A Linux Magazine brasileira levou às bancas em janeiro (mesmo mês em que foram às bancas suas edições de novembro e dezembro de 2006) uma edição especial dedicada à administração da infraestrutura de redes e sistemas.
A chegada dela às bancas foi uma grata surpresa para mim, porque eu acabei tendo um envolvimento um pouco maior na definição do seu conteúdo: no final do primeiro semestre de 2006 atendi ao convite dos editores para selecionar os artigos sobre administração de redes e sistemas que mais haviam me agradado, entre todos os que já haviam sido publicados até então. Esta minha seleção, acompanhada de um texto introdutório de minha autoria (e que a revista publicou sob a licença GNU FDL, a meu pedido), acabou sendo a base da edição especial. Assim, apesar de meu nome não estar mencionado na capa nem na lombada (atributos que a FDL não exige), me sinto um pouco co-organizador desta seleção, e completamente co-autor da edição, uma vez que meu nome aparece no índice dela por 10 vezes - inclusive pela republicação da primeira das minhas colunas para a Linux Magazine Brasil. Espero que os leitores não se cansem ;-)
Mas os editores inseriram diversos artigos adicionais, que complementam e atualizam a minha seleção. Devido ao meu envolvimento na seleção, desta vez não vou apresentar toda a lista de artigos, mas apenas mencionar que cada tema tem pelo menos 2 (e no máximo 4) artigos publicados nesta edição, e que os temas selecionados são: hardware, servidores, redes, backup, segurança, wi-fi, servidor virtual, VPN e gerência de projetos.
Esta edição especial tem 100 páginas, ao preço de capa de R$ 14,90, e não inclui as colunas regulares (notícias, segurança, kernel, ask klaus, cartas, LPI, etc.). Fiquei feliz pela presença em massa de anunciantes, que pode ser um indicativo de um novo fôlego para a revista - como espero conferir agora em fevereiro. São 7 páginas só de anúncios da Itautec, e ainda há anúncios de página inteira da IBM (2), Oracle e Red Hat.
Assim que terminar de ler a de novembro e, em seguida, a de dezembro, darei uma "folhada" nessa. Apesar de que a minha de outubro ainda não veio, mas está a caminho e será posta no fim da fila, pois adoto o sistema de leitura FIFO.
Tomara que o fôlego seja retomado e os "bugs" reduzidos ao mínimo, pois seu conteúdo sempre foi bom. A melhor revista da área à qual tive contato.
Sucesso e vida longa à LM!