“"Para tornar possível o aproveitamento de máquinas, Catunda criou o sistema operacional Open CenteX, baseado no sistema de código aberto Linux e utilizando o Linux Terminal Server Project (LTSP), um projeto para o uso de um computador por vários terminais. Assim, Catunda montou um servidor que pode fazer funcionar até 20 terminais."
"Para turbinar o desempenho de dez computadores, é preciso adicionar 1 Gigabyte (GB) de memória RAM ao servidor, segundo explica o idealizador, que é professor de redes de computadores. ''Com essa memória, os terminais vão trabalhar como se fossem um Pentium de última geração'', afirma Catunda."
"Com a solução foi possível reaproveitar 295 PCs doados pelo Banco do Brasil e 80 doados pela Coelce. Como nem só de doações vive a inclusão digital, para colocar em prática novas redes com base na solução de Catunda, foi criado um modelo de thin client (terminal que substitui um PC normal, recebendo informações do servidor) que trabalha sem disco rígido e que dá a partida pela placa de rede e fica trabalhando de modo independente."”
Parabéns ao pessoal que engendrou a solução; mormente ao velho "Catunda".
Morvan - Usuário Linux #433640