“Comprei este notebook inicio do ano e apesar de vir com Linux ele não é 100% compatível com Linux. Pelo menos não de primeira e muito menos na distribuição que ele vem instalado. Ponto negativo pro fabricante. Depois de muita luta, consegui botar todas as funções dele para funcionar, e foi o que me motivou escrever esse artigo para que mais pessoas possam ter seu notebook 100% funcional sem passar a mesma dor de cabeça que passei.”
Mas, tive uma experiência que vai contra ao que diz o autor quando o mesmo não indicar a fabricante Acer para quem quer e/ou precisa do Linux totalmente funcional rapidamente e sem dores de cabeça.
Tive um Acer Aspire 3620 e utilizei o Ubuntu (7.04) e Debian(3.1 e 4.0) nele, e não tive nenhum problema.
No Ubuntu, não precisei fazer NADA de configuração, exceto a instalação do módulo wireless, o que foi tranquilo, com o madwifi (já que o chipset da wireless era Atheros).
Enfim, acho que o mais viável para o cara que não quer ter dores de cabeça, é pesquisar sobre o hardware do note que estive a fim de comprar e checar a compatibilidade dos mesmos com os drivers nativos que vierem com a distro utilizada.
Abraços a todos.
--
Robson Soares
Analista de Suporte a Sistemas