Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Linux.com analisa o Drupal 5.0

Após 5 anos de Drupal 4, os desenvolvedores deste popular CMS de código aberto (que roda o site do criador da web, Tim Berners Lee, o SpreadFirefox, o Linux Journal e o BR-Linux) lançaram agora em janeiro a nova série Drupal 5. A versão 5.0 em si esteve em desenvolvimento por 8 meses, incluindo mais de 1000 patches de cerca de 500 desenvolvedores de todo o mundo, e oferece melhorias e atualizações no desempenho, usabilidade, interface com o usuário, processo de instalação e mais.

Embora estejam em categorias diferentes, os desenvolvedores do Drupal certamente perceberam o grande crescimento do Wordpress, alicerçado inclusive na questão da facilidade de instalação e simplicidade de administração.

E não deixaram por menos, dando até mesmo um passo além: a antiga instalação com vários passos acompanhando atentamente a documentação foi substituída por um processo integralmente via web - incluindo o preenchimento das informações sobre o banco de dados, que pode ser MySQL ou PostgreSQL. Se você usa um provedor de hospedagem que oferece acesso SSH para administrar a conta do seu blog (como o Dreamhost, que eu recomendo), a instalação pode se resumir a um wget, um tar e o restante via interface web.



Outra grande novidade é o tema básico da interface administrativa, o Garland - que já foi inclusive portado para o Wordpress (acompanhado de elogios - para quem acha que as equipes agem como adversárias!). O Garland inclui até mesmo um seletor de cores completo, para permitir adequar livremente o layout às cores de sua organização, time ou país, sem necessidade de editar HTML ou CSS.

A usabilidade para o administrador também teve diversos outros ganhos, como opções do tipo "Select All" em vários locais em que ainda não havia, possibilidade de ordenar de forma diferenciada (por tarefa, por módulo) as listas de opções, e possibilidade de não exibir os textos explicativos. A forma de visualizar os eventos administrativos (erros, novas contas de usuários, etc) também recebeu nova atenção.

Recursos como o fórum incorporado, a taxonomia dinâmica, o cache de páginas e a flexibilidade na definição e atribuição de papéis e permissões a grupos de usuários continuam presentes, e foram complementados pela inclusão da biblioteca jQuery, a opção de pré-processamento de CSS e possibilidade de definir perfis de instalação.

Vale a pena investigar o novo Drupal 5, mas já comece pela versão 5.1!

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de silveira
eupodiatamatando.com: Quando eu fui colocar meu blog, eu fiz um levantamento de que engine eu ia usar. O Drupal estava meio confuso sobre sua funcionalidade como Blog, acho que agora eles devem ter corrigido isso.
Quem sabe um dia eu migro do WordPress para o Drupal, quando o blog tiver mais tráfego.
--
Silveira Neto - Fortaleza-CE.
www.eupodiatamatando.com

Comentário de curl
link: Faltou o link para a análise.
Comentário de dvm
http://applications.linux.com: http://applications.linux.com/applications/07/01/26/1734224.shtml?tid=115&tid=5
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004