de ter liberdade...

Falou... abraços pra todos...

FUI

BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004