Ainda tentando regularizar meu calendário de leituras técnicas (a pilha de revistas já está reduzida pela metade), li recentemente a edição de janeiro da Linux Magazine norte-americana, que - apesar de ter o mesmo nome - não tem qualquer relacionamento com a Linux Magazine brasileira.
Assim como na edição de dezembro, quando dedicou a capa a um guia de compras de Natal, em janeiro a revista também dedicou a capa a um tema com relacionamento menos direto com o seu público usual, que são os profissionais do desenvolvimento e administração de sistemas em Linux. Ainda assim, a matéria de capa ("20 organizações para observar em 2007", já mencionada anteriormente aqui no BR-Linux) tem ingredientes para atrair também o interesse deste público, pois além dos "nomões" de sempre (Intel, AMD, IBM, Red Hat, HP, Sun, Novell, Oracle, etc.) a lista também inclui nomes surgidos mais recentemente a partir de projetos livres, como Asterisk, Zimbra, XenSource, Astaro e Ubuntu.
Mas o passeio pelas previsões de mercado para 2007 não é tudo que a revista tem a oferecer. O artigo de Jeremy Garcia (fundador do LinuxQuestions.org) sobre o MySQL Query Browser chega a dar vontade de criar algumas consultas e relatórios, e o artigo de Mark Webbink sobre o que a Oracle realmente está fazendo com o seu Unbreakable Linux faz refletir (e lembrar do "Network Computer"). A série sobre o Cygwin (que oferece um ambiente baseado em software livre rodando sobre o Windows) continua, com Jerry Peek (co-autor de um dos meus livros técnicos favoritos, Unix Power Tools) apresentando as diversas shells disponíveis no Cygwin, incluindo bash, zsh, ksh e pdksh, csh, ash e outras. Na coluna Gearheads deste mês, o autor apresenta como funciona o suporte a WiFi e GPRS no kernel. Para o pessoal da computação de alto desempenho, há uma apresentação sobre como estamos fazendo o salto dos Teraflops aos Petaflops
Tem mais alguns artigos sobre aspectos corporativos do Linux, como uma apresentação de por que o Linux vem sendo adotado no varejo, e um artigo detalhando como é o uso de Linux na HP, e um artigo detalhando a busca pela causa da variação no aproveitamento da CPU em processadores de 4 núcleos da Intel, e mais alguns, sobre configuração de cores em impressoras, sobre Perl (escrito por Randal Schwartz), e outros temas.
Para fechar, a coluna "Shutdown", de Jason Parlow, falou sobre o que os anúncios do último trimestre de 2006 (Microsoft + Novell, Oracle X Red Hat, Java GPLv2) poderão causar em 2007. Especulações interessantes, e eu gostei especialmente do paralelo com a renovação que o código do Netscape recebeu após ser aberto (o que acabou por gerar o Firefox e o Thunderbird, bastante diferentes do aplicativo original mas ainda governados por uma autoridade central), e o que pode acontecer com o Java.
Esta edição tem 58 páginas.
Como tu consegue a LM americana? Tem à venda no Brasil ou tem como assinar daqui?