“Estive no último dia 4 num evento promovido pela 3Com aqui no Rio de Janeiro, e durante a apresentação dos produtos novos, dois me chamaram a atenção, por ter proximidade com o Linux:
O primeiro foi uma nova solução VoIP (produto de número 3CR10551A), que consiste num PABX de até 25 portas, contendo servidor de voicemail, Unidade de Resposta Automática (com direito a música de espera, auto-atendimento, etc), 4 portas RJ-11 (para as linhas telefônicas), slot Compact Flash para backup, entre outros. A 3Com está interessada em investir no mercado SoHo, logo esse appliance é interessante para pequenas empresas, e está esperando a homologação da Anatel para ser colocado à venda em 2008.
E o que tem a ver com Linux? Bem, ele é todo baseado em SIP (protocolo aberto), e é um sistema baseado em Asterisk. Nas palavras do apresentador: "O Linux traz a vantagem de poder alterar o produto de acordo com a sua necessidade".
O outro produto é um sistema de segurança (eles dizem que o termo "firewall" é não-apropriado), o 3Com® X5 Unified Security Platform. O produto básico é o modelo X5, para até 25 usuários. Implementa soluções como IPS avançado, anti-spyware, entre outras coisas. Não sei o preço, mas o vendedor disse que essa solução usa "um Linux fechado, que não pode ser divulgado". É óbvio que eu lembrei da GPL no ato, e fica a pergunta: O que ele falou, foi certo ou foi besteira? Alguém tem idéia? [nota do editor: não divulgar detalhes em eventos não é uma violação da GPL - mas naturalmente o código-fonte dos componentes GPL tem que estar disponível para quem receber o produto].
Ainda tem as soluções wireless, com um sistema de gerenciamento integrado dos access points (gerando uma única área de cobertura em trânsito), entre outras coisas. Vale também ressaltar o excelente coffee-break e as soluções que estão sendo montadas com o auxílio do nosso querido SO. Resta saber se a GPL está sendo obedecida corretamente.”
http://www.digium.com/en/products/appliance/