“A Linux Magazine de dezembro já está nas bancas, e traz o tema Computador para todos.
Este ano, os computadores serão os grandes presentes do natal. Com os baixos preços decorrentes dos incentivos fiscais e também da queda do dólar, jamais as máquinas estiveram tão acessíveis. Dos milhões de máquinas vendidas no Brasil em 2007, grande parte contém Linux pré-instalado. Mas será que o Linux está pronto para os desktops?
Distribuições para todos: a Linux Magazine avaliou as principais distribuições presentes nos computadores populares, com critérios claros e a partir do ponto de vista do usuário não técnico. Assim, quando você for comprar seu computador popular, ou simplesmente aconselhar um parente, amigo ou conhecido a esse respeito, poderá fazê-lo com base em uma análise detalhada.
Hardware: É fato que se pode instalar e usar o Linux em praticamente qualquer hardware. Porém, considerando que muitos brasileiros vão adquirir, neste natal, seu primeiro computador, e que ele provavelmente virá equipado com Linux, a Linux Magazine testou algumas máquinas comercializadas com o pingüim no Brasil.
Mercado: Para alguns efeitos, 2007 pode ser considerado como o ano do Linux no desktop, ao menos no Brasil. Sabemos que, dos milhões de unidades de PCs vendidos este ano no país, boa parte foi comercializada com Linux, mas apenas uma parcela continua com o sistema do pingüim. Nós mergulhamos fundo na análise dos números de pesquisas recentes do mercado de desktops corporativos e domésticos brasileiro e mundial, com conclusões positivas para quem aprecia um bom sistema operacional de Código Aberto.
Entrevistas: Como pensam os executivos por trás das empresas que mais lucram com o crescimento do Linux e dos desktops populares no Brasil.
REDES: Um proxy reverso mágico: Os processos filhos do Apache estão devorando sua RAM? Você tem vários clientes lentos acessando o site? Você precisa balancear a carga entre vários servidores? Falta dinheiro para um novo servidor? Se sua resposta foi "sim" para qualquer uma dessas questões, provavelmente o Perlbal pode ajudar.
SEGURANÇA: O lado analógico da segurança digital: Todos os administradores de rede se preocupam com segurança. Mantêm os servidores devidamente atualizados, as regras de detecção de intrusão em dia, assim como as assinaturas de antivírus, e estão sempre atentos às vulnerabilidades das estações de trabalho. Porém, existe um imenso risco de segurança que não é devidamente tratado nas companhias: as pessoas.
O Jegue Panel é um ajudante fiel na administração de servidores Samba, Postfix e OpenLDAP. O primeiro artigo da série sobre PHP-GTK explica as vantagens dessa dupla na criação rápida de belas interfaces gráficas para seus programas. Klaus Knopper ensina a criar chaveiros USB inicializáveis com a distribuição de sua preferência. Use o Stackless Python para melhorar a escalabilidade de seus aplicativos, de forma rápida e com impacto mínimo sobre o código já existente.
E mais:
- A sexta aula do curso LPIC-2 ensina a programação com scripts e o agendamento de tarefas.
- A Web semântica é o futuro. O Simile ajuda a preparar-se para ele hoje.
- Edgar Silva explica de que forma o ESB é um aliado na adoção da SOA.
- Cezar Taurion analisa o caráter colaborativo e participativo do Código Aberto.”
A qualidade dos textos é muito boa, porém o preço está MUITO alto...