Após mais de 2 anos sem assinatura, comprando apenas exemplares eventuais em bancas de aeroportos, chegou nesta semana o primeiro exemplar da minha nova assinatura da Linux Journal, a mais antiga das revistas sobre Linux - nas bancas desde março de 1994. Como de costume, compartilho com vocês uma descrição, para vocês poderem decidir se compram a sua numa banca de revistas importadas.
Com 98 páginas, a edição 151 do LinuxJournal traz em sua capa Tim Bray, um dos maiores proponentes do padrão Atom, co-autor da especificação do XML e entrevistado desta edição. Mas o índice de assuntos da lombada do meu exemplar mostra que há bem mais do que isso: há um artigo ensinando como fazer um BINA ("caller ID") do Asterisk em uma página web com Ajax, um artigo sobre um software (chamado SMART - com ele já são pelo menos 3 sistemas com este mesmo nome) para monitorar e reinicializar serviços, outro sobre o uso do DansGuardian em desktops para filtrar conteúdo web, outro ainda sobre como rodar serviços sobre uma instância do User Mode Linux.
Eu gostei particularmente da matéria detalhando o processo de migração de um site de grande porte para o CMS Drupal, e do artigo do Jon Maddog Hall compartilhando sua experiência de organização de eventos, com exemplos aqui do Brasil (mais especificamente em Florianópolis). Ele também fala sobre o OpenBeach, que vai ser em Floripa agora em dezembro.
Não é a primeira vez que Maddog recorre a exemplos brasileiros - na sua coluna do mês passado ele mencionou 2 iniciativas de brasileiros, o Hackerteen e as Gnurias. Uma razão a mais para achar interessante esta revista.