Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Linux nos produtos novos da 3Com


“Estive no último dia 4 num evento promovido pela 3Com aqui no Rio de Janeiro, e durante a apresentação dos produtos novos, dois me chamaram a atenção, por ter proximidade com o Linux:

O primeiro foi uma nova solução VoIP (produto de número 3CR10551A), que consiste num PABX de até 25 portas, contendo servidor de voicemail, Unidade de Resposta Automática (com direito a música de espera, auto-atendimento, etc), 4 portas RJ-11 (para as linhas telefônicas), slot Compact Flash para backup, entre outros. A 3Com está interessada em investir no mercado SoHo, logo esse appliance é interessante para pequenas empresas, e está esperando a homologação da Anatel para ser colocado à venda em 2008.

E o que tem a ver com Linux? Bem, ele é todo baseado em SIP (protocolo aberto), e é um sistema baseado em Asterisk. Nas palavras do apresentador: "O Linux traz a vantagem de poder alterar o produto de acordo com a sua necessidade".

O outro produto é um sistema de segurança (eles dizem que o termo "firewall" é não-apropriado), o 3Com® X5 Unified Security Platform. O produto básico é o modelo X5, para até 25 usuários. Implementa soluções como IPS avançado, anti-spyware, entre outras coisas. Não sei o preço, mas o vendedor disse que essa solução usa "um Linux fechado, que não pode ser divulgado". É óbvio que eu lembrei da GPL no ato, e fica a pergunta: O que ele falou, foi certo ou foi besteira? Alguém tem idéia? [nota do editor: não divulgar detalhes em eventos não é uma violação da GPL - mas naturalmente o código-fonte dos componentes GPL tem que estar disponível para quem receber o produto].

Ainda tem as soluções wireless, com um sistema de gerenciamento integrado dos access points (gerando uma única área de cobertura em trânsito), entre outras coisas. Vale também ressaltar o excelente coffee-break e as soluções que estão sendo montadas com o auxílio do nosso querido SO. Resta saber se a GPL está sendo obedecida corretamente.”


Enviado por Ricardo Jurczyk Pinheiro (ricardojpinheiroΘibest·com·br) - referência (3com.com.br)..

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Astero
Na verdade este é um OEM da: Na verdade este é um OEM da Digium:


http://www.digium.com/en/products/appliance/
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004