Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Banco do Brasil vai migrar seus terminais de auto-atendimento para Linux


“Nota publicada hoje no site B2BMagazine: "O Banco do Brasil inicia no final deste ano a migração de todos seus 15 mil terminais de auto-atendimento (ATMs) para o sistema operacional Linux. A migração será efetuada por uma equipe da Cobra formada por pessoas oriundas da comunidade de software livre. Todas os servidores de agência do banco já rodam o Linux, que começa a ser implementado nas estações de trabalho. Mesmo com esse investimento, a idéia da instituição é adotar um ambiente híbrido entre software livre e proprietário."”


Enviado por Inácio Fernandes (inaciofernandesΘyahoo·com·br) - referência (b2bmagazine.com.br).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Lunga
Banrisul - banco do estado do RS: O Banrisul ja utiliza linux há varios anos em seus terminais. A Procergs investiu pesado na epoca.
Comentário de Koolosh
Relato de funcionário do BB: Semana passada, estava eu atendendo uma clínica médica da qual dou suporte, e lá havia um funcionário do BB fazendo exames e entre um exame e outro começamos a conversar, e ele claro sem me conhecer e claro sem ter a mínima idéia do meu posicionamento sobre Software Livre, começou a falar que está usando em sua casa um micro com dual boot com windowsXP® e com um "linux do Banco do Brasil", perguntei mas do Banco? ele respondeu é o que uso no trabalho e é muito bom gostei muito dele tanto que pedi um cd para instalar em casa, e acrescentou depois que mudaram para o "linux" no banco a coisa melhorou muito é um sistema muito estável inclusive emularam na tela uma calculadora financeira da HP...


Para mim essa opinião foi uma grata supresa, pois havia lido em blogs que a migração do BB era um fiasco, mas ao ver um caixa do banco falar bem da migração.
Comentário de Bruno
Uma boa iniciativa: Essa é uma boa iniciativa do BB, apesar de o software livre já ser bastante utilizado em ambientes corporativos. Creio que, com as constantes melhorias, em breve o Linux também estará brigando pelos usuários pessoais de igual para igual com os softwares proprietários. Falo de igual para igual, apenas pelo fato de ainda haver muito preconceito com SL, e não pela qualidade, que é, todos sabemos, bem superior.
Comentário de inaciofernandes
Em qualquer empresa quando: Em qualquer empresa quando há mudanças muitos são contra e procuram defeitos para voltar ao estado anterior. Na implantação do Linux no BB alguns funcionários reclamaram devido a uma ou outra solução que não tinha ficado legal de início, mas no geral houve muitas melhorias nos sistemas instalados e muitos funcionários gostaram do sistema ou nem perceberam a mudança.

Inácio Fernandes
Currais Novos RN /
Brasília DF
Linux User #165622
Fedora Core 7
Comentário de jobdrb
Mudanças X Atualização: Sim toda mudança é cheia de problemas.

Sei que certa vez a Caixa ia mudar o sistema do banco, teve gente que pediu demissão de medo.
ps: nem sem falava em SL naquela época. era apenas mudança de software de adm
Comentário de Geraldo
Terminais Linux no Banco do Brasil: Uma ótima notícia. E que não seja como o Banrisul que foi um dos pioneiros e, um tempão depois, voltou a trabalhar para o Tio Bill, filho do Tio Sam...
Comentário de Jr
em breve mudam pra Microsoft novamente: Ainda creio que Linux é apenas empolgação de muita gente, Linux não oferece suporte necessário de especialistas mais sim por profissionais um tanto empolgados pelo fato "SER LIVRE", ergonomia e perfomance infelizmente ainda continua sendo da Microsoft, e normalmente o pioneirismo sempre continua na frente e sempre continua bem! acrdito que será um gasto de migração e depois outro gasto para voltar com a tecnologia Microsoft novamente, já que o windows server ta chegando e promete mudar muita cabeça "LIVRE"
Comentário de Vinícius V. Marques
Cara,: Cara,

Seu comentário foi ingênuo. Você acha que um banco do porte do Banco do Brasil, que movimenta bilhões de reais por ano e é o maior banco do país, tomou a decisão de migrar para Software Livre sem nenhum planejamento?

Rapaz, enquanto você fica em casa perdendo tempo apagando vírus do seu Windows e formatando todo o sistema quando a remoção do vírus não é bem sucedida, nós do Software Livre gastamos esse mesmo tempo desenvolvendo o Linux.

E boa sorte com seu Windows Server 2008.
Comentário de João Avelino
Curiosidade...: Fiquei curioso...
Quais seriam os exemplos de pioneirismo do Windows?
O quê o windows possui de ergonomia que não temos no Linux (ou outros S.O. de Desktop)?
A performance "melhor" do Windows é referente a quê? Servidor? Desktop?
Quais seriam essa mudanças que o Windows Server promete?
Seria por acaso a "inovação" de permitir a instalação do sistema sem instalar a interface gráfica?
Comentário de anakinpendragon
Pelo oque eu sei a grande: Pelo oque eu sei a grande mudança que a proxima versão do windows vai ter é você poder usar ele em modo texto e vai ter um shell estilo bash para poder se usar shell script, ou seja, as grandes inovações vão ser copiar oque da certo no Linux.
Comentário de inaciofernandes
Falou do que não conhece: Os terminais de auto-atendimento do BB nunca voltarão a usar Windows, até porque nunca usaram isso.
O sistema que roda hoje é o OS/2 da IBM, descontinuado já há um bom tempo, e como o colega disse aí não foi uma decisão tomada do dia para a noite pelo BB a migração para Linux. São feitos exaustivos testes antes de se colocar em operação terminais com qualquer solução nova.
Pode haver um retrocesso na política de uso do software livre no BB se mudar o governo e os novos dirigentes fizerem algum e$tudo anali$ando a viabilidade de voltar a usar softwares proprietários.

Inácio Fernandes
Currais Novos RN
Linux User #165622
Fedora Core 4
Comentário de Wallacy
Só mais um comentário,: Só mais um comentário, não querendo gerar flame, mais "Linux não oferece suporte por especialistas", na empresa de meu amigo, um funcionário teve um "pequeno" problema no seu Windows, ligou para o suporte e depois de 3 horas... 3 horas no telefone nada foi resolvido, chamou o técnico especializado da Microsoft, e novamente nada resolvido.... Meses depois (uns 4 ou 5 meses) ele migrou para Linux, e quando um outro funcionário ao ficar "mechendo" demais deu uma pane no OS, contatou o suporte (era o SLED), e em alguns minutos problema resolvido.... Essa é a diferença entre os especialistas, um enrola e outro "já que é um empolgado como você diz", faz seu trabalho...

Ainda me pergunto como ainda existem pessoas achando que Linux é coisa de nerds que ficam em garagens, se esquecem que existem empresas grandes usando, ou dando suporte, ou até mesmo criando, é total falta de informação e conhecimento técnico, a unica coisa que passa em minha cabeça é que essas pessoas um belo dia baixaram uma distribuição, tiveram algum problema na hora de usar coisas "for MS", incluindo alguns codecs, e culparam o Linux, não sua própria incompetência, empresas grandes como o BB não precisa dessas firulas que a MS cria para os usuários, e as cria de modo incompatível com o resto do mundo, elas precisam de funcionalidades, tecnologia, velocidade, SEGURANÇA ,e isso o Linux pode oferecer bem melhor que a MS. (Estude e verá)

Bem, só complementando, meu amigo contornou a falta de um software que eles usavam, usando o dinheiro que usariam para adquirir os Windows e pagou a uma empresa para adapta-lo , (por isso dos 5 meses depois), com isso ele aumentou o faturamento em cerca de 25%, que é muita coisa. E lembre-se que Linux é o kernel, e esse tem tecnologia de sobra para por a MS no chão, e qualquer problema com falta de software pode ser resolvido em uma empresa com um bom planejamento.

-----
Para aquele que controla o próprio pensamento, todo o resto se torna simples jogo de crianças...
Gandhi.
Comentário de nemesis
simples!: "Quais seriam os exemplos de pioneirismo do Windows?"

Uindous foi o primeiro sistema operacional a copiar a interface do Macintosh. Foi também o primeiro sistema operacional a simplificar o processo de execução de código malicioso via web + ActiveX. há outros exemplos fantásticos de inovação...

"A performance 'melhor' do Windows é referente a quê?"

o boot dele é mais rápido! Assim os usuários não perdem muito tempo em suas 5 bootadas diárias...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de timm
ae...: Banco do Brasil nunca usou Microsoft nas EFs nem nos CDs (Estações Financeiras/Cash Dispensers). E ainda assim, nas agências, ainda era utilizado o MS VirtualPC em estações Windows XP, emulando o OS/2, que é o sistema que rodava até pouco tempo atrás.

Até onde me consta, também, os principais sistemas do Banco do Brasil ainda são MainFrame, ou seja, tão proprietário quanto qualquer sistema Microsoft, segundo um amigo me informou.

Agora, vocês poderiam de parar de falar através da emoção? Microsoft tem muita coisa boa sim (não é bem o caso do MS Windows, do NTFS e outros produtos), mas tá cada vez mais uma plataforma estável.

Enquanto o Linux também tem coisas ruins (como o caso do Debian e seu apt-get, do Pykota, do OpenOffice e de algumas outras coisas). Ambas as plataformas são boas, cabe a empresa escolher o que é melhor pra si.

Honestamente, não aprovo as práticas comerciais da Microsoft. E também detesto que qualquer software seja usado por filosofia, seja qual for. Uso Linux por que pra mim é bom, não por que é livre. Também usaria (e pagaria pelo) AD na minha empresa, se tivesse uma.

Mas é a minha opinião, claro...

----------------

Linux User #405251
http://timmerman.wordpress.com
Comentário de VagnerFarias
Banrisul: O Banrisul não deixou de usar Linux nos ATMs.
Comentário de Lu.is
Linux na Caixa Econ. Federal: Trabalho na CEF e estamos com muitas soluções em Linux. Nossos servidores de agencia estao consolidados com VmWare, porem as vms rodam NT 4 ainda... Está em processo de licitação fábricas de soft para desenvolver o novo sistema de automação completamente em Linux. Nosso backup usa o Tivoli da IBM, rodando em cima de Suse (em desuso por ter se tornado pago) e irá rodar em cima do Debian.
Desenvolvemos uma solução de impressão baseada em cups/pykota para gerenciamento do volume de impressão e custos das unidades. A ordem é migrar tudo que for possível para SL, como servidores de infraestrutura, armazenamento, etc.
Porém acredito que teremos dificuldades caso continue a onda de distriuições conhecidas passarem a ser pagas. Isso é um retrocesso, pois as grandes empresas esperaram que o Linux ficasse maduro para depois comprarem e vende-lo. Sim, existe muita documentação, ajuda, etc, soh que para uma empresa de grande porte eh necessário muitos requisitos e os hardwares em geral soh sao homologados para redhat e suse, ambos pagos.
Acho que com o lançamento do Vista o linux tem uma grande chance de se firmar como desktop doméstico e corporativo, pois além de exigir um hardware potente, está cheio de bugs, a adaptação eh meio complicada e os fabricantes de HW estão desenvolvendo drivers somente para esse SO. Nisso o linux pode aproveitar ess fragilidade e roubar mercado da M$.
Na CEF ainda usamos nas agencias o NT 4 como desktop, em máquinas relativamente novas (P4 3.2 / 512 Mb) adquiridas a cerca de 1 ano. O XP está morrendo, morto pela própria M$ que não continuara atualizando por muito tempo.
Quem tiver mais cases de empresas públicas, compartilhe..

Abraços

Comentário de samuelbh
Apt-get ruim???: Isso sim foi um comentário troll!
Comentário de timm
Bem, a não ser que tu curta: Bem, a não ser que tu curta um quilo de dependências desnecesárias, uma hierarquia mal feita, ou uma catástrofe no sistema ao digitar um apt-get remove algumacoisa, ok, o apt-get é uma beleza!

----------------

Linux User #405251
http://timmerman.wordpress.com
Comentário de emanuelsan
Depedências: Não uso o apt-get (uso o yum), mas o que vc têm que seja melhor? Se o apt-get no Debian retorna muita dependência é pq têm muitos pacotes, boa granulação, baixa repetição nos pacotes (na verdade vc pode escolher pacotes static se preferir não ter muitas dependências de bibliotecas e não tiver problemas de pouca RAM).

Comentário de timm
Uso Yum, no meu Fedora, que: Uso Yum, no meu Fedora, que sem dúvidas é mais eficiente. Mas existem gerenciadores ainda melhores, como o pkgtool do Slackware ou o emerge do Gentoo. Apt-get e Aptitude são extremamente mal feitos. Mas como eu disse, é a minha opinião...

----------------

Linux User #405251
http://timmerman.wordpress.com
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004