Na banca da minha esquina ainda não chegou, por isso fico devendo a imagem da capa. Mas o Itamar mandou a descrição completa:
“Aos leitores venho dar minha impressão sobre a novo número da Linux Magazine. Finalmente, como assinante, eu a recebi antes de chegar a banca de jornal ( ao mesmo a mais próxima do meu trabalho).
A revista segue com sua nova formatação e com os tradicionais colaboradores. O Augusto Campos lembra bem em seu artigo sobre o uso do checklists, o Charly Kühnast aborda o combate ao "spam" com o uso de "OCR" e o Klaus Knopper aborda migrações entre servidores. E ao meu ver, esses colunistas justificam sua presença nobre na revista.
Apesar do meu posicionamento pessoal em relação à empresa Unisys, a entrevista com André Vilela é proveitosa se você ler sem paixões, e com espírito prático. E essa postura que considero equilibrada, se confirma no artigo que ele escreve que soa como uma complemento da própria entrevista. Artigo esse que juntamente com o do Cezar Taurion, são perfeitos para serem mostrados a gerentes, CIOs e CEOs ou quem mais for que ainda receia no uso de Software Livre.
O foco principal da revista esse mês é o desempenho em servidores, exemplificando sobre métodos e comportamentos que podem ser utilizados melhor aproveitar seu equipamento, e como sempre sem qualquer ônus adicional. Apresentam 44 mandamentos distribuidos entre diversos tipos de aplicações aos quais o servidor pode se dedicar. Aos que apreciam números, teste, e comparações dos benchmarks recomendo a leitura para uma desmitificação, e quem sabe uma melhor postura diante desses "testes".
Confesso não ser entendido sobre Python, mas o artigo que trata do assunto sobre otimização agradará aos amantes dessa linguagem, mostrando exemplos além de detalhar as técnicas apropriadamente. E por falar em otimização, na parte das análises a uma boa explanação sobre o IntelVtune, que permite uma boa avaliação dos programas feitos para a plataforma da Intel.
E para meu deleite pessoal, uma análise do Slackware 11, feita por Piter Punk. Aos que conhecem o slackzine já podem imaginar a qualidade do texto, além das excelentes dicas que acompanham o texto. Uma linguagem simples e direta, sem que o aspecto técnico fique depreciado. Simplesmente excelente (confesso que posso ter sido exagerado, mas sou usuário Slack assíduo).
E segue com o tutorial sobre a LPI nível 1, em sua segunda aula. E ainda nos tutorias, o "lvman" se apresenta como uma boa solução para quem usa notebooks e precisa de backups regulares. E voltando aos assunto de benchmarks, o "Postal" apresenta-se como uma interessante ferramenta para avaliar seu servidor de e-mail.
E outro assunto que está sempre em voga é sobre monitoramento de redes, aborda-se sobre o Nagios, um texto que julgo que poderia ser um pouco mais profundo. Também ao final aborda sobre o tratamento de árvores binárias pelo kernel (não vou me aprofundar nesse contexto, pois não tenho a competência para tanto). E fecha com um texto interessante sobre o Google Web Toolkit, aos que desejam entrar nesse novo mundo norteado pelo AJAX. Apesar do que muito se diz em vários fóruns, considero uma revista de alta qualidade técnica.”
Enviado por Itamar (itamarnetΘyahoo·com·br).
A easy Linux idem!!!!
O que está havendo???
Alguém ja conseguiu comprar essas edições aqui no Rio? Onde?