Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Linux no Positivo Mobile W98 de 12,1 polegadas

Rafael Rigues escreveu no blog Zumo (visite e assine o feed, vale a pena) uma análise da sua experiência de instalação do Linux no notebook Positivo Mobile W98 de 12,1 polegadas - um notebook branco e minúsculo da Positivo que é figurinha fácil nos magazines brasileiros ultimamente.



Segundo o Rigues, como outras máquinas da Positivo (e de praticamente a maioria dos fabricantes), ele é na verdade uma versão OEM de um notebook Clevo - no caso, o M520n, baseado em um processador Intel Core 2 Duo T5300 com 2 GB de RAM e 120 GB de espaço em disco. Inclui também um monitor LCD de 12,1? (1280×800 pixels), gravador de DVD (+-R/RW), webcam de 1,3 megapixels, interface wireless Intel 3945A/B/G e um leitor de cartões SD/MMC/XD/Memory Stick. Um detalhe interessante é que a embalagem inclui duas baterias: uma para uso constante e a outra para backup, quando carregada.

Ele relata sua instalação do Ubuntu 7.04 no notebook, contando o que funcionou de primeira, o que precisou de ajustes e o que não é suportado. Confira!

Saiba mais (zumo.com.br).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de MarceloAtie
MonoHardware: o problema dos laptops em relação aos desktops é que nos laptos, se algo não é compatível com o linux, é mais complicado trocar esse item, e o pior. Por qual item trocar ?
isso me faz escolher beeeem antes de comprar um.
tão bem que ainda nem comprei :)
deveriam criar uma base de dados pra reunir a compatibilidade de hardware com o linux, incluindo desktops e laptops.

a br-linux ja faz uma pesquisa anual do tipo, mas um site especializado nisso, que fosse alterado constantemente conforme os usuários postassem informações como no Launchpad ou num Wiki, com certeza ia ser de grande ajuda.
Comentário de Andre Nascimento
Positivo: Uma opinião de quem já teve um Positivo v21 e hoje é feliz proprietário de um Dell Vostro 1000, se vc usa Linux e ver um computador da Positivo "corra Lola corra".
Essa coisa que eu comprei vinha com o Mandriva Linux, mas NADA funciona direito no linux, nem video (Via), nem modem (Conexant), nem leitor de cartões, nem rede sem fio (Ralink, mas o drive trava se tiver kernel com SMP), em resumo uma grande ****, um tremenda enganação, fujam da Positivo.
Quem quiser saber mais sobre essa bomba e o Linux:
http://www.socrates.if.usp.br/~rodrigo/v21wiki (obs: a página não é minha)

[]s
Comentário de Bruno Laturner
W-weapons: Quem for fazer um vôo internacional, melhor tomar um pouco mais de cuidado, se você declarar que está carregando uma W98 na mala, do jeito que os americanos são paranóicos, é bem capaz de te tacharem de terrorista.

Melhor ficar com o inglês em dia ;-)
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004