Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Linux.com analisa o Inkscape 0.45 - e gosta

Segundo a análise, o Inkscape - o mais destacado pacote de gráficos vetoriais em código aberto - trouxe em sua nova versão 0.45 vários novos recursos, além de melhorias de usabilidade e desempenho.



A análise apresenta as novidades que mais chamaram atenção, as que não chegaram a impressionar, e o que está previsto para as futuras versões.

Saiba mais (linux.com).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Pedro Vanzella
Alternativas livres: É ótimo ver como as ferramentas gráficas livres estão evoluindo rapidamente. É especialmente fácil de se acostumar com elas se não se tem experiência com outros softwares (eu infelizmente criei um bloqueio mental com outra coisa senão photoshop).
O futuro é livre \o/
Comentário de Marcus VBP
Eu vibrei quando vi o: Eu vibrei quando vi o recurso de gausian blur presente no Inkscape. Era algo que eu sentia falta a muito tempo, e que permite fazer gráficos bem mais complexos e realistas.

Mas aí veio o problema, mostrado por um amigo que usa o Inkscape: Utilizar gausian blur, mesmo em gráficos simples, torna a aplicação incrivelmente lenta, além de aumentar o tamanho do arquivo umas 4x (mas isso nem é um problema tão sério).

Eu nem acreditei, mas depois ele me passou um arquivo .svg, e pude constatar eu mesmo ;(

A sorte é que eu tenho o Xara LX, que já conta com estes recursos.

--

Comentário de beto
Ponto de mudança: Minha esposa pôde finalmente mudar para o Linux com a versão 0.45 do Inkscape. Logo começarão a se ver em Porto Alegre Out-Doors, cartazes e folders (de coisas importantes) feitos integralmente com Inkscape, além de livros com o Scribus. É sério, o Linux se tornou uma opção viável para artes gráficas profissionais com o Inkscape 0.45, Gimp e Scribus.

--
--
sapere aude
hackuna matata
http://mayer.art.br/blogdobeto

Comentário de popolony2k
Instalei essa ultima versão .....: ....do site, com inclusive versão para Fedora 4, e para aqueles que acham que o yum é ruim (offtopic e já gerando flame wars), funcionou tudo 100% e sem dor de cabeça.

--
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/Linux - My dream team

Comentário de popolony2k
Eu também gostei .....: ....mas ainda vai um tempo pra pegar prática.

sapere aude
hackuna matata
Inchinmy Ejoda!

--
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/Linux - My dream team

Comentário de bebeto-maya
Muito boa essa versão do: Muito boa essa versão do Inkscape com o Gaussian Blur, porém concordo que o Inkscape é uma alternativa viável para ilustração. Mas para outras áreas do design gráfico, como diagramação, cartazismo etc...Ele deixa muito a desejar. Acredito que ele ainda é muito figurativo.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004