Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Trazendo de volta à vida 375 PCs antigos doados


“"Para tornar possível o aproveitamento de máquinas, Catunda criou o sistema operacional Open CenteX, baseado no sistema de código aberto Linux e utilizando o Linux Terminal Server Project (LTSP), um projeto para o uso de um computador por vários terminais. Assim, Catunda montou um servidor que pode fazer funcionar até 20 terminais."

"Para turbinar o desempenho de dez computadores, é preciso adicionar 1 Gigabyte (GB) de memória RAM ao servidor, segundo explica o idealizador, que é professor de redes de computadores. ''Com essa memória, os terminais vão trabalhar como se fossem um Pentium de última geração'', afirma Catunda."

"Com a solução foi possível reaproveitar 295 PCs doados pelo Banco do Brasil e 80 doados pela Coelce. Como nem só de doações vive a inclusão digital, para colocar em prática novas redes com base na solução de Catunda, foi criado um modelo de thin client (terminal que substitui um PC normal, recebendo informações do servidor) que trabalha sem disco rígido e que dá a partida pela placa de rede e fica trabalhando de modo independente."”


Enviado por marcon (elmarconΘig·com·br) - referência.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Morvan
Como é bom: ... ouvir este tipo de depoimento. Eu tenho uma rede em casa, com LTSP, e estou à disposição para fornecer ao Catunda e a alguém alhures alguma informação que possa acrescer. Meu LTSP é hospedado em um Fedora 6. Já hei oferecido ao pessoal do LTSP-Br ajuda no mesmo sentido. Acho que a inclusão digital brasileira vai por este canal. Temos uma enorme demanda reprimida de soluções de baixo custo.
Parabéns ao pessoal que engendrou a solução; mormente ao velho "Catunda".
Morvan - Usuário Linux #433640
Comentário de xultz
Um projeto mais imediatista: Um projeto mais imediatista que o OLPC nas escolas seria o de usar computadores doados (principalmente de órgãos públicos, usando computadores obsoletos, mas também de eventuais instituições privadas que passem pela mesma situação de troca de máquinas) e instalação de redes LTSP.
Eu mesmo fiz uma experiência numa escola pública em minha cidade, tentando reaproveitar computadores que estavam literlmante empilhados numa rede LTSP, eu já tinha experiência implementando em minha empresa, mas oferecer a crianças carentes a oportunidade de usar computadores (que estavam lá o tempo todo) é extremamente gratificante.
Sinceramente eu poderia fazer isso voluntariamente, e ficaria muito feliz com essa atividade.
Comentário de Evangelista
O LTSP...: é realmente um Projeto muito bom e interessante. Talvez seja o que eu mais tenha vontade de implementar. Mas sinceramente, poderia ser mais simples/amigável. Já utilizei máquinas algumas vezes que rodam assim. Mas sei lá algo como um Yast (Suse) ou por aí. Acho que até tem um módulo daquele que configurador (que esqueci o nome) do Apache, Postfix, DHCP, DNS e outros...

É porque não sou desenvolvedor senão faria um "configurador" em modo gráfico tipo um MCC, Yast, LinuxConf e sei lá outro qualquer. Apesar que nessas últimas versões o LTSP colocou um "configurador" em modo texto que faz bastante coisa... Tô melhorando nas primeiras versões não conseguia nada. Agora já chego mais longe. Até a versão 5.0 eu devo conseguir...

t+


Que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Marcos 8:26
Comentário de xultz
Na verdade o LTSP é uma: Na verdade o LTSP é uma coleção de aplicativos que quando trabalham juntos, fazem tudo funcionar, como servidor de DHCP, TFTP, NFS, X e assim por diante.
Eu usei até a versão 4.0. Naquela época o caminho era configurar cada um dos serviços separadamente, até ter o conjunto inteiro funcionando. No começo era complicado, mas depois tudo ficava claro, de como funcionava, e o que estava acontecendo quando algo não funcionava.
Em se tratando de redes, às vezes a coisa é meio heterogênea. Por exemplo, voc precisa de um servidor de dhcp, mas suponha que você quer rodar um sistema LTSP numa rede que já possui um servidor dhcp, como fazer? Por isso é mais complicado fazer um sistema unificado de configuração do LTSP.
Na verdade, eu nunca cheguei a usar nenhuma ferramenta de configuração nem instalação, eu preferia fazer manualmente e saber exatamente como fiz e como funciona...
Comentário de Evangelista
Esse é o meu caso...: Por exemplo, voc precisa de um servidor de dhcp, mas suponha que você quer rodar um sistema LTSP numa rede que já possui um servidor dhcp, como fazer?

Esse é o meu caso, estou usando uma máquina que pega IP de um servidor DHCP... Tem como ?

t+


Que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Marcos 8:26
Comentário de Kimie Nakahara
Falta vontade política: Aqui em Santa Catarina ajudo a manter um laboratório que utiliza em micros antigos, Linux e LTSP desde 2004, e durante estes quase três anos de uso chegamos a algumas conclusões:
* O uso de trabalho voluntário pode ser arriscado a médio e longo prazo se não houver um plano de sustentabilidade, em quase 100% dos casos as pessoes prevêem a participação por alguns dias ou no máximo algumas semanas, e posteriormente à implantação se não houver suporte técnico adequado há risco do trabalho ser perdido.

* Hardware antigo dá _muito_ trabalho de manutenção em escolas, e esta restrição deve ser observada caso se queira fazer um bom trabalho utilizando os mesmos, ou seja: não adianta colocar o computador p funcionar se uma semana depois o disquete vai estragar, o monitor queimar, e não haverá como nem quem repor os componentes.

* Aqui, a Secretaria Estadual da Educação acompanhou a implantação - mas não contribuiu financeiramente com o projeto, que foi inteiramente voluntário - com a intenção de que, se desse bons resultados, seria replicado para outras escolas. O projeto teve ótimos resultados, o secretário Estadual da Educação chegou a parabenizar a equipe, mas nenhuma iniciativa de replicar o modelo foi tomada. Na minha visão, o governo já sabe faz tempo que soluções thin client open-source são ótimas para inclusão digital (vide telecentros sp) o que falta é vontade política.

Comentário de CWagner
No seu caso, você pode: No seu caso, você pode configurar o servidor DHCP para configurar suas estações LTSP. Caso não seja possível você pode "isolar" a sua rede de terminais, colocando duas placas de rede no servidor LTSP.
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA

Assista e divulge: documentário sobre os poderes da Rede Globo, produzido pela Channel 4, de Londres (Obrigado,jm)
http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2003/08/260618.shtml
Comentário de CWagner
Se o LTSP fosse fonte de: Se o LTSP fosse fonte de verba, aquisição de equipamentos e licenças de programas a preços absurdos, talvez fosse mais bem quisto por nossos "queridos políticos" que teriam aí uma ótima oportunidade de fazerem suas vontades.

-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA


Comentário de Evangelista
O Servidor DHCP...: Terei que fazer realmente esse 2º caso, pois não tenho permissão para configurar o Servidor DHCP (e aliás nem sei fazer isso).

Terei então que isolar mesmo como vc falou.
Instalei os pacotes hoje, amanhã começo a configurar baseado num www.guiadohardware.net (está na páginal principal). Versão do LTSP 4.2

Brigadão.

Que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Marcos 8:26
Comentário de israroot
Criou distro?: Na verdade não entendi o texto que diz que ele criou um Linux para usar os terminais.
O LTSP funciona em qualquer Linux.
E se foi por motivo de automatizar o processo, o Kurumin, e suas distros derivadas como o Biglinux, já possui os scripts necessários que fazem todo o processo.
Comentário de Davi Dalben
Nem é preciso tanto. O: Nem é preciso tanto. O Morimoto fez um ótimo trabalho no script que configura o LTSP no Kurumin (Kurumin Terminal Server). Vale dar uma olhada nele.
Você pode, de um lado, configurar o servidor DHCP do LTSP para somente atender solicitações vindas de placas de rede específicas e, do outro, configurar os terminais para que só aceitem respostas de servidores DHCP que enviem o aquivo de SO (isso é padrão no site que gera o arquivo de boot do cliente).
As outras máquinas da rede, por exclusão, vão utilizar o servidor DHCP normal que, no meu caso, é um roteador ADSL (Speedy).

BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004