Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Opinião do leitor: "Linux ou Windows? Ah, o importante é vender!"


“Sou professor de informática, e hoje ao comentar sobre O linux com meus alunos um deles me diz que no programa de vendas ShopTime de uma rede de canais fechados está vendendo um computador com o sistema Linux (Descobri no site que é o Linux Fênix). Até aí, ótimo. Continuando a conversa ele me informa que o apresentador do programa (um japinha) diz que apesar do computador vir com o Linux e a pessoa tiver dificuldade em utilizá-lo é possível facilmente colocar o win...

Eu acredito que o importante para a empresa realmente é vender, já insinuando que o Linux é difícil de usar e consequentemente fazendo que o consumidor instale o windows. Será que o programa do governo "Computador para todos" também está incentivando o uso do Windows?”


Enviado por Nelson Saraiva (nsaraivaΘgmail·com) - referência.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de aeuclides
Incetivo à piratria: Realmente foi verdade. Neste dia assitir pq estva esperando as promoções de notebook. E o japinha falou isso. No meu ponto de vista, até ai tudo bem. Agora que fale q para colcar o windows o usuário terá que desembolsar algumas centenas de reais.
Caso contrário fica parecendo incentivo à pirataria.
[]´s
Comentário de Douglas Augusto
o apresentador do programa:
o apresentador do programa (um japinha) diz que apesar do computador vir com o Linux e a pessoa tiver dificuldade em utilizá-lo é possível facilmente colocar o win...


Não captei nenhuma insinuação no sentido alegado. Obviamente, o GNU/Linux por ser diferente para pelo menos 95% daqueles que têm contato com informática, pode --e deve-- ser em média mais difícil. Não necessariamente na interação com a interface mas, por exemplo, não ser compatível com os programas/jogos do vizinho o torna mais difícil de um modo geral. Isto tudo com o agravante de de repente o computador trazer uma bomba em termos de distribuição, sendo ela ruim por si só, desatualizada e/ou mal configurada.

A observação pelos apresentadores de que o SO pode ser trocado é também elucidativa. Muitos telespectadores por ouvir um "nome estranho" podem automaticamente sentir certa repulsão e pensar coisas do tipo "xih, e se eu não gostar e tiver que ficar com esse tal de Linux?!?". Sendo uma empresa com fins lucrativos seria um erro estratégico deixar escapar este "recurso".

Não obstante, já tive a oportunidade de ouvir elogios quanto ao GNU/Linux no Shoptime. Destacando por exemplo o fator custo, o fato de vir com vários programas pré-instalados (suíde de escritório, leitor de e-mail, etc.), ser estável e não requerer anti-vírus.

Algo positivo é que certamente o Shoptime não envia o computador com uma cópia pirata pré-instalada do Windows --mesmo indicar "profissionais" que fazem este serviço deve ser improvável. Eles têm a opção de compra do SO, mas aposto que 90% dos clientes que se interessam por esta modalidade acabam desistindo em função do preço. Isto ajuda na conscientização quanto à diferença de custos, reforçando o aspecto econômico do GNU/Linux.
Comentário de CWagner
Sei não, mas acho que ele: Sei não, mas acho que ele poderia ser enquadrado em algo tipo apologia à pirataria.

Por que o ShopTime não diz nos programas de eletrônicos que aquele microsystem tem um ótimo som mesmo com CDs de dois REAL vendido na banquinha do camelô?
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA

Assista e divulge: documentário sobre os poderes da Rede Globo, produzido pela Channel 4, de Londres (Obrigado,jm)
http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2003/08/260618.shtml
Comentário de Dm7
É a interpretação de: É a interpretação de certas palavras e a omissão de outras que preocupa. Por que usar a palavra "apesar", e ao mesmo tempo não esclarecer que seu produto está mais barato porque vem com software livre, o que deveria ser encarado como algo positivo?
Comentário de thebluesgnr
Obviamente eu não assisto a: Obviamente eu não assisto a todos os programas do Shoptime, mas eu já vi o "japinha" vendendo notebook com Linux, e não achei nada de anormal na propaganda dele. Pelo que eu me lembro:

- o cara falou bem do Linux, dizendo que você pode fazer tudo o que espera de um computador com ele (Internet, Office, música, etc).
- falou que, se você não quiser usar Linux, o notebook funciona perfeitamente com Windows.
- falou que, se você quiser o Windows, eles também vendem. Se não me engano até falou o preço.

O que eu achei mais engraçado foi que logo após o notebook ele começou a vender o Norton Internet Security. :)


Comentário de thebluesgnr
Porque eles querem que você: Porque eles querem que você compre o Windows no Shoptime, não num camelô.

Comentário de Sérgio Luiz Araújo Silva
linux ou windows ah o importante é vender: O ruim de tudo é que eles não colocam versões de linux fáceis de utilizar (ubuntu, suse, mandriva). Algúem que quer faturar milhões cria uma distro tosca e empurra por aí. Será que os caras não enxergam isto?
Comentário de joaoemanuel
Olha os dois apresentadores: Olha os dois apresentadores do Shoptime mencionam o Windows, mas não menosprezam o Linux não. Já assistir várias o programa e não sentir este menosprezo todo perante ao Linux. O que eu entendi é que o cliente tem a opção de usar o Linux ou Windows, que é o que deveria acontecer no caso do Windows já instalado.
Comentário de ricardomoc
Legal: Seria legal se, ao vender um computador com Windows, eles mencionassem a possibilidade de se instalar também o Linux. Porque, queiramos ou não, ao vender um computador com software pré-instalado, isso configura venda casada. Principalmente se o software pesar no preço final do produto. Quem tem dúvida, basta dar uma olhada no código do consumidor para esclarecer.

-------------
Nossa Senhora Rosa Mística
Rogai por nós.

Comentário de José Luiz
Computador com Linux no shoptime: Concordo com o que voce disse, quem prejudica o Linux são os fabricantes de determinadas marcas de computadores,fui chamado por um "infeliz" comprador de uma maquina produzida pela "Kellix" reclamações eram as seguintes:
1) Lentidão (Uma unica partição,sem swap em um disco de 80Gb embora houvesse 256 Mb de ram).
2) Impossibilidade de usar o modem (O cliente havia colocado o nº de seu telefone no discador, tentando conectar).
3) Montagem e desmontagem do DVD (O cliente estava quase danificando a micro swith tentando retirar a midia).

A distro usada era o Debian-BR CDD customizada pelo fabricante.
É uma necessidade imperiosa,particionar corretamente o HD criando as partições; /,swap e /Home.
Inserir um manual rapido de uso das funções basicas no linux,como esperar que o cliente use o Google como alguns costumam apontar aos iniciantes,se ele nem sabe que deve ter um provedor,e inserir o telefone do mesmo no discador?
Diante de uma situação destas, o cliente implora a retirada do Linux e a colocação de um Windows pirata,até que a consciencia de quem produz tais maquinas mude de atitude.
Comentário de Paulo Pontes
a grama do vizinho...: não importa qual distribuição se coloque, sempre vai ter um que vai dizer que outra distro é melhor.
Comentário de Diogo Nunes de Oliveira
o apresentador do programa: Sou profissional Linux e amo o SO, mas acho que é preciso analisar as coisas baseado em fatos, e não no que esperamos que aconteça. Claro que todos gostaríamos que o Linux tomasse o lugar do windows como desktop também. Mas é algo que nunca irá acontecer enquanto não acabar essa 'babaquice' de cada um criando uma nova distribuição. O que quero dizer é que o 'japinha' que tem nome e se chama Carlos Takeshi tem toda a razão. Instale qualquer distribuição em seu computador e peça para uma pessoa qualquer que não conhece Linux, usou Windows a vida toda utilizar esse computador, mas não simplesmente usar o que já está lá, mas também quando quiser algum programa novo ela deve instalar. E não pode te pedir ajuda, porque ter quem saiba por perto facilita muito a tarefa, mas não é o que acontece com a grande maioria das pessoas. O usuário não quer saber do conceito software livre e tudo mais, o que ele quer é sentar e usar, se precisar de alguma coisa, pergunta pro amigo e esse amigo fala: "instala tal programa, baixa em tal site". Bem, é dificil ter um amigo que possa te falar isso se tratando de Linux a não ser pra nós que somos da área de tecnologia.
Bem, só pra finalizar, é necessário parar com esse xiitismo e analisar fatos.
Comentário de rafaelpitrovski
É dito que o Linux pode ser: É dito que o Linux pode ser substituído por Windows pelo fato da grande maioria usar Windows. Talvez o correto seria dizer que qualquer SO pode ser substituído por qualquer outro SO desenvolvido para aquela arquitetura. Porém, quase ninguém iria entender.
Seguindo a tua lógica, eles teriam que dizer "O Windows pode ser substituido por Linux, MacOS, BeOS, BSD, etc."
Acredito (e faço o possível para que isso aconteça) que no futuro a grande maioria da população usará Linux. Ainda mais, com essa "concorrência": http://tecnologia.terra.com.br/interna/0,,OI1229397-EI4801,00.html
Quanto à venda casada de software e hardware, no Brasil é permitido, diferente de outros países, como a Espanha.
Comentário de ricardomoc
Controvérsia: "Quanto à venda casada de software e hardware, no Brasil é permitido, diferente de outros países, como a Espanha."
Acredito que há um engano aqui. A venda casada não é permitida em lugar nenhum. No código de defesa do consumidor, seção IV, art. 39, parágrafo I está explícito:

Art. 39. É vedado ao fornecedor de produtos ou serviços:

I - condicionar o fornecimento de produto ou de serviço ao fornecimento de outro produto ou serviço, bem como, sem justa causa, a limites quantitativos;

Portanto, como o software e hardware não estão contemplados no código, aplica-se também a eles como produto comum.
Aí você pode argumentar: mas hardware e software são coisas distintas. Concordo. Mas você não pode condicionar a venda de uma televisão, por exemplo, a venda também de uma antena. São coisas diferentes, mesmo que uma seja necessária para a outra funcionar. O cliente pode ser alertado sobre isso e, se ele quiser, comprar a bendita antena no mesmo lugar onde comprou a televisão ou em outro lugar que estiver mais barato. O mesmo acontece com o software. Tanto o Windows quanto o Linux fazem o meu computador funcionar. Se for vender o computador com algum sistema operacional instalado, tem que constar na nota o preço do software, e ser oferecido ao cliente a opção da remoção do mesmo caso o cliente deseje.

-------------
Nossa Senhora Rosa Mística
Rogai por nós.

Comentário de popolony2k
Porque deve ser orbigatório para o programa...: ..."computador para todos", que a indústria de software nacional seja beneficiada. Já vi que nasceu uma tal de MetaSys (MetaSys Linux de Minas Gerais) que distribui o seu Linux (baseado no Fedora) e o suporte deles é bom, pelo menos nenhuma de minhas dúvidas ficou sem resposta, ao contrário da M$ que não responde meus chamados.

Nisso o bebum que governa o Brasil acertou !!!

Leidson - Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org - Java Universal Messenger
Politics is showbiz for ugly people !
Minhas Charges

http://blog.planetagol.com.br/category/blog-do-leidson/charges/
Comentário de popolony2k
Sabe porque não menosprezam o Linux ?????: Justamente porque eu, você e milhares de outros no Brasil somos potenciais compradores e como o que importa para eles é vender ............


Leidson - Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org - Java Universal Messenger
Politics is showbiz for ugly people !
Minhas Charges

http://blog.planetagol.com.br/category/blog-do-leidson/charges/
Comentário de manoel_lobo
Bem, computador é apenas o: Bem, computador é apenas o hardware. Para o usuário final (dito ser mitológico e intocável), computador é a junção de hardware e software, é o conjunto que funciona (ou não).

Se (na visão do tal ser) computador é a soma desses dois itens, logo um computador com um SO mal configurado (admin by default), suscetível à vírus e outras mazelas do mundo digital e quase que complacente com crimes digitais (pelos itens citados anteriormente), então esse computador não presta, é um produto ruim e de má qualidade, que só vai trazer prejuízos.

Gostaria de saber o motivo das lojas não informarem o que eu acabei de escrever, caso vendam computadores com Windows... (como eu sou ingênuo).

Perdoe-os Pai, eles não sabem (ou fazem que não sabem) o que vendem!

--
Good clean fun is just my imagination
Down and dirty that's the way the game is played
This hard life has caused me aggravation
Never could leave it alone

Got to ride that rocking horse
Comentário de Renan_s2
Se é o mesmo Fenix que eu tô pensando...: Se é o mesmo Fenix que eu tô pensando, é uma bomba (eufemismo).

O Ubuntu (embora teria o problema dos codecs e de drivers proprietários; o fabricante teria que fazer algo nesse sentido), ou o SuSE, ou mesmo alguma distro derivada dessas, mas que fosse bem feita, são bem melhores.

É hora de preocuparmo-nos menos com o dinheiro e mais em fazer um serviço bem-feito. Ninguém curte picaretas.



Comentário de manoel_lobo
Bebida é álcool, comida é: Bebida é álcool, comida é paima!
Você tem sede de quê ? Você tem fome de quê ?


Eu já liguei pra M$ em SP e ouvi uma bela palavra:

"Reinstale".


É fácil mandar reinstalar, eu quero ver aqueles cornos pegarem um buzú aéreo e virem resolver.

--
Good clean fun is just my imagination
Down and dirty that's the way the game is played
This hard life has caused me aggravation
Never could leave it alone

Got to ride that rocking horse
Comentário de iamah
comprei um notebook que: comprei um notebook Acer que vinha com linux, quando liguei o bicho caiu na tela preta mais tosca que eu já vi... aí fica difícil... instalei o ubuntu e reconheceu tudo de cara, só o wireless que precisa mais trabalho... reconheceu até o touchpad que o windows só reconheceu com o CD dos drivers
Comentário de popolony2k
Não deve ser esse Fenix ....: ....eu usei essa distro (MetaSys Linux) e realmente funciona direitinho, e digo mais, é perfeita para o usuário topera (toupeira ???) que quer abrir seu MP3, usar seu Office e abrir qualquer daqueles formatos de arquivos conhecidos (mp3, mpg, wma, etc etc etc etc etc) tem software para abrir tudo.

Qual o ponto hyper super mega negativo ???

Não tem pacotes pra ele caso você tenha necessidade de fazer algoi avancado, como por exemplo instalar um KDevelop !!!!!

No mais funciona direito !

Leidson - Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org - Java Universal Messenger
Politics is showbiz for ugly people !
Minhas Charges

http://blog.planetagol.com.br/category/blog-do-leidson/charges/
Comentário de Ednei Pacheco
Dessa vez, colocaram pelo: Dessa vez, colocaram pelo menos 256 MB de memória RAM... &;-D

Att., Ednei Pacheco,
Linux /home!
Comentário de nemesis
"Agora que fale q para: "Agora que fale q para colcar o windows o usuário terá que desembolsar algumas centenas de reais."

que nada! segundo a Veja -- ou Istoé, ou outra revista popularesca -- basta ir no site da M$ e baixar a versão beta do Vista, de grátis! e aproveitar durante os dias de teste...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Renan_s2
Os 3 R's: Tem uma tagline que diz "Os 3 R's do suporte técnico da M$: Reinicie, reformate e reinstale", não lembro as palavras mas era algo assim.
Comentário de bebeto_maya
__Conforme disse antes, o: __Conforme disse antes, o Linux do PC Conectado nao emplaca Linux no desktop por uma serie de complicadas variaveis:

*Falta de padronizacao: Sao muitos sistemas com configuracoes diferentes,Fenix, MetaSYS, Debian-CCDbr, Mandriva, Conectiva, Ubuntu, Insigne...Para nos e facil, mas para o usuario final, e um trauma, para os tecnicos, pior, porque ele tem de gastar mais tempo aprendendo algo muito abrangente para 5% dos usuarios. Por mais que ele queira ser inclusivo, fica dificil.

*Falta de qualidade: em menos de 1 anos varios players que so focavam suas atividades em Workstations e Servers se viram diante da possibilidade de vender Linux para Desktop, sem tempo, sem equipes grandes e bem pagas, sem designers de interface etc...Tiveram que adaptar seus sistemas a usuarios finais. O resultado foi tragico: Distros feias, despadronizadas e ultrapassadas.

*Pessimo treinamento de vendedores que nao sabem o que e linux, e deixam, por ordem das lojas, os PCs com Linux desligados no horario de atendimento.

*Ma vontade do fabricante, que vende PCs sem drivers instalados, desconfigurados, comn pouca memoria etc...

__Conforme pesquisa recente, se nao me engano do CERT, o Linux avancou no desktop do usuario mais pobre de computadores, talvez porque este tenha menos preconceitos e seja menos enjoado...Mas, ao meu ver, e preciso que todos as distribuidoras que queiram participar do projeto do governo, tomem tento. E preciso que sigam uma padronizacao, minunciosamente detalhada pelo governo, com relacao aos titulos dos programas, a area de trabalho, os icones, temas e ate papel de parede. Alem de seguir a risca um sistema de empacotamento, e um sistema de arquivos.

__Uma dica: GNOME, porque e melhor para o usuario final. Kde tem mais recursos, mas baseando-me em experiencias profissionais, os usuarios leigos reagem melhor ao GNOME.

PS.: Me perdoem pela falta de acentos.
________________________________
Arte com Linux e Software Livre:
http://inteligencianatural.sites.uol.com.br
Comentário de Ednei Pacheco
"__Uma dica: GNOME, porque e: "__Uma dica: GNOME, porque e melhor para o usuario final. Kde tem mais recursos, mas baseando-me em experiencias profissionais, os usuarios leigos reagem melhor ao GNOME.

-- Não queira iniciar um flame: eu por exemplo, tive melhores experiências com o KDE ao invés do GNOME. Vai ver que nossas métodos de ensino é que tornam o ambiente gráfico mais adequado... &;-D

Att., Ednei Pacheco,
Linux /home!
Comentário de Antonio Francisco de Souza
Linuz x Windows: Eu presto serviços tecnicos e pcs... Essa confusão Linux x Windows parece não ter fim... Pcs com linux tá virando confusão. Aqui na minha cidade adaram vendendo pcs mais baratos porque vêem com linux... O problema continua o mesmo, eles formatam, instalam Windows XP Pro (tem que ser o Pro) "Genérico" (Piratão mesmo)... Quando isto vai parar... A Microsoft tem que ter uma solução... Um meio termo entre a realidade da empresa em obter lucros x a segurança, liberdade de uso e preço acessiveis possíveis no linux ("preço")...
Quanto ao KDE e Gnome... Eu uso os dois e digo o KDE é lindo mais perigoso para leigos, poís, trava muito se não souber configurar... O Gnome nunca tive problemas com nenhum cliente...

Meu Deus nem sei o que dizer mais... Acedam um Luz plz...
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004