Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Linux Tech Daily: Considerações sobre o futuro da Mandriva


“O Linux Tech Daily publicou um longo editorial sobre a situação atual da popularidade da Mandriva, cujo recente lançamento da edição 2007 de sua distribuição foi recebida pela comunidade com bem menos entusiasmo do que costumava ser dedicado aos antigos lançamentos da Mandrake e da Conectiva. E isso tudo apesar de a qualidade do Mandriva 2007 ser evidente, de a empresa investir em código aberto, de seus funcionários genuinamente participarem de fóruns de ajuda a novos usuários, e de o produto estar disponível para todos os interessados.

O texto analisa eventos do histórico internacional da Mandriva, inclusive os efeitos do Mandriva Club sobre a fidelidade de seus usuários, a repercussão da forma como Gael Duval (criador do MandrakeLinux e fundador da empresa) foi demitido, e ao final propõe formas como a empresa pode recuperar a popularidade que já possuiu. Sou fã (embora não usuário) da Mandriva e desejo boa sorte.”


Enviado por Julio Pacheco - referência.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Sérgio Luiz Araújo Silva
Futuro do mandriva: Certamente o que mais me incomodava no tempo que usava o Mandrake era na hora de baixar certos pacotes, procurava alguns e só estavam disponíveis no Mandrake Club. Debian e Ubuntu estão se estabelecendo cada vez mais a meu ver por dois pontos:

* disponibilidade de pacotes
* compromisso com a liberdade dos usuários
Comentário de rca_cap
Mandriva Club: Eu era sócio do Mandriva Club,
deixei o Mandriva, pq os respositórios demoravam para estar atualizados com a última versão do software.
O ubuntu é superior neste ponto e tbm é mais estável, além de ser gratuíto. Por esse motivo mudei do Mandriva para o Ubuntu, mais não descarto voltar para o Mandriva no futuro.
Comentário de Manoel Pinho
Disponibilidade de Pacotes: Muita gente ataca o Mandriva Linux por causa da existência do Mandriva Club mas se esquecem de que essa forma de ganhar dinheiro com serviços a um preço razoável (porque até pessoas físicas conseguem pagar) foi justamente o que tirou a empresa da concordata e isso foi inédito. Ela é uma distribuição comercial e por isso mesmo precisa de alguma fonte de renda para sobreviver. E isso não significa que a distribuição é menos free (no sentido de liberdade) do que qualquer outra. Distribuições como o Ubuntu e Suse são também distribuições comerciais. Sempre existiram distribuições não comerciais para quem não quer pagar nada e/ou não precisa de suporte ou treinamento.

A Mandriva poderia ter seguido o caminho da Red Hat criando uma distribuição derivada com outro nome sem suporte e garantia nenhuma da empresa como o Fedora e, paralelamente, investiria o máximo de esforço em uma distribuição paga e licenciada por servidor como é o caso do Red Hat hoje. Se tivesse um presidente da empresa milionário como o da Canonical/Ubuntu poderia também ter se dado ao luxo de liberar o acesso gratuito, mas não tem e por isso precisa de uma fonte de renda baseada em serviços.

O Mandriva Linux é plenamente utilizável sem pagar nada porque sempre existiram repositórios como o PLF que possuem a maioria dos pacotes de softwares que não pdoem ser distribuídos por causa de patentes e outras restrições. E sempre há jeito de instalar os programas que por acaso faltarem simplesmente baixando os programas gratuitamente de várias páginas, assim como é feito também no Fedora e outras distribuições. Programas realmente exclusivos do Mandriva Club geralmente são proprietários mas não gratuitos, como o Cedega e o LinDVD.

Eu pago com prazer a anualidade do Mandriva Club, apesar de achar que o serviço tenha que melhorar bastante e ser mais acessível a usuários brasileiros, porque acho o preço razoável, especialmente porque uso em mais de um micro que possuo. Assim como comprei diversas caixinhas de distribuições linux no passado para ajudar, faço hoje o mesmo conscientemente. Acho que eles fazem um bom trabalho no desktop e prefiro essa distribuição para esse fim. Uso também outras distribuições em servidores e cada uma tem os seus méritos e deficiências.

Acho que aqui no Brasil especialmente o pessoal ainda tem aquela mentalidade vinda do mundo windows em que parece um insulto pagar por qualquer tipo de software, mesmo que seja um preço módico. Todo mundo quer tudo mas não quer fazer nada em troca nem pagar nada para que outros façam por eles.

Volto a dizer: quem não quer pagar nada e acha que é "pecado" mortal haver distribuições comerciais feitas por empresas tem centenas de ótimas alternativas, como Debian, Gentoo, Slackware, Kurumin, etc. Não pensem que as empresas que hoje liberam o acesso a suas distribuições de graça não possam mudar de idéia a qualquer momento por diversas razões e isso não contraria em nada a filosofia do software livre.

------------------------------
Usuário Linux #100343
Participe da Comunidade de Usuários do Mandriva Linux no Brasil
Comentário de llp
O suicídio pelo próprio modelo de negócio: Se por um lado a liberdade para o usuário deveria estar entre as 7 maravilhas do mundo moderno, essa liberdade tem levado ao suicídio de empresas com tradição e qualidade no mercado.

Não tenho números para afirmar se isso é um fato nacional ou internacional, mas parece-me que no Brasil temos uma tradição de ver empresas como coisas más e a comunidade com todas as iniciativas boas.

O Ubuntu é a maior prova disso, na minha opinião. O Fedora, o Suse, a Mandriva são muito mais integradas, com ferramentas muito mais simples e bonitas para um usuário desktop comum, mas parece que existe um certo preconceito a essas distribuição, por isso as pessoas usam Ubuntu.

Nada contra as coisas que são desenvolvidas pela comunidade (fui durante muito tempo usuário Debian e agora sou do FreeBSD), entretanto não se pode deixar essa visão de que por ser feito pela comunidade é melhor tomar nossas almas. Eu jamais imaginaria uma pessao que nunca mecheu em um computador usando o Ubuntu, agora quanto ao uso de um Fedora ou Suse, a história muda bastante.

Como foi falado aqui, no brasil não temos uma cultura da liberdade, mas uma cultura do grátis. Ninguém se importa se é livre ou não, mas sim se é grátis. Isso é um veneno dentro da comunidade e tem que ser mudado.

Vou ficando por aki pq sei que é chato ler coisas longas.
Comentário de gatompachi
Por que comparar só com o Ubuntu?: Comparar só com o Ubuntu, com seu modelo do "tudo grátis", leva a conclusões que não são completas. Talvez valha a pena comparar o modelo da Mandriva com a forma com que outras distribuições comerciais bem-sucedidas, como Red Hat e SUSE/Novell, estão interagindo com a comunidade.

Iniciativas como o Fedora e o OpenSUSE parecem gerar bem menos atrito e ruído do que o Mandriva Club.
Comentário de marcosalex
Fui usuario do Conectiva e: Fui usuario do Conectiva e hoje uso o Mandriva. O que me desanima é a grande quantidade de bugs e erros de traducao, que sao corrigidos mas voltam nas novas versoes. Nao sei o motivo, mas parece que o desenvolvimento nao é bem coordenado.
Não sou membro do clube pelo unico motivo de nao possuir um cartao de crédito internacional, já que considero o preço muito razoavel.
Haskell developer
Comentário de rca_cap
Mandriva Club: Não tenho nada contra o Mandriva Club, o valor é baixo e tem um preço especial para usuários da América LAtina.

Mais acho o Ubuntu, melhor preparado para o desktop. E com mais chances de conquistar um mercado significativo.

Por isso optei pelo Ubuntu.

outra reclamação que tenho do Mandriva, foi quando eu pensei em instalar em algumas máquinas da Empresa que trabalho. Liguei para a Mandriva Conectiva, mandei e-mails e nada. Não obrtive uma resposta.

Qual a melhor opção de suporte em linux hoje?
Comentário de JPayne
Ubuntu = 1CD: Na minha opinião, o grande mérito do Ubuntu é ter conseguido fazer uma distro usável, em apenas 1 CD. Claro, antes já teve muitos outros, como Kurumin e um monte deles. Mas o Ubuntu foi a primeira distro a vir em 1 CD, com uma empresa por trás (Canonical), o que fortalece a imagem da distro !!! E mais, em diversos detalhes, é a primeira que rodou em vários micros que eu testei. As outras sempre tinham uma coisa ou outra que não funcionavam (Aquela velha estória de lançar a distro com pacotes betas ou sem testar devidamente). Resumindo, quando o Ubuntu foi criado, todo mundo olhava com aquela cara de "mais uma distro", aos poucos, por méritos próprios da distro, várias revistas e sites especializados passaram a recomendar, o que levou ela a ser popular rapidamente.

Acho que distros grandes como Mandriva, Open Suse, Fedora (cada uam com seus 5 ou 6 CDs para instalar) acaba desanimando um pouco.

Outra coisa, o Ubuntu 6.10 por exemplo, eu gostei menos do que o 6.06, pois o meu hardware não mudou de 6 meses pra cá, mas o 6.10 não inicia o X corretamente no meu micro (GForce TI 4400 AGP) e nem no do meu irmão (GForce 6800 XT AGP), sendo que a versão beta 1 do 6.10 inciava normalmente. Isso é só um detalhe... mas na hora que vc roda o CD e o X já não inicia, puts... isso dá um desanimo... já parece que se o X tá assim, imagine o resto... e mais... imagine isso acontecendo quando um usuario leigo coloca o CD lá e tenta rodar o linux pra ver como é. São coisas assim que fazem com que as distros percam usuários que já tinham sido fiéis escudeiros em tempos passados. Outro exemplo clássico é o Conectiva 9, que foi lançado depois do Conectiva 8++ que estava redondo... mas o 9, veio pesado, cheio de bugs... foi terrível... então acho que antes de lançar uma nova versão da distro, o pessoal das empresas deveriam fazer uma comparação pra ver se realmente está melhor que a anterior... não importa somente as versões mais recentes dos pacotes... mas um visual mais agradável, ferramentas mais simples e bonitas, recursos interessantes... etc... pra lançar uma versão nova somente contendo a versão mais nova dos pacotes é melhor não lançar, ou então não alardear tanto...

Acho que o Ubuntu tem é uma comunidade mais forte por trás... tem muita gente recomendando ubuntu, dando suporte, blogs, etc... já mandriva, ferdora, e opensuse também tem... mas com uma expressão menor.

Acho que é mais ou menos aquela estória, quem tá me recomendando é um cara normal como eu... e não uma empresa... não um funcionário de alguma empresa... se esse cara normal consegue usar e diz que tá gostando... então provavelmente eu tb gostar...

Acho que o grande mérito de distribuições grandes seriam inovar bastante em cada lançamento... para atrair usuários... um tema de ícones em harmonia com as cores do Sistema, um Wallpaper tb em harmonia com os icones e cores do sistema, ferramentas realmente intuitivas e que funcionem... enfim... não adianta ser mais do mesmo... tem que inovar... e pra melhor !!!



João Paulo
Linux User #345200
Debian e Ubuntu: Pai e filho !!
Pai em servidores, filho em desktops !!!!
Comentário de Milton Ferreira da Silva
Sempre fui fã do Mandrake: Sempre fui fã do Mandrake até versão 10.2. Tenho a versão 2007 instalada em uma máquina e a 2006 em outras duas. Infelizmente a estabilidade tanto da 2006 quanto a 2007 é superada bastante pela do Ubuntu.
Cheguei a comprar a caixinha do 2006 e usei muito pouco. depois de um tempo de instalção sumia tudo dentro do painel do KDE.
Em termos de ferramentas de configuração ainda é imbatível.
Na versão 2007 quando fecho a sessão ele simplesmente trava.
Comentário de bode
Não troco meu Mandriva: Não troco meu Mandriva por nada! Se a Mandriva tivesse um mega-milionário louco metendo tubos de dinheiro no projeto, talvez fosse ainda melhor do que já é... mas nem tanto, pq o Ubuntu mesmo nunca me convenceu e sabe-se lá quanto o cara já injetou de grana nele. Falando nisso e se o Mr. Fortune morresse de uma hora pra outra ou acordasse com vontade de gastar dinheiro com plantação de espinafre na Lua por exemplo? O que seria do Ubuntu sem uma bolada de dinheiro? O que seria do Kalango Linux ou do Kurumin se tivessem à disposição a grana empregada no Ubuntu?

Tem gente que sequer sabe que existe o easyurpmi ( http://easyurpmi.zarb.org/ )! Aí falam que o Mandriva não vem com todos os softwares disponíveis na versão de caixinha, que tem que pagar pra ser sócio do clube, gastar dinheiro com software livre...

Outro dia, apresentei para alguns amigos peritos da Policia Federal o Mandriva ONE 2007. Até então eles só conheciam as versões mais tradicionais RedHat e Suse (com o bug e tudo). Ficaram maravilhados com a facilidade de uso, com o Easyurpmi, com o Smart, com o Desktop3D XGL rodando direto da instalação... mais do que de pressa já queimei uma leva dos cds que podem ser baixados gratuitamente e alguns já estão usando em casa, com Desktop 3D, mp3, DVDs rodando e tudo. :-)

Ontem reencontrei um cara que fez um curso na mesma turma que eu na época do Conectiva 10. No meio do papo, ele: "Cara, vc ainda usa Linux?" Eu: "Obvio, Mandriva 2007" Ele: "Tá sabendo que agora tem um milionário doidão que criou uma distribuição só dele e manda CD de graça pra todo mundo?" Aff!!! Olha a visão do garoto... DE GRAÇA! Obvio que vou copiar um CD do Mandriva pra ele também...

Uma coisa importante para uma distribuição, qualquer que seja, é gerar uma comunidade de usuários em torno dela. Seja fazendo como a Mandriva (participando de eventos, oferecendo treinamentos e principalmente ouvindo o que os usuários tem a dizer) seja fazendo como o Ubuntu (com grana para enviar CDs de graça para o planeta todo...AOL?).
Mandei um email recentemente para a Mandriva comentando sobre o pagamento do clube via Boleto Bancário e a mesma, por intermédio de uma funcionária ativa aqui no Br-Linux, me afirmou que isto está previsto para 2007.

Concluindo, a Mandriva está fazendo sua parte principalmente aqui no Brasil, haja visto o número de eventos que ela participa.
O Mandriva é uma das mais completas distribuições para o usuário final, senão a mais! Com a adição dos repositórios PLF o usuário pode instalar via MCC (Mandriva Control Center) emuladores, jogos nativos, proteção de tela, temas, sofwares não livres, codecs, players de mp3, ferramentas de edição de texto, som e imagem, softwares específicos para área de quimica, física, matemática, radio amadorismo, eletrônica...!!!!

Engraçado falarem que nos repositórios do Mandriva demoram para lançar atualizações... Lá em casa eu já instalei o driver beta da NVIDIA série 9xxx que melhora em muito a performance 3D em jogos. Ainda contém alguns bugs, mas isto é normal se tratando de um beta...
Olha!!! Não seriam esses os RPMs do driver BETA prontinhos para o Mandriva 2007? http://zarb.org/~anssi/testing/nvidia/cooker/
Lento?Francamente!

Quisera a Mandriva ter dinheiro para distribuir CDs aos milhares para os 4 cantos do mundo e de graça como faz o Mr. Fortune!!!
Quem experimenta o Mandriva dificilmente troca!!!
Comentário de Antonio Carlos Vasques da Silva
Uso Mandriva desde a versão 7.2....: acho que era esta a versão, desde os idos de 2000...

O Manoel Pinho falou uma grande verdade mas oque discordo é na parte: "A Mandriva poderia ter seguido o caminho da Red Hat criando uma distribuição derivada com outro nome sem suporte e garantia nenhuma da empresa como o Fedora e, paralelamente, investiria o máximo de esforço em uma distribuição paga e licenciada por servidor como é o caso do Red Hat hoje."

Sinceramente, não creio que a versão free seja melhor acabada que a comercial. Creio que o desenvolvimento deva ser congelado num determinado ponto e comercial siga em frente.

Usei a LX ano passado e a Mandriva deveria dar uma faxina melhor nos bugs. Tinha cada um que me deixou de cabelo em pé pois eram bobeiras que irritavam no uso diário.

O 2007 está estável mas também tem bugs que poderiam ser corrigidos. Até a versão 10.0 vc tinha realmente um linux que dificilmente se detectava erro a olho nú. mas agora vc os encontra bem à frente do nariz e são até irritantes.

Um ponto forte que me mantém ainda nele - apesar de ter usado outras distribuições - é o MCC e a fartura de pacotes no rpm.pbone.net

Já usei pacotes do PLF no fedora sem problemas...

A caixinha LX de 2006 com os softwares proprietários - j2re, flash, adobe - não se justificam por si sós como "softwares não livres".
Botaram uma versão do cross-over que - me perdoe o Pinho - era um lixo e não servia para absolutamente nada. E era de desenvolvimento...

A política da Mandriva mudou sim, mas na qualidade de seus softwares. Não são tão apurados como antigamente e falo isso de experiencia pois tenho uso direto há 6 anos.

O 2007 tem um boot idêntico do suse, inclusive com as mesmas opções e não sei em qual distribuição recentemente adquirida elas trabalharam. Por exemplo: reiserfs4 não funciona; lilo sem acpi não dá boot; locale em utf8 como padrão etc.

Eles têm feito adaptações rápidas e problemáticas. As configurações mudam de uma versão para outra obedecendo uma "lógica" que não entendo.

Na primeira vez que instalei a 2007 - para vcs terem uma idéia - precisei de OITO (!!!) tentativas para ter um sistema "prestável". Se fosse um usuário iniciante teria desistido na hora! E olhem que não sou newbee.

O que sinto - sinceramente - é que a Mandriva está focando sua renda no suporte a tal ponto que a distro sai do forno meio crua e se vc quiser dá o ponto na massa pagando.

Entendo os argumentos de que é um negócio e - como tal - deve sobreviver mas o produto final mesmo free precisa ser muito melhorado.

Agora, o que gostei no 2007:

1) mcc, só comparável ao clicaki do kurumin
2) fartura de pacotes
3) novo sistema de configuração de rede original e muito interessante, sendo as configurações carregadas como serviço
4) estabilidade superior que a 2006 LX paga, mesmo com bugs
5) menos consumo de memória da máquina (ao menos no meu caso)
6) correções de segurança disponíveis independentemente de ser free ou não
7) novo instalador de pacotes, dividindo-os por grupo e não mais uma miscelânia. Se vc quiser instalar um qualquer, saberá para que serve mesmo que não o conheça

Mas quem quiser recomendo seu uso. Instalat draiveres proprietários como nvidia ou ati não é problema pois o PLF já tem pacotes para isso.J2re e flash também não são problemas...

Comentário de Manoel Pinho
Atrito ?: Atrito ou preconceito ? O Suse até bem pouco tempo atrás era bem mais "fechado" do que o Mandrake/Mandriva e criou o OpenSuse depois que a Novell decidiu copiar o que a Red Hat fez com o Fedora e criar uma distribuição para quem não quiser pagar nada. Enquanto isso lança o Suse/Novell linux enterprise com vários recursos exclusivos

http://br-linux.org/linux/novell_apresenta_um_novo_menu_para_o_gnome

http://www.novell.com/linux/

Não tenho nada contra quem usa o Fedora ou o OpenSuse mas não vejo NENHUMA diferença positiva (a não ser uma base maior de usuários) dessas versões em relação ao Mandriva Free. Todos podem ser desktops viáveis no sentido prático se forem adicionados repositórios extras não oficiais e rodar meia dúzia de comandinhos. Desktop funcional (rodando java, flash, avi, etc) prontinho logo depois de uma instalação até agora só vi usando o Mandriva Powerpack ou as versões antigas e pagas do Suse.

Eu não preciso de cursos de linux para usá-lo como desktop, mas dentre as distribuições que citei e a Ubuntu a única que tem cursos oficiais no Brasil é a Mandriva.

Em termos de GUI para configuração do sistema somente o Suse tem algo similar.

Fui usuário do Conectiva Linux e já estou acostumado a ouvir comentários injustiçados há muito tempo. Acho que críticas baseadas em argumentos técnicos são sempre positivas mas eu acho que a maioria das pessoas já são tendenciosas quando se fala em Conectiva/Mandriva/Mandrake.

------------------------------
Usuário Linux #100343
Participe da Comunidade de Usuários do Mandriva Linux no Brasil
Comentário de gatompachi
A causa do atrito: Sim, a causa do atrito pode mesmo ser preconceito, mas o que eu tenho percebido é que as iniciativas da Red Hat e da SUSE têm gerado bem mais reações positivas e empatia para elas do que as da Mandriva, e é isso que eu estava tentando discutir - e não qual tem mais valor ou é melhor. Infelizmente você não está receptivo, e talvez isso seja uma pista da resposta.
Comentário de Manoel Pinho
Controle de Qualidade: Concordo com o que você falou em termos de deficiências no controle de qualidade e acho sim que eles tem que melhorar nisso. Por outro lado, eles tem poucos desenvolvedores se você comparar com a Novell, Red Hat ou Canonical. Por isso mudaram a política de lançamento de versões novas para uma por ano para tentar lançar versões mais estáveis. Mas como linux no desktop é algo que avança muito rápido, houve uma pressão dos usuários e da concorr6encia para o lançamento da versão 2007. Como houve muita mudança em partes críticas (X.org, Compiz/AIGLX/Xgl, sistema de inicialização paralela de daemons, etc), é natural que haja alguns bugs ainda no lançamento.

Eu também acho que o contato entre a comunidade de usuários era insuficiente e por isso mesmo eu criei o mandrivabrasil.org e embora não sejamos muitos estamos crescendo bem. Como diz o artigo, eles precisam organizar melhor as informaçÕes nos sites e ter um melhor contato com a comunidade de usuários.

A questão da estabilidade é muito relativa no desktop e do hardware que você possui. Eu nunca tive problemas nos meus micros (montados por mim e com peças de qualidade e compatíveis com linux). Já tive até surpresas pelo ótimo reconhecimento de hardware quando instalei em um notebook HP com processador Pentium M e tela widescreen.

O importante ressaltar nessa história toda é que o Mandriva 2007 Powerpack, Powerpack+, Discovery, Free e One usam todos os mesmos repositórios e os mesmos pacotes. A diferença entre uma versão e outra são os pacotes A MAIS que estão nos respectivos CDs ou nos repositórios exclusivos do Mandriva Club (que são acessíveis com login e senha). Dessa forma, quem instala um Mandriva Free por exemplo, pode fazer um "uupgrade" para o Powerpack por exemplo apenas adicionando um repositório e instalando os pacotes a mais que a fazem diferente, sem precisar reinstalar o sistema.

As versões One são livecds que podem também ser instalados no hd e, com exceção da versão free (no sentido de liberdade, contendo somente SL), todas vêm com drivers não livres da Nvidia e ATI, para permitir o uso do Compiz/AIGLX/Xgl direto do livecd.

------------------------------
Usuário Linux #100343
Participe da Comunidade de Usuários do Mandriva Linux no Brasil
Comentário de xultz
A distro usar um único CD: A distro usar um único CD é interessante, mas é absurdamente hilário ver pessoas que não conseguem instalar a distro porque no CD não veio o suporte a placas wireless, e para obtê-lo é preciso baixar da internet. Mas como baixar, se os drivers não foram instalados e o Ubuntu não consegue se conectar na internet?
Daí a distro rodar a partir de um único CD começa a ter uma porção de contras...
Comentário de xultz
Muita gente comprar o: Muita gente comprar o Mandriva com o Ubuntu. Dinheiro é tudo, com um bocado de dinheiro, você faz uma distro melhor que qualquer outro sistema operacional do mercado, faz os atletas do país trazerem muito mais medalhas, consegue eleger qualquer pilantra em qualquer eleição...
Minha pergunta hoje é, a Canonical é uma empresa lucrativa?
A Canonical já atingiu o break evening? Se não, quanto falta para o Mark recuperar tudo que já enfiou na empresa e na distro?
Se a fonte secar, o Ubuntu volta pro limbo na hora. Então não se pode dizer que o Ubuntu é a salvação da lavoura. Hoje a Mandriva é uma empresa mais sólida e com um plano de negócios muito mais coerente.
Comentário de Manoel Pinho
DVD: O Mandriva e várias distribuições são distribuídas em 1 DVD.

E hoje a diferença de preço de um drive combo ou um gravador de DVD para um leitor de CD é tão pequena que micro montado hoje que não lê DVD é mal montado/configurado.

E está vindo aí o Blu-ray e o hd dvd.

------------------------------
Usuário Linux #100343
Participe da Comunidade de Usuários do Mandriva Linux no Brasil
Comentário de salvador
Serio?: Estranho pois eu trabalho com o pessoal de lá e sei que as ligações são respondidas, assim como e-mails, se bem que tudo depende de pra onde você mando ;)

Bom, se quiser pode mandar um e-mail para suporteATmandrivaPONTOcom para tirar dúvidas sobre o como funciona o suporte da Mandriva.

Tiago "Salvador" Souza
Comentário de Pierre Freire
Mandriva ainda nao usei: Eu fui usuário da Conectiva desde os primordios e usei fielmente ate o conectiva 10, depois da compra pela Mandrake fiquei um pouco perdido sem saber se migrava para outra distribuição ou não.
Acabei optando pelo UBUNTU e estou muito satisfeito, uso em desktop e em servidores com a versao Server.
Vou experimentar o Mandriva para poder conhecer melhor a distribuição.
Um abraço a todos.

Comentário de Lauro César
Concordo...: Concordo com você em relação a várias coisas que disse, inclusive a distro vir em apenas um cd e aos bug's da versão 6.10.

Em meu desktop após o upgrade para a versão 6.10, o usplash parou de funcionar corretamente ( a tela fica completamente negra), além de problemas com o firefox que simplesmente fecha sozinho. Em meu notebook um velho problema que tinha no 5.10 veio visitar-me novamente só que agravado: na inicialização se eu não estiver com a rede sem fio ou convencional disponível o Ubuntu 6.10 demora uma enormidade para inicializar. Se por outro lado eu desativar a rede que não estiver disponível pelo network-admin, a inicialização volta ao normal. Enfim vou voltar para o meu "velho" 6.06 ÓTimo de guerra, até esses problemas sejam corrigidos.

PS.: Instalei o FEDORA 6 em meu note e o problema da demora com rede indisponível também existe, embora com uma demora menor.

PS2: Outra coisa não sei porque o Fedora não reconhece e cria uma entrada no GRub para o UBUNTU, embora faça isso para o Windows e também não monte por padrão nenhuma partição além da raiz e home. A não ser que fiz alguma coisa errada.

Um abraço a todos!

=========================================================

LIBERDADE, IGUALDADE E FRATERNIDADE!
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004